domingo, outubro 13, 2013

Ruídos de Comunicação


"Um floco de neve é uma das mais frágeis criações, mas veja o que eles conseguem fazer quando se juntam." autoria desconhecida, segundo o livro Lógicas Da Vida, por Luiz Paschoal.
 
        Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Certamente, você já ouviu alguma vez um jargão antigo e do velho guerreiro, Chacrinha: "Quem não se comunica se trumbica". 

Quantas vezes queremos dizer uma coisa e o outro entende diferente e a confusão está feita — no Marketing usamos a expressão “ruídos” quando temos falha na comunicação.

Eu arrisco a dizer que o maior advento é a Internet, alguns podem até torcer o nariz (e com razão, logo alguns a usaram para o mal), mas não tem como não admitir, em questões de segundos as informações estão em tempo real, ao alcance de todos, mas precisamos saber filtrá-las.Basta apenas um clique e todos estão interligados e conectados.Eu fico a imaginar sobre os livros e filmes que já li ou assisti que (....) embora sejam ficções, mas servem para entender a importância da comunicação sem ruídos.

 — Quantas coisas poderiam ter sido evitadas ou com outro final ou recomeço, se essa comunicação fosse tão simultânea e rápida assim?

Quantos desenganos, frustrações ou verdades viriam à tona? 
Quantas mágoas, sofrimento ou dúvidas teriam sido dissipadas? 
Mas como assim? Eu explico e sem Freud:

— Romeo and Juliet de Willian Shakespeare não teriam aquele trágico final, se... existisse o correio eletrônico, num clique ele (Romeu) seria notificado pelo frei do grande embuste que ele criou a fim de uni-los depois, não é mesmo?










 

Assim seria com Tristão e Isolda (É o conto mais popular da idade Média, lenda medieval de origem céltica), este não seria ludibriado pela atual mulher, Isolda das brancas mãos, enciumada passou a mensagem codificada de forma contrária e propositalmente de Isolda para ele, quando Tristão havia dado ordens à tripulação do navio que fora buscar sua amada, para que içassem uma vela branca se Isolda estivesse a bordo, e uma vela preta se ela não estivesse...Adivinhem o resultado?

 Ah, e o vingativo Beethoven?
(Minha Amada Imortal), com certeza não seria tão parvo por anos a fio a levar uma vida (tão) amargurada e ressentida, sem saber que sua carta nunca chegara ao destino como ele imaginara e por isso, o desencontro.



Enfim. Ou quem sabe até tragédias seriam evitadas, além de rompimentos e laços, se a dama de companhia de Desdemona de Otelo, o mouro de Veneza [Willian Shakespeare] tivesse um e-mail?, a fim de evitar represálias enviaria um e-mail oculto, alertando-os, sobre as tramoias de Iago e sua trupe, que não se conformavam com a bravura e êxito do vitorioso Otelo e do amigo Cássio, e ainda, era amado incondicionalmente por Desdemona, atingindo-o na sua parte, mais vulnerável: a insegurança e o ciúme por sua bela mulher, levando-o a desconfiar de sua lealdade.

— Tudo parece ficção não é verdade? 
 
Mas quanto de nós já vivemos ou vivenciamos situações parecidas, falamos algo, mas entendido de outra forma a mensagem. Como quando brincamos de telefone sem fio, no final a mensagem sai totalmente distorcida da original, aí que acontecem os tais "ruídos" como denominamos em Marketing, e precisamos analisar aonde está a falha que gerou o conflito, atrito etc.

Uma palavrinha tão em voga e na moda, que faz parte do marketing, administradores de empresa é o Feedback

Porque é de suma importância que todos os envolvidos num projeto estejam alinhados com ele, para que os resultados sejam alcançados com êxito sem ruídos ou falhas na comunicação. 

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Obs.: Usamos muitas palavras de inglês no Marketing ou Administração, porque os autores e precurssores sobre esses estudos científicos são estrangeiros e portanto foram adotados nas universidades e faculdades, como referências bibliográficas e mundiais. 

Vamos ao significado:

Feedback: É um conjunto de sinais perceptíveis que permitem conhecer o resultado da mensagem; é o processo de se dizer a uma pessoa como você se sente em função do que ela fez ou disse. Para isso, fazer perguntas e obter as respostas, a fim de verificar se a mensagem foi recebida ou não.

Como a comunicação eficaz é um processo de troca bidirecional( que é reativo ou funciona em duas direções, comumente opostas), o uso de feedback é mais uma maneira de se reduzir falhas de comunicação e distorções.
— em outras palavras e simples"Retroalimentação".

Habilidades de Feedback:

—Assegurar-se de que quer ajudar (e não se mostrar superior);

 — No caso de feedback  com reforço negativo, vá direto ao assunto; começar uma discussão com questões periféricas (sentido genérico, quer dizer "tudo o que está ao redor" ) e rodeios geralmente cria ansiedades ao invés de minimizá-las;

— Descreva a situação de modo transparente, evitando juízo de valor;

— Concentre-se no problema (evite sobrecarregar o receptor com excesso de informações ou críticas);

— Esteja preparado para receber feedback, visto que o seu comportamento pode estar contribuindo para o comportamento do receptor;

— Ao encerrar o feedback, faça um resumo e reflita sobre ele, para que tanto você como o receptor encerrem a conversa com o mesmo entendimento sobre o que foi decidido, alinhados . 

Finalizando, "Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda." Mario Quintana.

Wikipédia. "Feedback" adaptado por Loira Do Bem (Administração e Marketing)