sábado, 18 de abril de 2015

Entendendo Paulo Freire: “Educar é se encharcar de sentido”

Nome: Paulo Freire
Data de Nascimento: 19/09/1921
Cor dos olhos: Castanhos
Local: Recife/PE.
Raça: Humana.

Educar é se encharcar de sentido.”  Paulo Freire



















Aprender não é acumular conhecimento, estes são voláteis e superados, menos a capacidade de continuar, pensar a realidade.  
É sempre possível aprender, é um sujeito que aprende e não o mundo. 
Se educar é impregnar de sentido nossa vida. 

Educador é aquele que ajuda que constrói que dá sentido a isso. 
Ele é animador do que comunicador. 

O aluno tem que caminhar por si mesmo, com autonomia intelectual, a escola de cidadão para e pela cidadania. E não ser restritos, mas cidadãos plenos, segundo ele, a escola é a cidadã que exerce internamente, decisões democráticas. 

O aluno é protagonista, não em acatar normas
(eu entendo como aguçar a curiosidade, buscar pensar por 
si mesmo, formar opinião sobre, a escola deveria ser a ponte e não 
a solução suficiente e centralizadora em ideias).

O sistema segura, freia e não estimula pessoas para o aprendizado. 
Alguma coisa está errada, a escola não deveria 
ser burocrática, hierarquizada. 

O sistema tem dificuldade em aceitar Paulo Freire, não é lógico e (deveria ser dialógico / linguagem). 

E não ser apenas opressão, puramente unilateral e exercer o papel de doutrinalizador, mas o de formar gente em dialéticas. 
A contradição é o berço do diálogo. 

O conflito não pode gerar antagonismo. 

Solidariedade é condição de sobrevivência, conhecimento serviu para destruir o planeta, tornando o insustentável, a ética do mercado apregoa o Sonhar, mas Paulo nos mostra que este é um mundo possível, não pode fazer tudo, mas é possível melhorar. 

O mais importante é o Respeito
Freire respeitava o outro, não estressava e nem humilhava 
o outro, separando o bem do mal, mas busca pela teoria do diálogo, 
que se torna libertadora. 

Foi isso que chamou atenção de outras economias, 
o instituto Paulo Freire até o momento catalogou 90 países que 
estudam a teoria de Paulo Freire.   

Para ele, aprendiz é um sujeito, ele tem que ser respeitado em 
sua própria identidade. 
Só aprendemos quando aquilo faz parte 
de nosso projeto de vida. 

E isso faz parte da energia humana, capacidade de entender 
o porquê está neste mundo, a humildade diante do conhecimento 
e do mundo deve ser despertada por um professor.

Uma síntese copiada e retirada Canal TV Escola 
Instituto Paulo Freire 

Conheça mais sobre o  Paulo Freire considerado 
o mais célebre educador brasileiro, com atuação e 
reconhecimento internacionais, entre as maiores 
universidades renomadas, um dos mais importantes 
pedagogo do mundo, conhecido como o Patrono da Educação Brasileira.
 
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