sexta-feira, junho 05, 2015

MEIO AMBIENTE: QUEM QUER RESPIRAR, TEM QUE PRESERVAR

"A ecologia começa com a educação em casa". “As pessoas têm que cuidar melhor da natureza, para que as futuras gerações possam viver bem”. — Almir Sater. 
" Quando todos são Um e Um é o todo" Led Zeppelin. 
Afortunados ou não, estamos todos interligados. Assim é "Se queremos Respirar, temos que preservar". A partir de uma consciência coletiva, cada um de nós, podemos contribuir a começar pela mudança de nossos hábitos diários e pequenas atitudes, que fazem a diferença, entre elas:
1. Tome banhos mais curtos. um banho de ducha por 15 minutos com o registro meio aberto gasta 135 litros (casa) ou 243 litros (apartamento), ou, no caso do chuveiro elétrico, 45 litros em casa e 144 litros em apartamento. Quem fecha o registro enquanto se ensaboa e diminui o tempo de banho para 5 minutos consome 45 litros (casa) e 81 litros (apartamento) ou 15 litros (casa) e 48 litros (apartamento), para chuveiros elétricos. 
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes.
  • Instale torneiras que liberem menos água.
  • Ligue a lavadora de louças apenas quando estiver cheia.
  • Junte a roupa suja e lave várias peças por vez.
  • Se for lavar o carro, faça isso no gramado e use baldes e esponjas. Use a mangueira apenas para enxaguar.
  • Se tiver uma piscina, cubra para diminuir a evaporação e manter a água limpa.
2. Substitua o carro pela bicicleta ou pela caminhada em pequenos deslocamentos;
3. Feche a torneira ao escovar os dentes e ao lavar a louça;
4.Use uma bacia grande para lavar a louça e depois enxague de uma vez.
5. Evite produtos com excesso de embalagens, opte pelas recicláveis;
6. Prefira produtos com refil e utilize sacolas retornáveis( pano, algodão).
7. Separe o lixo seco do orgânico e, se possível, recicle;
8. Economize papel, só imprima quando necessário e, se possível, utilize o verso das folhas;
9. Use copos ou canecas ao invés de copinhos plásticos;
10. Evite acender lâmpadas durante o dia e não deixe nenhuma luz acesa quando não estiver ninguém no local;
11. Lixo é no lixo: não jogue bitucas de cigarros, garrafas vazias, embalagens, papel na rua. Coloque no lixo ou carregue na bolsa até achar um.
*Uma simples sacola plástica pode demorar até 100 anos (no mínimo) para se desintegrar, e durante esse período ela contaminará o solo e os lençóis freáticos, já que contém metais pesados em sua composição; além disso, poderá causar a morte de animais por asfixia ? esse é o caso, por exemplo, das tartarugas, as quais confundem sacolas jogadas ao mar com medusas, sua presa natural. Mas os malefícios não param por aí. *conscienciacoletiva
12 -Óleos de Cozinha: não podem ter como destino pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamente o encanamento da sua casa e também poluem a água, além de contribuírem para morte de seres vivos. Após utilizar o óleo de fritura velho (de preferência em pouca quantidade), você pode armazená-lo em uma garrafa PET. Utilize um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa. Conforme for utilizando o óleo, vá armazenando desse modo e lembre-se de sempre fechar bem as garrafas para evitar vazamentos, mantendo também fora do alcance de crianças e animais de estimação que podem ser atraídos pelo cheiro do óleo ou pela simples curiosidade. Após preencher algumas garrafas PETs, procure empresas e ONGs especializadas neste tipo de coleta seletiva, assim como postos de entrega voluntária para descartar o seu óleo de forma correta. saiba como descartar postos/reciclagem
 
Imagem: reprodução.  Fontes: Internet
Concluindo: Alguns especialistas defendem não lavagem das embalagens, devido ao consumo de água. Depende do ponto de vista, eu lavo todas as embalagens. Uso o mesmo método da bacia e detergente. ensabôo dentro e depois enxaguo de uma vez e coloco no sol para secar. Talvez economizamos água, até, mas podemos disseminar bactérias no Ar, mais rapidamente. Sem contar com acredito um desrespeito, aos que coletam os resíduos e ONGS. Vamos facilitar o serviço e também conservar a saúde deles. Já que nem sempre, essas pessoas, possuem equipamento adequado para coleta ou manuseio do lixo. Em conversa com eles, durante uma palestra anos atrás, já me disseram que se cortam com agulhas, cacos de vidros, e sobre a falta de cuidado da maioria, em misturar o lixo ( papel higiênico usado por exemplo), com lixo reciclado.
Enfim, lembramos que:
"Nós não herdamos a Terra de nossos pais, mas a pegamos de empréstimo de nossos filhos." (atribuída a Henry Brown).๑㋡๑ Divulgue o consumo consciente. Pesquise e compre, o que não vai causar impacto, ao meio ambiente, consuma só o necessário.