segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Sidnei de Oliveira fala sobre seu novo livro

Sidnei de Oliveira, Doutor em Música e Filosofia, músico, compositor, instrumentista e escritor fala sobre o seu mais recente livro, Requiem - Filosofia e Viola: O Arquétipo e a Transfiguração do Caipira, lançado em março deste ano em ebook e em 22 de Julho como livro físico pela loja virtual da editora UICLAP e na Amazon.

Foto: Uiclap

Com ilustração acima de Renato Ribeiro Pontello, o livro contém 160 páginas onde o tema é a cultura caipira, cultura popular interligada com o pensamento filosófico, voltado para um viés crítico e reflexivo.

Segundo o autor, aborda a desconstrução de mitos criados e do pensamento ideológico em prol da classe dominante e alienante, excluindo e privilegiando,  de acordo com o conceito deles, quem seriam os escolhidos a fazer parte dessa história, no entanto, é bem mais abrangente.

Não poderia ficar alheia a essa novidade, trata-se de dois temas que sou apaixonada e “persigo” sempre: “Música e Filosofia”, é claro que também vou adquirir esse livro. Tenho em minha coleção o CD “Prólogo” - Viola De Dez Cordas, autografado inclusive, em 2011.

Ao ser convidada para conhecer o livro recente, procurei pela produção do artista e o mesmo gentilmente respondeu algumas curiosidades sobre, a seguir:

 Blog Loira Do Bem - Primeiramente, eu quero agradecer pela disponibilidade em atender meu convite para falar um pouco mais sobre seu livro, da qual estou bem curiosa e roendo as unhas para lê-lo em breve.

Você é um artista multifacetado, músico, compositor, instrumentista. Doutorado em filosofia e música, também escritor. Além desse livro, você já escreveu outros, confere?

Sidnei - Tenho outro livro publicado, resultado de minha pesquisa realizada em meu mestrado na área da Filosofia, especificamente em da Filosofia da Música, onde atuo com veemência.

O título deste primeiro livro é O Beethoven de Wagner em O nascimento da tragédia de Nietzsche, nele apresento a influência do compositor Richard Wagner, em especial em seu ensaio intitulado Beethoven, na primeira obra publicada por Friedrich Nietzsche, O nascimento da tragédia.

Há também capítulos de livros e artigos científicos publicados nesta mesma esfera de pesquisa, a saber, estética e filosofia da música.

Blog Loira Do Bem Eu li a sinopse do livro  “Requiem – Viola e Filosofia” e notei que você faz uma ponte que une a música no seu purismo com a filosofia, envolve o pensamento filosófico, crítico e reflexivo sobre a visão das classes sociais e interesses dominantes e alienantes. O que o levou a escrevê-lo e discorrer sobre o tema?

Sidnei - O fato de estar envolvido com a Viola Caipira e também por meus estudos com a história da cultura caipira, bem como acompanhado publicações recentes, tanto na esfera acadêmica quanto fora da academia.

Pude perceber que há uma monopolização dos conceitos por alguns estudiosos, simpatizantes da cultura caipira, diletantes, músicos, compositores e, principalmente, por violeiros.

Porém, a sustentação teórica e científica sempre esteve à margem das publicações atuais, dados que podem ser comprovados em artigos, livros e demais publicações na esfera da cultura da música caipira, uma vez que o saudosismo exacerbado por aqueles que nem sequer viveram a cultura caipira se faz presente. E, quando há uma bandeira que se hasteia com fervor, um logotipo de uma determinada entidade, um artista..., muitos passam a reproduzir falas e condutas por aqueles que são tidos como referências de algo, mesmo que tais representações e ações sejam puramente atos imaginários, visto a capacidade que a música possui, tal como a própria cultura caipira e a sonoridade da Viola Caipira.

Muitos são os pontos que podem ser influenciados para que um discurso seja validado por terceiros, principalmente quando não há fundamentação científica. Por este ponto específico e demais razões, ou seja, o incômodo gerado por uma manifestação única eleita como verdade absoluta..., resolvi escrever Requiem  e contrapor a absorção de ideias, porém, com um pensamento crítico, reflexivo e fundamentado em uma pesquisa  científica a partida da filosofia.

Blog Loira Do Bem - Pelo que eu conhecia sobre você era um simpatizante de Schopenhauer, no seu CD “Prólogo”, inclusive, você faz menção a ele. Podemos esperar o viés crítico e reflexivo também de Nietzsche (meu favorito) como embasamento nessa análise entre os dois temas?

Sidnei - Por ser um livro que fundamento toda a teoria na filosofia, trago para o leitor não apenas a filosofia de Schopenhauer e Nietzsche, mas também de outros pensadores como Karl Marx, Theodor Adorno, Enrique Dussel, Achille Mbembe, entre outros.

 No primeiro capítulo de Requiem apresento como a filosofia pode ajudar na compreensão de uma filosofia da cultura, especialmente, a partir da filosofia da cultura nietzschiana.

Schopenhauer aparece em outros momentos do livro para realizar a crítica acadêmica à cadeira de Viola Caipira na Universidade de São Paulo, para isso, faz-se necessário que o leitor realize uma analogia a obra Sobre a filosofia universitária, de Schopenhauer.

Ainda com base da filosofia e hierarquia das artes de Schopenhauer, trago a discussão para uma análise das obras de Almeida Junior, em seus quadros com temas do universo caipira. Diversas são as temáticas abordadas em Requiem, desde a apropriação cultural, a indústria da cultura, as primeiras gravações, as inúmeras formas de representação da cultura caipira utilizadas por violeiros atuais, assim como aqueles que se dizem caipiras.

A necessidade em ser escolhido e fazer dessa ação um meio para expandir a ideia inexistente de uma vivência, seja ela cultural ou saudosista, também é discutida no livro com exemplos e nomes citados com referências em artigos, documentários e entrevistas.

Toca crítica reflexiva que abordo em Requiem possui fundamento científico e referências para que o leitor possa averiguar a veracidade. Um ponto importante a ser mencionado e presente no livro, se dá pela crítica à teoria desenvolvida na esfera da cultura caipira, independente de quem publicou o artigo, o livro, ou de quem deu a entrevista citada.

Não é considerada a relevância artística ou o “micropoder” estabelecido por outros, e pelos seus, a qualquer nome citado na obra Requiem, a relevância está na publicação e na fala de todos que são lembrados no livro.

Por fim, é valido lembrar que há um anexo que parece, aos olhos dos despercebidos, se distanciar da obra, mas aqueles que compreenderem a essência de Requiem, irão entender o motivo dos três nomes utilizados no anexo intitulado Escolhidos e Submissos.

Blog Loira Do Bem - E por fim, fique à vontade para falar sobre seus inúmeros compromissos, ao que parece também professor de viola, entre tantas atividades e todas agregadoras para nós. E desejo todo o sucesso em sua trajetória brilhante.

Sidnei - Os compromissos estão sempre relacionados aos trabalhos voltados para a academia e também para a área da Música. Sou professor de Viola Caipira e de Violão na esfera particular. Professor de Arte no ensino básico (anos iniciais), e também atuo como professor de Filosofia em cursos de pós-graduação.

Atualmente, tenho tocado pouco, apenas compondo e realizando arranjos, algo que aprecio mais do que estar em qualquer palco. Tenho composições para outros dois novos trabalhos, um de canções e outro instrumental. Porém, não vejo previsão de lançamento. Sigo escrevendo e publicando artigos em revistas científicas.



Sidnei de Oliveira - Foto/ Reprodução Facebook

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Sidnei de Oliveira

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Sobre Sidnei de Oliveira:

Músico, compositor e instrumentista. Possui graduação em Filosofia pela UNIFRAN (2010). Licenciatura em Música - Ingressou no curso de Bacharelado e Licenciatura no Departamento de Música USP-Ribeirão Preto (2005), concluindo-o posteriormente o curso de Licenciatura em Música no Centro Universitário Claretiano (2017).

Pedagogia EPT pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP (2022).

Mestre em Filosofia pelo programa de pós-graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com financiamento CAPES (2013).

Doutor em Filosofia pelo programa de pós-graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com financiamento FAPESP (2017) e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE/FAPESP) pela Universität Leipzig/Deutschland (2014-2015).

Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música - UNESP - Instituto de Artes com financiamento CAPES (2023).

Publicou o livro intitulado O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche (Passo Fundo, Editora IFIBE, 2016) e Requiem - Viola e Filosofia: O arquétipo e transfiguração do caipira, pelo Editora UICLAP, 2024.

Atua em pesquisas sobre os seguintes temas: Cultura Popular, Filosofia da Música, Arte e Estética com ênfase em Arthur Schopenhauer, Richard Wagner, Friedrich Nietzsche e Theodor Adorno.

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