domingo, novembro 14, 2010

Pitaco de Loira: Etiqueta no Trabalho - já parou pra pensar sobre ???

Domingão tranquilo, feriado amanhã, na próxima sexta-feira, dia da consciência negra- enfim -tempo o suficiente para preparar minhas aulinhas, que vou mudar de módulo sobre a importância da construção do marketing pessoal e profissional.Existem várias regras, dicas, porém como o assunto é vasto e extenso, vou salientar algumas que considero básicas e de teor relevante-
Etiqueta de Trabalho:
A imagem que uma pessoa constrói ao longo da sua vida profissional está diretamente relacionada com seu comportamento no ambiente de trabalho.

➸Cordialidade, sim. Intimidade, não.
➸Evite nas relações profissionais chamar as pessoas de "querida", "meu bem", "amor" e todas as variações do gênero (proíba a sua secretária de fazer o mesmo ao telefone).
➸Não fale pegando nas pessoas. Mantenha uma distância razoável, não grite nem gesticule demais.
➸Bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado(a) e por favor são palavras obrigatórias e devem ser sempre dirigidas a qualquer pessoa, em qualquer ocasião. Do porteiro ao presidente da empresa.
➸Nada mais antipático do que aquele profissional que ignora os subordinados e só cumprimenta os superiores.
➸Se você precisar criticar ou repreender alguém, sobretudo se for um subordinado, evite fazê-lo na frente dos outros.Não misture críticas profissionais com pessoais.
➸Não agrida ou insulte o interlocutor com palavras grosseiras ou rudes. Siga a regra universal: elogios públicos, críticas privadas.
➸ Saiba ouvir, evite excesso de familiaridade (ou de franqueza), fofocas, reclamações e indiscrições. Também não há quem agüente mau humor, puxa-saquismo e autopromoção.Tem mais: fuja de gírias, expressões estrangeiras, jargões técnicos e, claro, palavrões e piadas longas ou de mau gosto.

• Uso do telefone celular - Não use celular em teatros, cinemas, ônibus, restaurantes, reuniões de negócios ou sociais, salas de aula, igrejas, auditórios. Pendurar o celular na cintura em ambientes sociais; deixá-lo muito amostra e no volume mais alto.

Coisas desagradáveis: usar celular no supermercado e atrapalhar a fila do caixa. Fazer chamadas e recebê-las de modo que todo mundo note, falando alto. Isto em qualquer lugar.
· Contar vantagens pessoais repetidamente. Pessoa arrogante,faz questão de mostrar seus "vastos" conhecimentos, realizações, poder, conquistas. Gênero maioral ou "estrela". Adora citar a si mesma em situações de sexo, romance, trabalho, aventuras, sendo sempre um "sucesso".
· Fazer o tipo pessoa "confiada"; faz e diz coisas sem pedir permissão.
➸E nas redes sociais?➸É preciso ter critérios na utilização das redes e analisar qual é o objetivo com as postagens de ideias, pensamentos ou sugestões". Não é porque a internet é um ‘campo aberto’ que se deva abastecer uma página com qualquer tipo de informação ou estará sujeito a interpretações que nem sempre lhe favorecerão.

➸Seja educado, assim como se espera fora da internet. Evite discurso preconceituoso, arrogante, insultos -Outros poderão pensar de forma diferente sobre seu assunto, mas só terão como rebater de maneira civilizada.

➸A distância e possível anonimato na internet não podem ser usados para criar um ambiente ruim.

Conclusão: Tudo o que você faz e expõe ao público denunciará sua personalidade, se é uma pessoa de bom gosto, bem educada, esclarecida e segura. Some pontos!

fontes: voce s/a -fazfacil/vilamulher/folhaonline/e Flávio Pereira, Cérebro & Comunicação - Desenvolvimento Pessoal.
·  Ser sempre do contra. Alguém diz algo, você fala: " Não é bem assim, li no jornal que a situação vai piorar..."

Nenhum comentário: