segunda-feira, janeiro 18, 2010

Música celta: faz bem a nossa alma .


Eu adoro músicas celta e irlandesa, são alegres,vibrantes, melancólicas, os sons são muito bons,entram na alma da gente, é bom para meditação. A música celta nos faz lembrar dos rituais que celebravam a natureza e a perfeição da Deusa Mãe. Sons que tocam a alma.envolventes.mistério e natureza. Um estilo folk, assim como é o de Almir Sater Folk Rock não tem como não comparar.

Eu gosto dos acordes, violinos, violões, gaitas, sanfonas, guitarras, enfim uma mistura muita bonita.
Se eu pudesse escolher um tempo para viver seria com certeza na era medieval, nos tempos dos castelos, cavalos e bosques, adoro as vestimentas e todo o aparato da época.

Assim, como curto filmes de época, ciganos, sinas e destinos. Acho que viveria como uma plebeia ao som de cítaras,violinos e flores. Talvez, seja por isto que gosto tanto das músicas do Almir Sater, elas tem a mesma sintonia, ao meu ver de Mark Knopfler, por exemplo é muito igual ao som do Sater.
" Moreninha Linda" tem esses mesmos acordes, na época, tinha o maestro Gomes
duelando com Almir Sater no violino, mas é lindooooo assim mesmo.


Em tempo: O termo música celta refere-se aos estilos populares da Irlanda, Escócia, Galiza, País de Gales e Bretanha, que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos dos trovadores.
É caracterizada pelo ritmo vigoroso das danças, a utilização de flautas e de rabecas, e o uso de línguas locais nas letras das músicas.

Somente a partir dos anos 1960, com o Movimento Nacional Irlandês, o universo "celta" popularizou-se nos Estados Unidos e marcou o cenário pop das décadas de 60, 70 e 80. Nos anos 1990, explodiu nas paradas mundiais com o New Age e artistas como Enya.
As subdivisões mais comuns são: New Age,Tradicional,Fusion e Folk.

Instrumentos:
Os instrumentos usados são todos modernos, tendo quase todos sido inventados ou transformados no Século XVII e XVIII. A música folclórica irlandesa conservou fortes traços da música barroca, onde a "música celta" tem as suas verdadeiras raízes. Além da flauta, violino, harpa e concertina (conhecidas na maior parte do mundo), ainda existe um importante instrumento de percussão pouco conhecido, chamado bodhrán.

fonte de pesquisa:pt.wikipedia.org/wiki/Música_celta

Nenhum comentário: