Loira do bem ∞ : 10/13/15

terça-feira, 13 de outubro de 2015

13 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DO ESCRITOR


O Dia do Escritor Mundial é comemorado hoje(13). O Nacional dia 25 de Julho. José Saramago dizia: "Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não". Há quem diga, que para ser escritor há de ser um fazedor de histórias, de sonhos, pensamentos, brincar com a imaginação, criar situações, dar sentido as palavras, criar universos em mundos diferentes, paralelos e imaginários ou não, e aguçar toda a sensibilidade, aflorar e dar sentido. Afinal, todos podemos ser Escritores?. Segundo o escritor português José Jorge Letria existe uma crucial diferença e faz a pergunta direta:
 Você quer escrever livros ou você quer ser escritor? 

Se você quer escrever livros, você deseja ser um autor.
Você acredita ter ideias originais para desenvolver boas histórias. Você acredita que algumas dessas histórias tem o potencial de despertar o interesse de um grande número de pessoas e do mercado editorial. Seu grande objetivo é desenvolver a habilidade de manter o leitor interessado no enredo da sua história, da primeira linha até o último ponto final. Palavras são ferramentas para transmitir suas ideias e pensamentos.
Se você quer ser escritor, você deseja ser um pensador.
Você acredita que sua visão peculiar sobre o mundo pode enriquecer a forma como outras pessoas encaram suas vidas. Você acredita que suas palavras têm o potencial de transformar algum pedacinho do mundo em um lugar melhor ou mais bonito. Seu grande objetivo é desenvolver a habilidade de fazer o leitor sentir na pele os dramas dos seus personagens e, ao mesmo tempo, fazer eles pensarem sobre seus próprios dramas. Palavras são aliadas nos seus incansáveis esforços de dar sentido ao mundo e as suas experiências.
Se você decidir que quer ser escritor, abaixo estão 4 das dicas mais importantes que o José Jorge Letria dá nesse vídeo:
1. “Ser escritor é […] um trabalho rigoroso e exigente. E que ninguém se convença que só por ter jeito ou habilidade consegue tornar-se escritor.”

2. “Raro é o dia em que eu não escreva. Com disciplina, com dedicação e com exigência. Só assim um autor pode conquistar o seu lugar e assumir-se também como um profissional daquilo que faz.”

3. “Escritor, como um músico, um pintor, como um coreógrafo […] precisa de ter uma enorme dedicação, uma grande capacidade de entrega àquilo que escolheu para ser o seu trabalho.”

4. “Se quiserem ser escritores, escolham esse caminho sem hesitação, mas sempre com a convicção de que é preciso trabalhar muito para se merecer esse título.”

Fonte: Ficcao.emtopicos
Imagens: Reprodução Internet.