domingo, dezembro 11, 2011

Pitaco de Loira:A lenha e o egoísmo

Conta-se que três homens ficaram presos numa caverna devido a uma avalanche de neve. 
Teriam que esperar até o amanhecer para receber socorro. 
Cada um deles trazia um pouco de lenha e havia uma pequena fogueira, ao redor da qual, se aqueciam.
Se o fogo apagasse, eles sabiam que todos morreriam de frio antes que o dia amanhecesse. 
Chegou a hora de cada um colocar sua lenha na fogueira, era a única maneira de sobreviver. 
O primeiro homem era um rico, avarento. Olhou para seus companheiros e pensou: eu dar minha lenha para aquecer esses preguiçosos, esta lenha para mim tem muito valor e pode gerar lucros. E pensando assim, não colocou sua lenha. 
O segundo era homem da montanha e conhecia mais que aos outros os caminhos, os perigos e os segredos da neve. Na hora de colocar a sua lenha pensou: essa nevasca pode durar vários dias e eu vou guardar minha lenha, pois posso precisar dela. E pensando assim, também não colocou sua lenha.
O terceiro homem era um trabalhador, tinha as mãos calejadas, sinal da sua vida dura de trabalho. E na hora de colocar a sua lenha pensou: esta lenha é minha, custou o meu trabalho e não darei a ninguém nem sequer um graveto dela. 
Guiados por esses pensamentos,os três homens permaneceram imóveis diante da última brasa da fogueira que se apagou. No dia seguinte, quando o socorro chegou os três estavam mortos e congelados.
Cada um com o feixe de lenha nas mãos.
O chefe da equipe de resgate diante do fato comentou:O frio que os matou não foi o frio da neve, mas o frio dos seus corações.
Reflexão: Será que já demos conta que em virtude do egoísmo que nos consome a alma vivemos uma vida pobre e mesquinha? Infelizmente em detrimento de nossos objetivos e interesses pessoais experimentamos uma existência individualista e egoísta, às por demais gananciosa ,desconhecendo, que o segredo para uma jornada vitoriosa é compartilhar aquilo que temos. 
Moral da História:"Quando se recusa a partilhar alguma coisa corre-se o risco de perder tudo".Desmond Tutu, Arcebispo,AFS, 1931

Pitaco de Loira:-Atestado de Insegurança -

As razões são as mais diversas para que o ciúme seja o sentimento mais comum nas relações humanas; e, nos ambientes de trabalho, esse mal é bem mais presente e muito mais pernicioso do que se imagina. Que o ciúme destrói amizades e casamentos, todos sabem, porém, poucos se dão conta de que ele pode destruir também carreiras e até empresas. 
O ciúme e a inveja andam juntos, mas os especialistas ressaltam uma sutil diferença entre eles, dizendo que, quando um colega de trabalho recebe uma promoção, o ciumento sofre porque gostaria de estar no lugar do promovido; já o invejoso se incomoda com o fato de o outro se dar melhor do que ele.
Na verdade, tanto a inveja como o ciúme são nocivos ao ambiente de trabalho. Diante da proximidade desses sentimentos, Aparecida Mari Iguti, em uma de suas obras, chama o ciúme de despeito invejoso, significando o receio de perder alguma coisa. E é esse medo de perder espaço, poder ou o próprio emprego, que alimenta verdadeiras guerras psicológicas em algumas empresas. 
Até parece exagero, mas, as pesquisas apontam que mais da metade dos profissionais bem-sucedidos admitem que já foram vítimas de alguma cena de ciúme ou até de sabotagem; em contrapartida, muitos deles admitem também que já se incomodaram com a boa performance de algum colega de equipe. 
Estudos indicam ainda que o ciúme no trabalho abrange homens e mulheres, mas que, em geral, é mais comum entre elas. Portanto, leitor, para despertar a ira dos colegas ciumentos, basta se sobressair no que faz; ser elogiado pelos chefes; apresentar uma boa ideia; brilhar em uma reunião; ser promovido ou receber um aumento de salário.
Entre as mulheres há outro fator que desperta um doloroso ciúme, que é a beleza. Não faltam exemplos de colaboradoras que, por serem bonitas, sofrem uma marcação cerrada das colegas de trabalho. 
Os colaboradores ciumentos pretendem ter o monopólio das atenções do chefe, assim, qualquer um que se destaque pelo talento, competência, empenho, simpatia e até beleza, será considerado um concorrente aos seus intentos. Quando se sentem ameaçados, os ciumentos atacam as pessoas que os incomodam; passando a falar mal delas e a sonegar-lhes informações.
E quem perde com tudo isso? A primeira vítima é o profissional perseguido ou desprezado pelos colegas, mas, a maior vítima é a empresa, já que essa guerra suja entre os colaboradores diminui a produtividade e aumenta o desgaste emocional. Enfim, o excesso de ciúme consome o ciumento, desmotiva os talentosos e faz com que o ambiente de trabalho fique insalubre.
Por isso, os gestores precisam estar atentos para evitar que o ciúme contamine e destrua as suas equipes. Hoje, os chefes gastam tempo demais na administração de problemas gerados por vaidades e melindres de seus colaboradores e, quando a gestão é fraca, o ambiente de trabalho pode se transformar em um festival de armadilhas, fofocas e intrigas.
Já os colaboradores devem se comportar com habilidade, humildade e discrição para não deixar os colegas enciumados. Aos ciumentos de plantão, fica o alerta de Miguel de Cervantes: "São sempre desatinadas as vinganças por ciúme", aliás, o ciúme é um atestado de insegurança. 
Finalmente, se alguma postura sua está causando um ciúme danado em seus colegas de trabalho, tente mostrar a eles que o seu único objetivo é trabalhar em prol da sua equipe e da sua empresa. Não se desespere, pois é provável que, em qualquer empresa, você tenha de enfrentar o ciúme de alguém.
Boa semana!
“Além de prejudicar os colegas e a empresa, o ciumento se consome!”. 
* Antônio de Carvalho Consultor e palestrante sobre motivação, atendimento ao cliente e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Se ficarmos neutros perante uma injustiça, escolhemos o lado do opressor. Se o elefante está pisando o rabo do camundongo e nós nos pronunciamos neutros, com certeza o camundongo não apreciará tal neutralidade.Desmond Tutu (1931). Bispo anglicano sul-africano ...

Pitaco de Loira- ▬▬✰ Bom Dia Pessoas ...Bom Dia...▬▬▬✰‏



Um Domingo abençoado, ensolarado e que possamos estar junto dos nossos como também em boa companhia dos "faceiros" - por algumas horas...

Que todos os seres sejam felizes!

Que todos os seres sejam ditosos!
Que todos os seres estejam em paz!
Que todos tenham alimento em abundância,
Que todos tenham lar e vestimentas,
Que todos tenham trabalho e lazer,
Que todos tenham harmonia e liberdade,
Que todos tenham saúde e prosperidade,
Que todos tenham esperança e confiança,
Que todos tenham luz, paz e amor,
E que todos alcancem a iluminação.
Que o Divino Amor a todos abençoe,
Quem Assim Seja...Que Assim é..Quem Assim Será.

Reflexão:"Não é só uma questão de ser Bom ou do Bem ..A questão é que devemos ser bons e voltados para o Bem,afinal,só podemos evoluir se adotarmos esse padrão de pensamento e para evoluirmos, Todos os seres precisam estar em PAZ...!!!

"A Felicidade só é possivel existir aonde há o bem comum(Sócrates)

▬✰.▬▬▬✰.▬▬▬✰.▬▬▬✰.▬▬▬✰.▬▬▬✰.▬▬▬✰.▬▬▬✰.▬▬▬✰.