quinta-feira, abril 23, 2015

23 de ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO



 
 
É sabido que o dia 23 de abril foi proclamado em 1995, pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como Dia Mundial do Livro e Direito do Autortem por base as datas de nascimento e morte do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare (1564-1616) e de nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). 

Cervantes está na base de uma das iniciativas do dia: a jornada conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e da editora D. Quixote, em Lisboa, que assinala os 410 anos da publicação da primeira parte de "O engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha", e os 400 anos da segunda e última parte da obra, com leituras, conferências, oficinas e filmes.
 

Embora haja controvérsias quanto as datas, pois segundo fontes, curiosidades mesmo que tenha sido 23 de abril a data da morte de Shakespeare
             
                                      Veja também!

  
 
Não teria sido no mesmo 23 de abril de Cervantes pelo simples  motivo de que na época, a Espanha, onde Cervantes vivia, havia adotado, como  bom país católico, o calendário imposto  pelo papa Gregório em 1582. 
 
Shakespeare vivia na Inglaterra protestante, frequentemente hostilizada pelo reino espanhol a serviço do Vaticano, e que ainda marcava o tempo pelo  Calendário Juliano. 
 
A Inglaterra só adotaria o Calendário Gregoriano em 1751.  Shakespeare, portanto, teria morrido no dia 3 de maio – 10 dias após o  espanhol. 
 

Controvérsias à parte,  trata-se de dois dos maiores escritores de todas as épocas, e a data mais que justa para celebrar tanto Cervantes, quanto ao bardo Shakespeareo mundo todo neste dia relembra e comemora.


Shakespeare escreveu 17.677 palavras únicas e inventou mais de 1.700 palavras e expressões, que foram incorporadas às suas peças, e que hoje são usadas frequentemente na linguagem coloquial inglesa, dizem.

Entre suas obras, destaco: Romeo and Juliet, Othelo, Hamlet, Macbeth, Sonho de uma noite de verão e a Tempestade foram os que assisti filme e li, e a Megera Domada que até virou adaptação de novela da Globo, "O Cravo e a Rosa".

E por falar em Dom Quixote, será que existe um dentro de nós?
 
"Mudar o mundo, meu amigo Sancho, não é loucura, não é utopia, é justiça."
 


 
Ele era um daqueles cavaleiros andantes que usavam 
armadura, lança e escudo; percorria as planícies da Espanha. 
 
Um dia Dom Quixote avistou ao longe uns moinhos de vento e viu, 
nesses moinhos que eram dragões cuspindo fogo, desafiando-o para a luta. 
 
E mesmo o seu fiel escudeiro, Sancho Pança, afirmando 
"que aquilo não são gigantes, são moinhos de vento e o que 
lhe parecem braços não são senão as velas, que tocadas do 
vento fazem trabalhar as mós", de nada adiantou, ele partiu 
para o ataque: — Não fujais, covardes e vis criaturas; é um só cavaleiro o que vos investe. 
 
E o desfecho? Baixe o livro grátis no Domínio Publico
navegue nesta universo de Cervantes.
 

Para finalizar, todos temos um pouco das obras de Shakespeare ou Cervantes (Dom Quixote) dentro de nós, seja por sonhar, desejar, ou lutar por nossos ideais, defeitos e agruras de seus personages, despertamos, então para o lado bom:
 
"Quando se sonha sozinho é apenas um sonho
Quando se sonha juntos é o começo da realidade."
Dom Quixote, vulgo Miguel Cervantes.

E um conselho mais que sábio: