domingo, novembro 02, 2014

Diógenes, o Cínico



Diógenes sentado em seu barril cercado por cães. Pintura de Jean-Léon Gérôme (1824 – 1904), 1860.

Diógenes de Sínope, (404 ou 412 a.C. – c. 323 a.C.), também conhecido como Diógenes, o Cínico, foi um filósofo da Grécia Antiga e considerado um importante precedente da vertente libertária conhecida como Anarcoindividualismo.1 Os detalhes de sua vida são conhecidos através de anedotas (chreia), especialmente as reunidas por Diógenes Laércio em sua obra Vidas e Opiniões de Filósofos Eminentes.

Diógenes foi exilado de sua cidade natal e se mudou para Atenas, onde teria se tornado um discípulo de Antístenes, antigo pupilo de Sócrates. Tornou-se um mendigo que habitava as ruas de Atenas, fazendo da pobreza extrema uma virtude. Diz-se que teria vivido em um grande barril, no lugar de uma casa, e perambulava pelas ruas, na mais completa miséria, carregando uma lamparina, durante o dia, alegando estar procurando por um homem honesto. Eventualmente se estabeleceu em Corinto, onde continuou a buscar o ideal cínico da autossuficiência, ou seja: uma vida que fosse natural e não dependesse das luxúrias da civilização. Por acreditar que a virtude era melhor revelada na ação e não na teoria, sua vida consistiu de uma campanha incansável para desbancar as instituições e os valores sociais, do que ele via como uma sociedade corrupta. 

Diógenes desprezava a opinião e reza a lenda que seus únicos bens eram um alforje, um bastão e uma tigela (que simbolizavam seu desapego), sendo conhecido também, talvez pejorativamente como kinos, o cão, pela forma como vivia.

É famosa uma passagem com Alexandre, o Grande, que, ao encontrá-lo, ter-lhe-ia perguntado o que poderia fazer por ele. Acontece que devido à posição em que se encontrava, Alexandre fazia-lhe sombra. Diógenes, então, olhando para a Alexandre, disse: — Não me tires o que não me podes dar! (variante: — Afasta-te do meu Sol). Esta resposta impressionou vivamente Alexandre, que, na volta, ouvindo seus oficiais zombarem de Diógenes, disse: — Se eu não fosse Alexandre, queria ser Diógenes.(*)

Outra história famosa é a de que, tendo sido repreendido por estar se masturbando em público, simplesmente exclamou: — Oh!, mas que pena que não se possa viver apenas esfregando a barriga!

Outra história ainda é a de que, um dia, Diógenes foi visto pedindo esmola a uma estátua. Quando lhe perguntaram o motivo de tal conduta, ele respondeu: — Por dois motivos: primeiro, é que ela é cega e não me vê; e segundo, é que eu me acostumo a não receber algo de alguém e nem depender de ninguém.

Enfim, como afirmou Ambrósio Preters, Diógenes foi um religioso sem religião – um cristão sem Cristianismo, um essênio sem o Essenismo, um maçom sem Maçonaria.

Pensamentos de Diógenes

Não sou nem ateniense nem grego, mas, sim, um cidadão do mundo.

Homem Vitruviano2

Sou uma criatura do mundo ('kosmopolite'), e não de um estado ou uma cidade ('polis') particular.

Um pensamento original vale mil citações insignificantes.

Procuro um verdadeiro homem.

Na casa de um rico não há lugar para se cuspir, a não ser em sua cara.

Discurse sobre a virtude, e eles passarão como rebanho. Assobie e cante, e terás uma plateia.

Para que serve um filósofo, se não para machucar os sentimentos de alguém?

Os piores escravos são aqueles que estão servindo constantemente às suas paixões.

Se o corpo chamasse a alma perante a justiça, ele a convenceria facilmente de má administração.

Qual o melhor momento para o jantar? Se alguém é rico, quando quiser; se é pobre, quando puder.

O insulto desonra a quem injuria, não a quem o recebe.

Entre os ricos e os pobres de espírito há pouco espaço.

Em cada arrogância espreita a sombra da nossa vergonha.

A calúnia é apenas o ruído de loucos.

Temos duas orelhas e uma língua. Deveríamos ouvir mais e falar menos.

Os líderes sábios têm, geralmente, conselheiros sábios.

Não sei se há deuses, mas deveria haver.

Eu não sei nada, exceto o fato da minha ignorância.

Por que não chicotear o professor quando o aluno se comporta mal?

Há apenas um dedo de diferença entre um sábio e um tolo.

Ninguém é ferido, a não ser por si mesmo.

Diógenes entrou em seu barril, e, vigorosamente, rolou na calçada. Quando perguntado por que ele havia feito aquilo, ele respondeu: — Apenas para me fazer parecer tão ativo quanto o resto de vocês.

A vida não é uma mal; mas viver mal, sim, isto é um mal.

Por que, então, você vive, se você não se importa em viver bem?

Eu lhe perguntei se ele sabia os meios para manter o corpo e a alma juntos, de tal forma a não os separar nunca.

Ao ser perguntado como alguém poderia se tornar famoso, Diógenes respondeu: — Preocupando-se o mínimo possível com a fama.

Os cães e os filósofos fazem o maior bem e obtêm o menor número de recompensas.

A maioria dos homens está à distância de um dedo de se tornarem loucos.

Eu joguei minha caneca fora quando vi uma criança beber com suas mãos na gamela.

Quando olho para os marinheiros, para os homens de ciência e para os filósofos, penso: o homem é o mais sábio de todos os seres. Quando olho para os sacerdotes e para os profetas, penso: nada é tão desprezível como o homem.

O homem é o mais inteligente dos animais – e o mais bobo.

Eu ainda tenho a minha lanterna.

Por uma questão de autopreservação, o homem precisa de bons amigos e de inimigos fervorosos; os primeiros, para instruí-lo, e os segundos, para estimulá-lo a cumprir suas tarefas.

Em certa ocasião, Diógenes vendo uma mulher prostrada em oração com a cabeça no nível do chão, chegou-se a ela, interrompeu-a em seu ato religioso, e lhe disse: —Não tens medo de que possa estar atrás de ti um desses tantos deuses que dizem haver por aí?

De outra vez, ao ver o filho de uma cortesã atirando pedras contra uma multidão, lhe disse: — Cuidado, não vás acertar teu pai.

Um dia, perguntaram a Diógenes em que lugar da Grécia havia visto homens bons. Ele respondeu: — Homens bons não vi em parte nenhuma; mas vi crianças na Lacedemônia.

Em uma ocasião, Diógenes clamava: — Homens! Homens! Acudiram vários, mas ele os dispersou à pauladas, proferindo: — Pedi homens, não excrementos!

Quando lhe disseram 'os sinopenses condenaram-te ao desterro', Diógenes respondeu: — E eu os condenei a lá ficarem.

A um homem que lhe disse que toda a gente se ria dele, Diógenes respondeu: — E, se calhar, também os burros se riem dessa gente toda, mas nem eles prestam atenção aos burros nem eu a eles.

Perguntaram a Diógenes o que havia feito para ser chamado de cão. A resposta foi: — Balanço a cauda alegremente para quem me dá qualquer coisa, ladro para os que recusam e mordo os patifes.

Seria ótimo se pudéssemos aplacar a fome esfregando o estômago.

Grandes ladrões afastam os pequenos.

Os deuses concederam aos homens fáceis meios de vida, mas os esconderam da vista humana.

Quando eu morrer, me joguem aos cães. Eu já estou acostumado.
______
Notas:
1. O Anarquismo Individualista (ou Anarcoindividualismo) é uma tradição filosófica do Anarquismo com ênfase no indivíduo e na sua vontade, argumentando que cada um é seu próprio mestre, interagindo com os outros através de uma associação voluntária.

2. O Homem Vitruviano (ou Homem de Vitrúvio) é um conceito apresentado na obra Os dez Livros da Arquitetura, escrita pelo arquiteto romano Marco Vitruvio Polião (século I a.C.), do qual o conceito herda no nome. Tal conceito é considerado um cânone das proporções do corpo humano, segundo um determinado raciocínio matemático e baseando-se, em parte, na Divina Proporção (valor arredondado a três casas decimais = 1,618). Desta forma, o homem descrito por Vitrúvio apresenta-se como um modelo ideal para o ser humano, cujas proporções são perfeitas, segundo o ideal clássico de beleza, cultuado particularmente no Renascimento.
Reproduzido do Site: http://paxprofundis.org

Em tempo: (*) Alexandre também respondeu a Diógenes: “- Não sou eu que te faço sombra.”

sábado, novembro 01, 2014

Cantora Cris d´Avila ensaia entre amigos






Em Paz: 
Dizem os administradores que é no ócio criativo que as melhores ideias ocorrem. Assim eram os filósofos. Entre um intervalo e outro de compromissos profissionais, Cris d´Avila, em passagem por sua terra natal Campo Grande-MS, aproveitou para ensaiar entre amigos, artistas locais, para a temporada de shows em São Paulo Capital. A agenda da cantora está repleta de shows nos bares mais badalados, encantando a noite paulistana. Nestes shows intimistas, a Artista irá beber na fonte e reviver as canções memoráveis da Música Popular Brasileira e o Jazz. Em sua nova fase da Carreira as portas se abrem para ela de par em par, convidada para novos projetos através da Sagitta Promoções. Entre eles uma homenagem póstuma pelos 18 anos sem Renato Russo, um dos maiores expoentes do Rock Brasileiro. 

cliques de momentos descontraídos e de muita sinergia entre Cris d´Avila e Ton Alves, violonista e guitarrista que a acompanhará nos shows, e também entre a talentosa Magali Medeiros, outra sul-mato-grossense da Banda Dublin Rovers que tem como foco a música tradicional irlandesa.

Parodiando Leonardo da Vinci, "Simplicidade é o que há de mais sofisticado", e sofisticação é pouco para definir talento dentro de tanta simplicidade.

Que venha Novembro que Venha Cris d´Avila e todo seu charme e voz encantadora.

sexta-feira, outubro 31, 2014

31 de Outubro: Doce ou Travessura?

"A data de 31 de outubro é mundialmente conhecida como "dia das Bruxas ou halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos.


                     imagem: Pixabay

Mas de onde surgiu esse misterioso e sinistro costume?
O "Dia das Bruxas" (Halloween é o nome original na língua inglesa)
é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e  
Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existe ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. 
Vem de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o "Dia de Todos os Santos", é um dia católico de observância em honra de santos.
 
Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro.
 
O feriado era Samhain, o Ano novo Céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "Hallowinas" - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
Mas os estudiosos dizem que a palavra Halloween surgiu da seguinte forma: O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even" (Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).

"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos.

Com o tempo, as pessoas passaram a se referir a Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween". O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano novo.Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.

 Leia também: 

 Os significados dos símbolos

 A ORIGEM DA LANTERNA

Samhain
https://loiradobem.blogspot.com/2013/04/e-roda-gira-festival-de-samhain-30-de.html



Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão),
Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en. Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que  
morreram ao longo daquele ano voltariamà procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano.

Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.
Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir (Panati).

Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois
de Cristo, eles as abandonaram.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas".

O Halloween pelo Mundo

A festa de Halloween, na verdade, equivale ao "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados", e foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, dando origem a festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

Doces ou Travessuras? (Trick-or-treat)

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).
No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil),
os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração
por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.


Brasil

O Halloween no Brasil é chamado de Dia das Bruxas e sua celebração
acontece no dia 31 de outubro.Acredita-se que na passagem dessa noite as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto.

O dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o Brasil, país que celebra as coisas boas da vida, não se vê em meio a festividade 
aos mortos. Apesar de sua pequena influência, pode ser vista em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings de várias cidades, mas como dito anteriormente, não adquire força expressiva, já que nem o folclore local é efetivamente comemorado.

Muitos nacionalistas dão créditos à influência do imperialismo cultural americano a vinda do halloween, assim, alguns brasileiros, localizados em São Luiz do Paraitinga (estado de São Paulo), decretou o dia 31 de outubro como o dia oficial do Saci Pererê em protesto à inclusão do Halloween.
A maioria das manifestações critica a posição dos brasileiros em importar
a cultura americana (sendo que não é), já que o país tem grande diversidade folclórica que não é aproveitada e comemorada.

Apesar de todo o esforço da imprensa em destacar essa festividade norte-americana, os brasileiros não costumam festejar a data.
É uma festa celebrada por poucos.
No Rio de Janeiro as manifestações são caracterizadas por placas espalhadas pela cidade opondo tal prática e ainda em pedido ao retorno
das considerações brasileiras, isto é, dar valor e importância às crenças nascidas no país, deixando manifestar o patriotismo dentro de nossa cultura. 
Mesmo dessa forma, as festas de Halloween no Brasil tem se tornado comuns, principalmente entre o público jovem, os quais se reúnem em clubes privados ou mesmo em salões particulares, promovendo festas a fantasia com motivos de "horror", objetivando comemorar a data considerada como "O Dia das Bruxas". Devido à realização dessas festas, o comércio de fantasias e motivos voltados à monstros e bruxas tem tido um aumento expressivo no mês de outubro de cada ano.

Estados Unidos

Desde 1800, quando os imigrantes irlandeses e escoceses levaram suas festividades de Halloween para a América do Norte, a festa tem se desenvolvido consideravelmente. A conexão da festa com o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados ficou praticamente deixada de lado, e muitas novas tradições seculares se desenvolveram. Para as crianças, fantasiar-se e sair pelas casas fazendo a brincadeira do "travessuras ou gostosuras" ainda é o maior evento.A maioria das famílias nos Estados Unidos e no Canadá participam, mesmo porque não querem correr o risco de pequenos vandalismos.
Muitos adultos se fantasiam e participam com seus filhos de festas a fantasia e concursos.
Outras atividades de Halloween ocorrem durante o mês todo de outubro.
Estas tradições preservam o espírito de alegria do Samhain diante dos pensamentos assustadores de morte e do sobrenatural.
Os americanos acrescentaram filmes de terror, casas assombradas comunitárias, histórias de fantasmas e quadros espiritualistas.
Cartões e decorações também fazem parte do Halloween.

A festa só perde para o Natal no faturamento total do comércio.
Um outro costume comum do Halloween é recolher dinheiro para
a UNICEF (site em inglês), em vez de doces.
Esse costume começou em 1950 no estado da Filadélfia, quando uma turmade uma escola dominical teve a ideia de recolher dinheiro
para as crianças necessitadas ao brincar de "travessuras ou gostosuras".
Eles enviaram o dinheiro que conseguiram, cerca de US$ 17,00, para a UNICEF, que foi inspirada pela ideia e começou um programa de "travessuras ou gostosuras", em 1955.

Espanha

Na Espanha, a tradição de se comemorar o Halloween ainda é recente, tendo chegado praticamente por volta do ano 2000.
O marketing feito sobre a sociedade americana cuidou de universalizar esta festa para proporcionar benefícios econômicos em vários setores, como parques temáticos, livros, cinema e até a gastronomia”.
Na Espanha, as escolas enfeitam o pátio com abóboras e as crianças se fantasiam de “muertos vivientes”, que são os mortos-vivos, além de bruxas e fantasmas. Assim como nos Estados Unidos, estando as crianças prontas para a festa, saem às ruas para pedir doces e comidas típicas desta época, porém não são todas as pessoas que gostam.
Muitos vizinhos nem sequer abrem as portas, pois se sentem incomodados e acham que tudo não passa de uma grande besteira.

A Espanha é um dos países que ainda mantém a antiga tradição do culto e respeito aos mortos, assim como no Brasil. Os espanhóis costumam ir ao cemitério para limpar os túmulos e levar flores, como é costume no Brasil no feriado de Finados, em 2 de novembro.
Além disso, o 31 de outubro coincide com a colheita de castanhas e abóboras, na comemoração chamada de “Castanhada”.


Irlanda

A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acendem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).


México

No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes,
quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas.
O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores.
Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada. Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate,marzipã e açúcar.

Tailândia

Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens, sendo que a festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.

Reproduzido do site www.alemdaimaginacao.com

Vamos lá - "doces ou travessuras"  mas, menos amarguras.

quinta-feira, outubro 30, 2014

DIA NACIONAL DO LIVRO






 















Foi instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, o dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro por ser a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional. 

Nesse dia nesse dia, em 1810, 
a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi inaugurada a Biblioteca Nacional .


Inicialmente chamada  Real Biblioteca no Brasil, ela começou 
com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, 
moedas, medalhas, etc. trazidos de Portugal com a vinda 
da família real portuguesa para o Rio de Janeiro 
em 1808. 

A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina, 
sendo considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas 
nacionais do mundo.

No Brasil os livros começaram a ser editados a partir de 1808 
quando D.João VI inaugurou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado 
foi "Marília de Dirceu",de Tomás Antônio Gonzaga. 

Comemoremos todos essa data, pois livros podem construir 
pessoas e nações, basta um pouco de dedicação e força 
de vontade para mergulhar no universo do conhecimento 
aonde tudo é novo a cada livro lido. 

E aqueles que lemos novamente sempre aprendemos algo que 
deixamos passar antes. 

Reproduzido do Site construindohistoriahoje 
Dia Nacional do Livro. Imagem: CDBB.

quarta-feira, outubro 29, 2014

Entrevista Inédita PARTE || - Almir Sater: a serenidade de alguém que já teve pressa



Continuação da 🔗  Entrevista Parte I do Jornal A Voz do Paraná
a seguir:
                                                            👇



 
Violeiro desde os 12 anos, Almir Sater é um dos ícones da música folk brasileira, 
reunindo em suas canções a sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas, o folk norte-americano e influências das culturas fronteiriças do seu estado, o Mato Grosso do Sul, com a música paraguaia e andina. 

O resultado é único e encanta públicos de diversas idades, regiões e estilos. 

“Eu apenas descrevo o interior do Brasil, e tenho também influências da música 
folclórica brasileira, como catiras. Mas isto não é proposital. Nós todos somos um pouco influenciados pelo pop internacional. 
Quando minha geração escutou Beatles pela primeira vez… nossa! 
E depois Pink Floyd, com um som lindo! 
A música inglesa é muito bonita!”, ressaltou o músico em entrevista ao jornal 
A Voz do Paraná.




Jornal A Voz do Paraná - Como foi gravar o quadro “Bem Sertanejo” 
do Fantástico, na Globo, com o cantor sertanejo Michel Teló?
 
Almir Sater – Muito bom, eu fiquei muito feliz. Achava que o Michel Teló era um homem de idade, porque há muito tempo eu ouço falar do Teló. Fui descobrir que ele toca desde os 12 anos, deve ser por isso que eu o conhecia há muito tempo. É um rapaz simpático, muito talentoso, com sucesso merecido e que levou junto para a reportagem a dupla Jads e Jadson, que eu gostei de conhecê-los, são muito bacanas. É muito bom esses encontros, porque vou conhecendo os jovens artistas, pessoas que estão fazendo sucesso, levando nossa música para longe, fico feliz por eles.

                                                           Imagem: Internet

                                                                 Imagem: Internet
 
Jornal A Voz do Paraná- Mesmo sabendo que você não faz 
música sertaneja, ao chamar a matéria do quadro “Bem Sertanejo” o apresentador Tadeu Schmidt falou que você é umdos maiores sertanejos de todos os tempos. É o trabalho sendo reconhecido e fazendo sucesso em todos os estilos?
 
Almir Sater É, apesar de achar que não sou muito sertanejo, como não ficar feliz com uma afirmação dessa pelo apresentador Tadeu Schmidt? Fiquei muito feliz, claro que cada um me chama como quiser, mas nunca defini meu trabalho, eu deixo que cada um escolha. Desde menino eu sou roqueiroe sempre gostei de folk americano, inglês, boliviano, andino e movimentações folclóricas.  
Eu gosto muito desse som popular. O rock é um gosto de menino. Não era um rock tipo Little Richard, era um rock mais progressivo, mais pop. Eu apenas descrevo o interior do Brasil, e tenho também influências da música 
folclórica brasileira, como catiras. Mas isto não é proposital. Nós todos somos 
um pouco influenciados pelo pop internacional. Quando minha geração escutou Beatles pela primeira vez… nossa! E depois Pink Floyd, 
com um som lindo! 
A música inglesa é muito bonita!



Jornal A Voz do Paraná –Você disse que teve uma música que 
foi fundamental para o seu trabalho, acabei vendo a letra e achei muito engraçada, ela se chama “Mineiro e o Italiano”. Por que foi tão importante?
 
Almir Sater Foi devido ao ponteio da introdução da música, o jeito do Tião Carreiro tocar a viola, oi muito pop, e aquele é o verdadeiro som da viola. Foi para mim a primeira escola, a que me iniciou e, claro, que dessa forma, foi muito importante para mim. A letra da música é mais ou menos assim: o mineiro e o italianoviviam às barras dos tribunais numademanda de terra que não deixava os  dois em paz. Só de pensar na derrotao pobre caboclo não dormia mais. O italiano roncava nem, que eu gaste alguns capitais. Quero ver esse mineiro voltar de a pé pra Minas Gerais. Voltar de a pé pro mineiro seria feio pros seus parentes, apelou para o advogado: fale pro juiz pra ter dó da gente. Diga que nós ‘semos’ pobres que meus filhinhos vivem doentes. Um palmo de terra a mais para o italiano é indiferente. Se o juiz me ajudar a ganhar lhe dou 
uma leitoa de presente…

Jornal A Voz do Paraná - Uma vez você falou de uma música que ajudou na criação da sua família. Qual foi a canção?
 
Almir Sater – Foi à música Luzeiro, tema do programa Globo Rural, até hoje ela 
cria a minha família, devo muito a essa música. Ela está no meu primeiro CD instrumental, é a 4ª faixa.

Jornal A Voz do Paraná O Brasil acompanhou o seu filho Gabriel Sater na novela “Meu Pedacinho de Chão” como o violeiro Viramundo. Ele foi muito bem, um espetáculo, tem uma presença muito forte no vídeo. Como foi para você vê-lo atuar? Fez-lhe lembrar de quando você atuou na novela Pantanal?
 
Almir Sater – Foram muitas coincidências. O Gabriel começou a fazer novela 
com 32 anos e eu fiz a minha primeira também com 32. Ele começou em uma 
novela de Benedito Ruy Barbosa, eu também. Ele toca violão e nessa novela
foi obrigado a tocar viola, bem feito (risos), poderia ter aprendido a tocar viola mais cedo, e foi obrigado a aprender às pressas, mas enganou bem. O Gabriel é muito mais disciplinado que eu, mais esforçado, e torço muito por ele, tomara que ele seja muito feliz nesse ramo, só espero que ele faça mais novelas, porque ele gostou muito.

Jornal A Voz do Paraná - Você faz as pessoas sonharem! Você acredita que o artista, aquele que está sobre os olhos do mundo, tem um compromisso
com o seu público, no sentido de poder levar coisas boas, músicas de qualidade?
 
Almir Sater – O artista tem compromisso com a arte, e se tiver compromisso com a arte e levá-la a sério terá vida longa, porque a arte ninguém segura, pode até levar um tempo para a pessoa ser reconhecida, despontar, mas se tiver talento e arte, nunca acaba, será lembrado por muito tempo e esse é o papel do artista e se for simpático e educado, melhor ainda.

Jornal A Voz do Paraná – Já que estamos na reta final das eleições, 
será que você poderia deixar uma mensagemaos políticos, independente de quem se eleja?
 
Almir SaterVocês repararam que o clima nunca esteve tão violento, há muitos extremos, acho que isso é falta de mata, e a mata é a cobertura da terra, se você tirar a mata e medir a temperatura da terra, é um absurdo o seu calor, então tem que começar a olhar para trás um pouco e replantar, esse momento é crucial, estamos num divisor de águas entre a tragédia e a recuperação, então vocês que tem poderes para decidirem tudo, decidam em favor da terra e da vida.  




 
 
Reproduzido do jornal
 
 A voz do Paraná.