segunda-feira, novembro 13, 2017

Machado de Assis: Como ser um bom profissional

A importância de fazer o que gosta e ser capaz no que faz.














Machado de Assis, numa crônica bem-humorada dizia que encontrou o homem honesto que Diógenes, o cínico, tanto procurava em vão.

Segundo ele, não se trata de um homem culto, cientista ou de elevada posição social, mas um simples barbeiro. Foi justo quando ele, ainda estava com os pensamentos nas estrelas, quando se deparou com um anúncio nos classificados de uma Gazeta:
"Vende-se uma casa de barbeiro fora da cidade, o ponto é bom e o capital diminuto; o dono vende por não entender...".

Para o escritor, essa nobre confissão de ignorância é um modelo único de lealdade, de veracidade, de humanidade: "Não penseis que vendo a loja (parece dizer naquelas poucas palavras do anúncio) por estar rico, para ir passear à Europa, ou por qualquer outro motivo que à vista se dirá como é uso escrever em convites destes. Não, senhor; vendo a minha loja de barbeiro por não entender do ofício. Parecia-me fácil, a princípio: sabão, uma navalha, uma cara, cuidei que não era preciso mais escola que o uso, e foi a minha ilusão, a minha grande ilusão. Vivi nela barbeando os homens. Pela sua parte, os homens vieram vindo, ajudando o meu erro; entravam mansos e saíam pacíficos. Agora, porém reconheço que não sou absolutamente barbeiro, e a vista do sangue que derramei, faz-me enfim recuar. Que outros mais capazes tomem a tua freguesia..."




Leia também:



Dia Nacional do livro

"A grandeza deste homem (escusado é dizê-lo) está em ser único.Se outros barbeiros vendessem as lojas por falta de vocação, o merecimento seria pouco ou nenhum. Assim os dentistas. Assim os farmacêuticos.Assim toda a casta de oficiais desse mundo, que preferem ir cavando as caras, as bocas e as covas, a vir dizer claramente que não entendem do ofício. Este ato seria a retificação da sociedade. Um mau barbeiro pode dar um bom guarda-livros, um excelente piloto, um banqueiro, um magistrado, um químico, um teólogo. Cada homem seria assim devolvido ao seu lugar próprio e determinado".

Crônica de "A Semana". 1896, 26 de julho.   

Conforme Machado, se fossemos sinceros o suficiente para admitir a nossa inabilidade, pouparíamos, não só a nós, mas à sociedade que lucraria ainda mais, com profissionais capacitados no exercício de suas verdadeiras aptidões, todos deveriam pensar nisso, inclusive os políticos. Resumindo, "cada um em seu quadrado".


Para ler na íntegra: http://www.lpeu.com.br/q/l7jfc

Obras Completas de Machado de Assis, acesse: https://machado.mec.gov.br/

segunda-feira, outubro 30, 2017

Halloween: Vai Doces ou Travessuras?

A Data de 31 de outubro é mundialmente conhecida como "dia das bruxas" ou "Halloween", uma festa típica celebrada nos países anglo-saxônicos com especial relevância nos Estados Unidos.  No entanto, a Irlanda é tida como o país de origem do "Halloween". 

 
imagem: Pixabay

 A palavra "Halloween" tem origem na Igreja católica. Vem de uma palavra contraída do dia 1 de novembro ”Todo o Dia de Buracos” ou um dia católica de observância em honra de santos.

Mas, no século V d.C.  na Irlanda Céltica, o verão  oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era "Samhain", o Ano novo céltico. Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "hallowinas", nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

O "Halloween" marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. 

Era uma festa com vários nomes: "Samhain" (fim de verão), "Samhein", "La Samon", ou ainda, Festa do Sol. Mas, o que ficou mesmo foi o escocês "Hallowe'en".

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. 

Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.  Eles acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos.

 Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivo quanto possível, de modo a assustar os que procuravam corpos para possuir (Panati).

Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram. O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país sofria e assim conhecido como o Dia das Bruxas.

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

A ORIGEM DA LANTERNA










 A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um dia 31, reza a lenda que o diabo veio levar sua alma. 


    Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transformasse em uma moeda. 


O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. 


Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade.

   

Mas a mudança não dura muito tempo, não.

No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo reaparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. 

O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco.  O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça.

O diabo aceita e Jack liberta-o da árvore.  Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. 

Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada, e como castigo, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.

Os nabos na Irlanda eram usados como "lanterna do Jack ", originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles notaram que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. 

Então, Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.

Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna).

Quem presta atenção vê uma luz fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar.

    LEIA TAMBÉM:

Festival de Samhain

https://loiradobem.blogspot.com/2013/04/e-roda-gira-festival-de-samhain-30-de.html

Doce ou Travessura?

https://loiradobem.blogspot.com/2014/10/31-de-outubro-dia-das-bruxas-doce-ou.htm

31 de Outubro: Doce ou Travessura?

https://loiradobem.blogspot.com/2014/10/31-de-outubro-dia-das-bruxas-doce-ou.html


O Halloween pelo Mundo

    A Irlanda é tida como o país de origem do "Halloween". Nas áreas rurais, as pessoas acendem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).


Na Inglaterra,  “Halloween” era bastante tradicional, mas perdeu um pouco de sua força com a Reforma Protestante. A data de comemoração foi mudada para o dia 5 de novembro.


 A festa foi uma forma de resistência dos católicos do país e, hoje, é uma comemoração festiva, com fogos de artifício, desfiles, fogueiras e afins. Ainda assim, os ingleses também fazem festa no dia 31 de outubro, para desespero dos mais tradicionais — na terra da rainha, 45% dos nativos acreditam que o Halloween é uma “importação cultural americana indesejável”. "Ouch!"

 Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o "Halloween". No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

No Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

No México, celebra O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado por eles. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. 

 Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.

    Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.

Já na Tailândia, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.

Conheça mais países que celebram a data, clique www.megacurioso.com.br

Fontes: [internet] www.alemdaimaginacao.com

Lendas e costumes celtas e Mega Curioso.   

Blessed Be!

quinta-feira, setembro 21, 2017

Atitudes Verdes para preservar o planeta





Tomar atitudes verdes para a preservação do meio ambiente para que o

planeta se torne autossustentável e habitável por nós seria o ideal. 

A escassez de água, petróleo e outros recursos naturais não é um

problema distante de cada um de nós, muito pelo contrário, nós 

podemos contribuir e muito para amenizar o desperdício, 

simplesmente fechando a torneira, enquanto se escovam os dentes.

- Isso é bom para o nosso bolso e o planeta agradece. 

Essas atitudes só dependem de cada um de nós, da responsabilidade

como cada um sobre a terra, o meio ambiente, numa consciência

cósmica e coletiva mais elevada. Para isso é preciso e urgente mudar

nossas atitudes, apego, ganância, materialismo e adotarmos atitudes verdes.

"Lembro de um Velho Índio contando histórias"..

"Nós não herdamos a Terra dos nossos Pais, mas pedimo-la emprestada aos nossos filhos". 

uma frase bastante conhecida mundialmente.

Portanto,  muito mais que simples habitantes do agora, 

somos responsáveis também pelo futuro das novas gerações 

que hão de vir e inclusive no combate à miséria e a fome. 

Sejamos menos egoístas e individualistas, esquecemos velhos 

conceitos antigos impostos por um sistema desigual, 

onde faltam oportunidades, respeito e bom senso,  sobram ganância 

e mesquinhez de caráter.

 


Atitude Verde já!


De acordo com Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, ONG, 

voltado para o consumo consciente de São Paulo, consumimos 20% 

a mais do que o planeta consegue renovar e se fôssemos consumir 

como americanos e europeus, por exemplo, seriam necessários pelo

 menos mais 4 planetas para atender a demanda. 

Eis uma relação de 38 atitudes verdes que podem contribuir para a

 sustentabilidade do planeta e de nossa vida na terra:


















ÁGUA

1-Nunca deixe a torneira pingando - esse simples gesto é capaz de desperdiçar mais de 40 litros de água.

2- Se a descarga disparar - troque o reparo urgente.

3- Construção ou reforma - opte por vasos que usem o sistema V.D.R.(volume de descarga reduzido) que economiza até 40% de água.

4- Lavar a louça.
Jogue fora os restos de alimentos e encha a cuba da pia pela metade, ensaboe as louças com a torneira fechada, depois encha a cuba novamente e enxague as louças.

5- Ao tomar banho permaneça com a torneira fechada enquanto ensaboa o corpo.

6- Deixe a torneira fechada toda a vez que for escovar os dentes.

7-Lave de uma só vez, na máquina ou na mão, a roupa acumulada.

8-No verão, regue o jardim pela manhã ou final de tarde, para que a água não evapore rápido demais.

9-Em vez da mangueira ,use o balde para retirar a sujeira do veículo ou da calçada. Prefira varrer o chão sempre que puder.

PAPEL

Cada brasileiro gasta por ano, uma quantidade de papel equivalente a duas árvores. 

Reutilizar e reciclar papéis podem salvar uma árvore e meia por ano e ainda economizar 2 mil litros de água e 120 litros de petróleo gastos na fabricação do papel:

10- Use os dois lados das folhas, tanto para escrever como para imprimir.

11- Revisões de Texto: ainda na tela do computador, antes de imprimi-los para não ter que pedir mais de uma impressão.

12- Reaproveite papel ou cartolina - para fazer rascunhos, anotações ou imprimir documetos enviados.

13- Visualizar a impressão do documento antes de imprimir e evite imprimir uma folha inteira, com apenas uma ou duas linhas escritas.

14- Se possivel, faça fotocópias - Use os dois lado da folha de papel.

15 - Use coadores - guardanapos e toalhas de pano.

16- Aceite apenas os folhetos de propaganda que forem do seu interesse.

17- Use envelopes - apenas quando for realmente necessário.

18- Tente reutiizar os papéis de presente e sacolas.

19 Quando comprar produtos feitos de papel, prefira os reciclados ou os que trazem selos de certificação, como o do Conselho de Manejo Florestal(FSC).




Nota:

Essas dicas entre outras já são atitudes bem interessantes, mas ainda 
 faltam as sobre os alimentos , combustível e a eletricidade para uma próxima postagem.

Para encerrar as palavras de Almir Sater e uma dica para a consciência ecológica:

"Acho que a reciclagem de lixo é muito importante.Tenho viajado por aí e nota-se o grau de civilização pela quantidade de lixo que encontra-se nas ruas. Se você começar a rodar por esse Brasilzão, você vai ver que têm muitas diferenças com lugares muito sujos, muito mal cuidado e lugares limpos. Acho que é educação. A ecologia começa com a educação em casa."




Fotos: Pixabay/free.
Fonte: Matéria extraída da Revista Bons Fluídos. 

sábado, setembro 16, 2017

Primavera - Tempo de Iluminar























Esta é a época do acasalamento e 
do nascimento da maioria das 
espécies na natureza. 

A vida tem seu esplendor. 
Dentro de nós, começa a surgir 
uma agradável 
sensação de que a vida, após 
o vento
gelado e meses de inverno 
e escuridão
recupera o seu esplendor.

Para algumas culturas essa estação
tem um significado milenar e os seus
rituais de passagem, muitos especiais
para eles. No caso do xamanismo, 
é a mais antiga técnica 
de entrarmos em contato com 
as energias 
sagradas da natureza.

Representa o nascimento dos 
humanos começando 
a viver. 

O tempo do verão é o período 
de frutificar, de rápido crescimento. 

E, quando chegamos no outono, 
vem o tempo da introspecção, 
quando colhemos resultados, 
obtemos o conhecimento necessário, 
para centrarmos em nós mesmos. 

E o ciclo se repete em círculo, no movimento 
de rotação da terra.

Ao receber inspiração das estações 
entramos em sintonia 
com a ecologia dentro e fora de nós, 
trabalhando o ambiente espiritual/
planetário acessando
"Livro da Natureza". 

Onde quer que estejamos no 
mundo seremos afetados pelo
balanço das estações. A disciplina
mental gerada numa cerimônia 
permite que o corpo, a personalidade 
e a psique se harmonizem 
para que as manifestações possam
ocorrer em sintonia com cada estação. 

(*) 
Por milhares de anos nossos 
ancestrais tiveram consciência 
da vida e da morte como um
fluxo contínuo. 

Compreendiam que era importante 
marcar os ciclos de renovação como, 
por exemplo, solstícios e equinócios.

Acreditavam que assim, ajudavam o cosmos 
a crescer e a mudar. 
Ao resgatar essas celebrações nos tornaremos,
novamente, unidos com a terra e com o cosmos. 

Recuperaremos a sensação de equilíbrio 
dentro de nós e de nosso mundo. 
Os rituais de passagem mostram que somos 
parte de algo maior, que podemos 
chamar de Deus ou Universo. 

Essa ligação com o sagrado traz um 
sentimento de unidade com o todo, 
nos dá uma sensação de 
pertencimento.



Quando percebemos a conexão universal 
entre nós, compreendemos que todas 
as histórias fazem parte da 
nossa história. 

A consciência da conexão é vital 
ao aprendizado da convivência mútua. 
Ninguém triunfa sozinho. 

Todos temos a necessidade de nos 
conectar com algo fora de nós – 
com companheiros de caminhada 
com algo maior que nós todos. 

No xamanismo, procuramos 
aprender com as vozes dos ancestrais, 
dos velhos, das tradições, das crenças. 

Esse aprendizado é básico para 
podermos traçar o mapa de nosso 
caminho, de acordo com
o livre arbítrio.

Nunca teremos paz enquanto 
irmãos estiverem 
em guerra, não evoluiremos 
se não fizermos
a parte que nos cabe. 

Quantas pessoas não confundem 
felicidade com sucesso? 

Buscam oportunidades de 
riquezas e outros falsos valores
para esconder a 
depressão, a falta de um 
sentido para a vida. 

Na reconexão com o sagrado, 
aprendemos a apreciar 
o mistério e a beleza das 
coisas simples, que 
geralmente 
passam despercebidas.
Por Léo Artése

(*)
Profissional de comunicação
formado em locução e radialismo, 
professor de 
comunicação verbal, 
especialista em marketing, 
consultor empresarial, 
terapeuta holístico, 
acupunturista e 
estudioso do 
xamanismo.

Imagem: Reprodução/ Internet.

domingo, agosto 27, 2017

Mazzaropi e Voltaire sobre sociedade classista

Uma analogia do filme "Uma Pistola Para Djeca" de Mazzaropi com a filosofia de Voltaire sobre sociedade classista.









“O que deve um cão a um cão, um cavalo a um cavalo?
Nada. Nenhum animal depende do seu semelhante.
Tendo, porém, o homem recebido o raio da Divindade
a que se chama razão, qual foi o resultado?
Ser escravo em quase toda a terra.
A dependência é a raiz de todos os males.
Todos os homens seriam necessariamente
iguais, se não tivessem necessidades.
A miséria que avassala a nossa espécie
subordina o homem ao homem -
o verdadeiro mal não é a desigualdade: é a dependência.”
    Voltaire
.

Só reflete:

Que homem em sã consciência se sujeitaria as vontades do outro, e se privar de sua dignidade, se assim não fosse? Princípios existem onde há escolhas, fora delas cabe só à resignação e submeter-se a vontade dos que têm o poder de decisão nas mãos, até pela autopreservação.

Uma Pistola Para Djeca (1969), do cineasta Mazzaropi mostra sobre sociedade patriarcal, divisão de classes, opressores e oprimidos e a hipocrisia social e religiosa aos não privilegiados. O poder e a influência como juízo de valor sobrepõem os valores da igreja e seus ensinamentos. Ou seja, quem manda é o dinheiro, compra até o silêncio divino, porque todos são dependentes do opressor e tampouco importam os valores morais e éticos.

Numa linguagem enganosamente simplista o enredo fala sobre o poder das classes dominantes aliado ao pensamento de Voltaire: “A Dependência é a raiz de todos os males”.









Gumercindo e sua filha vivem sob o jugo do coronel e sua família arrogante e insensível apoiados pela igreja visto como um benfeitor, "homem honrado" e graças a ele, o povo e seus dependentes têm "comida e moradia", independente se a moral pode ser questionável aos olhos de Deus, enquanto se sujeitam a todo tipo de privações e se regozijam com migalhas.

O drama familiar começa num baile onde a filha de Gumercindo (Mazzaropi) uma das serviçais é seguida pelo filho inescrupuloso do patrão na adega. 

Desse estupro nasce um filho não reconhecido, motivo de chacota para todos e ao mesmo tempo torna a pedra no sapato do patrão, que, a essa altura quer unir sua fortuna com outro importante coronel e honrado. Este por sua vez, não vê com bons olhos a união, mas a filha está vislumbrada e o pároco tenta influenciar a todo o custo o casamento, já que assim continuará com seus privilégios e favores mesmo à custa do sofrimento alheio.

Quando os boatos começam a tomar força na vila sobre o neto bastardo, o coronel tenta se “livrar” do problema com o sequestro e quando o filho do Coronel sofre um atentado no casamento, a moça violada é acusada pelo crime (a corda arrebenta sempre pelo lado mais fraco). 

Cabe agora ao Juízo, apesar da influência e poder protegido pela máscara “de bem” que o coronel e família passam para a sociedade dos privilegiados em restaurar a justiça. Gumercindo pode ser homem iletrado, mas não ignorante ao que se passa ao seu redor.

No bar, enquanto Gumercindo pede uma pinga e desabafa com seus amigos, das quais também compartilham de amarguras, logo o pároco sai em defesa do opressor:

“Vocês precisam acabar com essa má vontade com o coronel, é um homem bom, uma alma boa, ele precisa ser mais compreendido”.

"Alma boa é 'os coletes da vó'". "O Senhor fala assim porque não para aqui. Não, quer dizer, o senhor vive lá, mais com o pessoal do dinheiro, e lá ele não faz 'embruiada' - quer beber uma pinga?”, retruca  Gumercindo aos risos. 

Como o injustificável não tem argumentos...

Caberá a eles lutar contra a tirania, a opressão e a hipocrisia daqueles que se beneficiam e se omitem sobre os menos afortunados e provar a inocência da moça para restabelecer a ordem social e moral ao Juízo(como deveria ser), apesar da vista grossa que a sociedade faz.

"Para que servidores se não tivésseis necessidade de nenhum serviço?
Ainda que passasse pelo espírito de algum indivíduo de bofes tirânicos e braços impacientes por submeter o seu vizinho menos forte que ele, a coisa seria impossível: antes que o opressor tivesse tomado as suas medidas o oprimido estaria a cem léguas de distância. Todos os homens seriam necessariamente iguais, se não tivessem necessidades. A miséria que avassala a nossa espécie subordina o homem ao homem - o verdadeiro mal não é a desigualdade: é a dependência.
Pouco importa chamar-se tal homem Sua Alteza, tal outro Sua Santidade. Duro, porém, é um servir o outro.
Sou tão homem como o meu amo, nasci como ele a chorar; como eu ele morrerá nas mesmas angústias e com as mesmas cerimónias.Temos ambos as mesmas funções animais. Se os turcos se apoderarem de Roma e eu me tornar cardeal e o meu senhor cozinheiro, tomá-lo-ei a meu serviço.
Tudo isso é razoável e justo. Mas, enquanto o grão turco não se assenhorear de Roma, o cozinheiro precisa de cumprir as suas obrigações, ou toda a humanidade se perverteria. Um homem que não seja cozinheiro de cardeal nem ocupe nenhum cargo no Estado; um particular que nada tenha de seu mas a quem repugne o ser em toda a parte recebido com ar de proteção ou desprezo; um homem que veja que muitos monsignori não têm mais ciência, nem mais espírito, nem mais virtude que ele, e que se enfade de esperar nas suas antecâmaras, que partido deve tomar? O da morte".

Trechos de Dicionário Filosófico de Voltaire.

Para o filósofo, o oprimido de hoje sonha em ser o opressor de
amanhã e manter sobre domínio os de agora.
Porém, enquanto isso não acontece, ele precisa se sujeitar ao
seu senhorio. Sem escolhas, os resignados se curvarão diante
da má sorte e até se regozijar com as parcas condições oferecidas,
do seu benfeitor.
Mas viver sem perspectivas e sem dignidade, a morte é mais viável, pois não há diferença entre a servidão e ela. Será melhor morrer lutando pelos seus direitos do que permanecer subjugado, sendo não mais que um morto-vivo.