sábado, 22 de julho de 2017

Atitudes Verdes para preservar o planeta.




Tomar atitudes verdes para a preservação do meio ambiente, para que o planeta se torne 
autossustentável e habitável por nós seria o ideal. A escassez de água, petróleo e outros recursos naturais não é um problema distante de cada um de nós, muito pelo contrário, nós podemos contribuir e muito para amenizar o desperdício, simplesmente fechando a torneira, enquanto se escovam os dentes.
- Isso é bom para o nosso bolso e o planeta agradece. Essas atitudes, só dependem de cada um de nós, da responsabilidade como cada um sobre a terra, o meio ambiente, numa consciência cósmica e coletiva mais elevada. Para isso é preciso e urgente mudar nossas atitudes, apego, ganância, materialismo e adotarmos atitudes verdes.

"Lembro de um Velho Índio contando histórias"..
"Nós não herdamos a Terra dos nossos Pais, mas pedimo-la emprestada aos nossos filhos". uma frase bastante conhecida mundialmente.
Portanto,  muito mais que simples habitantes do agora, somos responsáveis também pelo futuro das novas gerações que hão de vir e inclusive no combate à miséria e a fome. Sejamos menos egoístas e individualistas, esquecemos velhos conceitos antigos impostos por um sistema desigual, onde faltam oportunidades, respeito e bom senso e sobram ganância e mesquinhez de caráter.
 

Atitude Verde já!
De acordo com Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, ONG, voltado para o consumo consciente de São Paulo, consumimos 20% a mais do que o planeta consegue renovar e se fôssemos consumir como americanos e europeus, por exemplo seriam necessários pelo menos mais 4 planetas para atender a demanda. Eis uma relação de 38 atitudes verdes que podem contribuir para a sustentabilidade do planeta e de nossa vida na terra:














ÁGUA
1-Nunca deixe a torneira pingando - esse simples gesto é capaz de desperdiçar mais de 40 litros de água.
2- Se a descarga disparar - troque o reparo urgente.
3- Construção ou reforma - opte por vasos que usem o sistema V.D.R.(volume de descarga reduzido) que economiza até 40% de água.
4- Lavar a louça.
Jogue fora os restos de alimentos e encha a cuba da pia pela metade, ensaboe as louças com a torneira fechada, depois encha a cuba novamente e enxague as louças.
5- Ao tomar banho permaneça com a torneira fechada enquanto ensaboa o corpo.
6- Deixe a torneira fechada toda a vez que for escovar os dentes.
7-Lave de uma só vez, na máquina ou na mão, a roupa acumulada.
8-No verão, regue o jardim pela manhã ou final de tarde, para que a água não evapore rápido demais.
9-Em vez da mangueira ,use o balde para retirar a sujeira do veículo ou da calçada. Prefira varrer o chão sempre que puder.

PAPEL
Cada brasileiro gasta por ano, uma quantidade de papel equivalente a duas árvores. Reutilizar e reciclar papéis podem salvar uma árvore e meia por ano e ainda economizar 2 mil litros de água e 120 litros de petróleo gastos na fabricação do papel:
10- Use os dois lados das folhas, tanto para escrever como para imprimir.
11- Revisões de Texto: ainda na tela do computador, antes de imprimi-los para não ter
que pedir mais de uma impressão.
12- Reaproveite papel ou cartolina - para fazer rascunhos, anotações ou imprimir documetos enviados
13- Visualizar a impressão do documento antes de imprimir e evite imprimir uma folha
inteira, com apenas uma ou duas linhas escritas.
14- Se possivel, faça fotocópias - Use os dois lado da folha de papel.
15 - Use coadores - guardanapos e toalhas de pano.
16- Aceite apenas os folhetos de propaganda que forem do seu interesse.
17- Use envelopes - apenas quando for realmente necessário.
18- Tente reutiizar os papéis de presente e sacolas.
19 Quando comprar produtos feitos de papel, prefira os reciclados ou os que trazem selos de certificação, como o do Conselho de Manejo Florestal(FSC).


Nota:
Essas dicas entre outras já são atitudes bem interessantes, mas ainda faltam as sobre os alimentos , combustível e a eletricidade para uma próxima postagem.
Para encerrar, nas palavras de Almir Sater e uma dica para a consciência ecológica:
"Acho que a reciclagem de lixo é muito importante.Tenho viajado por aí e nota-se o grau de civilização pela quantidade de lixo que encontra-se nas ruas. Se você começar a rodar por esse Brasilzão, você vai ver que têm muitas diferenças com lugares muito sujos, muito mal cuidado e lugares limpos. Acho que é educação. A ecologia começa com a educação em casa.".


Fotos: Pixabay/free.
Fonte: Matéria extraída da Revista Bons Fluídos.