sábado, 18 de abril de 2015

18 de Abril | Dia do Livro Infantil

  Por Luana Castro.

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 

18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato, 

grande escritor da Literatura infantojuvenil.








A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa 

homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, 

dedicou-se à literatura infantil no Brasil. 

A data foi instituída em 2002, ano em que 

foi criada a Lei 10.402/02, registrando

 a data de nascimento de Monteiro Lobato 

como o dia oficial da literatura infantojuvenil.

Escritor vinculado ao Pré-Modernismo 

brasileiro que contribuiu com obras célebres 

para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado 

para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros

era dedicada a esse público. 

Sua primeira história infantil,  

A menina do narizinho arrebitado

foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que 

outros tantos surgissem, imortalizando 

as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, 

Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente 

seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final 

dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final 

dos anos de 1990 até meados dos  anos 2000.

 



















Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil 

a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e 

os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes 

do povo do interior e as lendas de nosso folclore. 

Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira 

aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega.

Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal 

característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.

Nascido em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, 

Monteiro Lobato transformou-se em “gás inteligente” — definição 

bem-humorada que costumava dar à morte — no dia 04 de julho 

de 1948.

Durante seus 66 anos de vida contribuiu intensamente para 

a literatura brasileira, transformando-se em referência

no assunto. Para celebrar o dia da literatura 

infantojuvenil, escolha um dos  vários títulos de Lobato e 

boa leitura!

Títulos da literatura infantojuvenil de Monteiro Lobato:

1 – Reinações de Narizinho; 

2 – Viagem ao céu e O Saci;
3 – Caçadas de Pedrinho e Hans Staden;
4 – História do mundo para as crianças;
5 – Memórias da Emília e Peter Pan;
6 – Emília no país da gramática e Aritmética da Emília;
7 – Geografia de Dona Benta;
8 – Serões de Dona Benta e História das invenções;
9 – D. Quixote das crianças;
10– O poço do Visconde;
11– Histórias de tia Nastácia;
12– O Picapau Amarelo e A reforma da natureza;
13– O Minotauro;
14– A chave do tamanho;
15– Fábulas;
16– Os doze trabalhos de Hércules (1º tomo);
17– Os doze trabalhos e Hércules (2º tomo).

Por Luana Castro - Graduada em Letras | Site brasilescola
Imagem: reprodução Internet

Entendendo Paulo Freire: “Educar é se encharcar de sentido”

Nome: Paulo Freire
Data de Nascimento: 19/09/1921
Cor dos olhos: Castanhos
Local: Recife/PE.
Raça: Humana.

Educar é se encharcar de sentido.”  Paulo Freire



















Aprender não é acumular conhecimento, estes são voláteis e superados, menos a capacidade de continuar, pensar a realidade.  
É sempre possível aprender, é um sujeito que aprende e não o mundo. 
Se educar é impregnar de sentido nossa vida. 

Educador é aquele que ajuda que constrói que dá sentido a isso. 
Ele é animador do que comunicador. 

O aluno tem que caminhar por si mesmo, com autonomia intelectual, a escola de cidadão para e pela cidadania. E não ser restritos, mas cidadãos plenos, segundo ele, a escola é a cidadã que exerce internamente, decisões democráticas. 

O aluno é protagonista, não em acatar normas
(eu entendo como aguçar a curiosidade, buscar pensar por 
si mesmo, formar opinião sobre, a escola deveria ser a ponte e não 
a solução suficiente e centralizadora em ideias).

O sistema segura, freia e não estimula pessoas para o aprendizado. 
Alguma coisa está errada, a escola não deveria 
ser burocrática, hierarquizada. 

O sistema tem dificuldade em aceitar Paulo Freire, não é lógico e (deveria ser dialógico / linguagem). 

E não ser apenas opressão, puramente unilateral e exercer o papel de doutrinalizador, mas o de formar gente em dialéticas. 
A contradição é o berço do diálogo. 

O conflito não pode gerar antagonismo. 

Solidariedade é condição de sobrevivência, conhecimento serviu para destruir o planeta, tornando o insustentável, a ética do mercado apregoa o Sonhar, mas Paulo nos mostra que este é um mundo possível, não pode fazer tudo, mas é possível melhorar. 

O mais importante é o Respeito
Freire respeitava o outro, não estressava e nem humilhava 
o outro, separando o bem do mal, mas busca pela teoria do diálogo, 
que se torna libertadora. 

Foi isso que chamou atenção de outras economias, 
o instituto Paulo Freire até o momento catalogou 90 países que 
estudam a teoria de Paulo Freire.   

Para ele, aprendiz é um sujeito, ele tem que ser respeitado em 
sua própria identidade. 
Só aprendemos quando aquilo faz parte 
de nosso projeto de vida. 

E isso faz parte da energia humana, capacidade de entender 
o porquê está neste mundo, a humildade diante do conhecimento 
e do mundo deve ser despertada por um professor.

Uma síntese copiada e retirada Canal TV Escola 
Instituto Paulo Freire 

Conheça mais sobre o  Paulo Freire considerado 
o mais célebre educador brasileiro, com atuação e 
reconhecimento internacionais, entre as maiores 
universidades renomadas, um dos mais importantes 
pedagogo do mundo, conhecido como o Patrono da Educação Brasileira.
 
Acesse a página do Instituto:

quinta-feira, 16 de abril de 2015

A PELE QUE HABITO

Uma análise sobre "A pele que habito".



Durante a semana, uma das pessoas em meu pefil, Carla, assistiu e achei pertinente da parte dela em querer trocar feedbacks sobre o filme, da qual o vejo como complexo, ambíguo e instigante ao mesmo tempo. 

Falar do que dirige Pedro Almodóvar é um desafio e o filme chega a ser angustiante, ele foi adaptado do livro Tarântula”, do francês Thierry Jonquet.

E logo vem o
 questionamento: "Estamos realmente confortáveis na pele que habitamos?" E quando na pele do outro, como sentimos?

Como é sentir a dor do outro, estando na pele dele, sendo antes opressor e agora oprimido ou vice-versa? 

Penso que, o mais importante não é a pele, mas o ser que se esconde por trás dela. Nem sempre uma pele verdadeira ou moralmente correta como se apresenta, socialmente.

Na trama, o opressor de antes agora oprimido, embora vivendo em "outra pele", mesmo assim ele não perdeu sua essência e manipula a situação, pois, conhece a "vulnerabilidade" do opressor atual. 

Observo que o ódio e amor, a atração e química caminham juntos, um paradoxo. 

Tanto o opressor quanto o oprimido possuem mais semelhanças entre si do que imaginam. 




A impressão é que, "Bandeiras" na verdade procura restituir aquela pele genuína, da qual desde sua infância sempre esteve ausente, desprotegida, mãe sem afeto, uma esposa infiel, uma filha depressiva, e no meio do caminho, um estuprador. 

Alguns podem achar que se trata mais de uma transformação física "como o outro não se vê ou se vê na nova pele que habita", pode até ser, mas acho mais complexo do que apenas uma mudança de sexo. 

Quem quiser "sentir na pele" veja o filme ou leia o livro e vamos trocar ideias depois...

Lembre-se "pitaco" é um ponto de vista apenas, não quer dizer que seja absoluto. 

Imagem: Reprodução Google /Filme.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Show de Cris d`Avila Sensorial Discos encanta Jardins/SP


Ventos sopram boas notícias.
Cantora e intérprete Cris d'Avila, fez uma bonita apresentação, nos Jardins, SP e lotou o espaço da Sensorial Discos, na sexta dia 10 de Abril, e encantou o público presente. A Artista sul-mato-grosssense tem sido uma grata surpresa nas casas paulistanas desde Novembro, sem cessar. E segue sua agenda cercada de boas energias e tendo a música, como  sua grande paixão.












 
Assim ouvi dizer e a resenha da Cris d' Avila já diz tudo..então.. ó resta esperar pelo showzaço de hoje, logo...
Posted by Cris d' Avila on Sábado, 11 de abril de 2015

domingo, 12 de abril de 2015

Editora Alaúde lança Livros de Colorir


Livros são bons para tudo, ler, aprender, pensar, sonhar e colorir. Porque a vida pede mais leveza, mais pureza, mais desprendimento. Dizem que tudo começou com uma escritora escocesa, e com intuito talvez de atingir o público infantil, mas ele virou mania mesmo até entre os adultos.  E convenhamos uma prática agradável e custo benefício, torna-se um investimento.
Tive a grata oportunidade de frequentar um grupo de terapias holísticas, além da yôga e no sábado, podíamos escolher uma das atividades: cromoterapia, shiatisu, reiki, cristais, geoterapia, e a Arteterapia era para todos, desenho livre. A alma voltava revigorada, em completa sintonia. A Editora Alaúde,  sempre a frente do tempo, e inovadora nas ideias e tendências, traz um destas novidades e tão interessantes na Arte de cura, amenizar o stress e o equilíbrio mental. Trata-se do livro de colorir Jardim Encantado.


 Descrição 
Livros de colorir para adultos são a mais nova tendência para acabar com o estresse do dia a dia.  Um lápis de cor, um giz de cera ou uma canetinha é tudo o que você precisa para soltar a sua imaginação e relaxar, deixando de lado, nem que seja por alguns minutos, quaisquer problemas que estejam rondando a sua cabeça. Este volume da série Arteterapia apresenta diversos universos e paisagens naturais para você reinventar conforme sua criatividade.


Sobre o Autor:
Sophie Leblanc é uma artista que atua em múltiplas frentes, colaborando com ilustrações para a imprensa (revistas Elle, Marie-Claire, Muze, etc.) e o mercado editorial (Milan, Livre de Poche), além de campanhas publicitárias para Lacoste e Mont Blanc e de exposições em galerias de Paris e Barcelona.

Para comprar o Livro acesse o link do Site da  Editora:
Editora Alaúde
                   

sábado, 11 de abril de 2015

Conceito Budista: Generosidade



Você pode ter boa intenção ao fazer oferendas a pessoas perversas, mas na verdade, estará causando apenas mal, tais oferendas comparam-se a dar comida a um animal selvagem;
todos são prejudicados por tal ato.

Méritos obtidos por auxiliar os virtuosos
Nos sutras budistas, a generosidade é frequentemente comparada à agricultura. Se as terras de um fazendeiro forem férteis, sua colheita será abundante e boa. O mesmo acontece com as pessoas: quando a generosidade e´ plantada no lugar certo, grandes benefícios serão colhidos. Quem é generoso com pessoas virtuosas favorecerá a si e aos outros com seu ato. 

"Alimentar cem pessoas perversas não é tão benéfico quanto alimentar uma única pessoa boa". assim diz o sutra.
  • Acredito que isso equivale ao preceito "dar pérolas aos porcos", ou seja, oferecer algo de valor que o outro não aprecia, ou não tem discernimento o suficiente para compreender o ato. 
É óbvio que não devemos abandonar todo aqueles que agem de forma errada. Entretanto, é preciso refletir cuidadosamente sobre como auxiliá-los se tivermos concluído que nossa ajuda é necessária. Se não formos ponderados, nossa generosidade pode acabar causando mais mal do que bem. Ao ajudar alguém, temos de garantir  que nosso auxílio não vá se transformar em instrumento nocivo nas mãos de quem ajudamos. A cobiça, a ignorância e a raiva são a raiz das más ações. Essas três impurezas constituem a base de todos os problemas do mundo. 
  • Enfim, fazer o bem não olhar a quem, mas na maioria das vezes, o  mundo anda tão hostil, que os sugadores de energia, não contentam só com sua generosidade, querem logo sugar sua alma. Até para ser generoso, tem que haver discernimento e moderação: “A sinceridade e a generosidade se não forem temperadas com moderação conduzem infalivelmente à ruína.” assim dizia Tácito.   Começo a achar que ele tem razão.
Imagens: Reproduzidas Internet | Texto budista extraído do Livro Cultivando o Bem por Venerável Mestre Hsing Yun