Certa vez ao superar as expectativas de uma empresária no ramo artístico, quando a mesma enviou um e-mail de agradecimento e se despediu com "beijo, loira", e eu respondi: Um abraço.
Logo em seguida, recebi um recado da outra pessoa da equipe me chamando de figura e que causou risos nelas, a minha impessoalidade. Eu até a trollei: "Mandar beijo é difícil, ainda mais para mulheres". Por que lembrei disso? Ah, por causa dessas regras básicas, onde evito intimidades. Busco tratar as pessoas bem, mas não intimamente.
• Cordialidade, sim. Intimidade, não.
• Evite nas relações profissionais chamar as pessoas de "querida", "meu bem", "amor" e todas as variações do gênero (proíba a sua secretária de fazer o mesmo ao telefone).
• Não fale pegando nas pessoas. Mantenha uma distância razoável, não grite nem gesticule demais.
• Bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado(a) e por favor são palavras obrigatórias e devem ser sempre dirigidas a qualquer pessoa, em qualquer ocasião. Do porteiro ao presidente da empresa.
• Nada mais antipático do que aquele profissional que ignora os subordinados e só cumprimenta os superiores (sempre fiz o contrário).
• Se você precisar criticar ou repreender alguém, sobretudo se for um subordinado, evite fazê-lo na frente dos outros. Não misture críticas profissionais com pessoais.
• Não agrida ou insulte o interlocutor com palavras grosseiras ou rudes. Siga a regra universal: elogios públicos, críticas privadas.
• Saiba ouvir, evite excesso de familiaridade (ou de franqueza), fofocas, reclamações e indiscrições. Também não há quem agüente mau humor, puxa-saquismo e autopromoção. Tem mais: fuja de gírias, expressões estrangeiras, jargões técnicos e, claro, palavrões e piadas longas ou de mau gosto.
• Uso do telefone celular - Não use celular em teatros, cinemas, ônibus, restaurantes, reuniões de negócios ou sociais, salas de aula, igrejas, auditórios. Pendurar o celular na cintura em ambientes sociais; deixá-lo muito amostra e no volume mais alto.
• Coisas desagradáveis: usar celular no supermercado e atrapalhar a fila do caixa. Fazer chamadas e recebê-las de modo que todo mundo note, falando alto. Isto em qualquer lugar.
• Contar vantagens pessoais repetidamente. Pessoa arrogante faz questão de mostrar seus "vastos" conhecimentos, realizações, poder, conquistas. Gênero maioral ou "estrela". Adora citar a si mesma em situações de sexo, romance, trabalho, aventuras, sendo sempre um "sucesso".
• Fazer o tipo pessoa "confiada"; faz e diz coisas sem pedir permissão.
• Seja educado, assim como se espera fora da internet. Evite discurso preconceituoso, arrogante, insultos. Outros poderão pensar de forma diferente sobre seu assunto, mas só terão como rebater de maneira civilizada.
• A distância e possível anonimato na internet não podem ser usados para criar um ambiente ruim.
Conclusão: Tudo o que você faz e expõe ao público denunciará sua personalidade, se é uma pessoa de bom gosto, bem educada, esclarecida e segura. Some pontos!












