sexta-feira, março 29, 2013
“Quem me rouba a honra priva-me
daquilo que não o enriquece e faz-me
verdadeiramente pobre”. William Shakespeare.
daquilo que não o enriquece e faz-me
verdadeiramente pobre”. William Shakespeare.
Num mundo onde os valores ter
(status, sucesso, dinheiro, poder, domínio)
é mais importante que ser
(simples, honesto, honrado, leal, justo, imparcial),
devido à corrida pela ascensão social e
competitividade, adotamos uma visão
equivocada a respeito de juízos de valor
Talvez, por ser difícil o entendimento,
e depende muito da cultura, educação,
experiência, vivência e dos princípios adquiridos
aos longos dos anos, que estão
intrinsecamente
ligados com a moral, bons costumes
impostos pelas
regras sociais ou familiares,
de acordo com a ética
destes de forma individual e o que as
(simples, honesto, honrado, leal, justo, imparcial),
devido à corrida pela ascensão social e
competitividade, adotamos uma visão
equivocada a respeito de juízos de valor
Talvez, por ser difícil o entendimento,
e depende muito da cultura, educação,
experiência, vivência e dos princípios adquiridos
aos longos dos anos, que estão
intrinsecamente
ligados com a moral, bons costumes
impostos pelas
regras sociais ou familiares,
de acordo com a ética
destes de forma individual e o que as
difere
para conviver e dificuldades encontradas
para se
harmonizar no coletivismo.
Muitas vezes se torna até circunstancial,
eu arrisco a dizer, depende
também da
maturidade "emocional" de cada
indivíduo.
Vivemos numa sociedade,
todo o momento sendo
'bombardeados' pela inversão de valores,
e poupados
pelo "jeitinho brasileiro"
de viver,
onde as coisas que no
final das contas,
acaba tudo em pizza, ou seja,
"deixa pra lá".
Seguindo a linha deste conceito social,
poucos
conseguem, mas é preciso
explorar sentimentos como
empatia
(colocar se no lugar dos outros),
compaixão
(ter respeito pelo sentimento alheio),
assertividade
(falar o que se pensa ou sente,
de forma apropriada,
no momento oportuno e
sem agredir o outro),
trata-se de uma habilidade
das mais raras e essenciais
para a civilidade,
afirmar a sua vontade de maneira
clara, direta e simples, sem com
isso violar os direitos ou dimiuir a
outra pessoa.
Em outras palavras, um
“Meio-termo”,
(uma atitude moderada, onde o excesso
seria a agressão e o contrário a submissão).
Quanto menos providos de autorrespeito
e autoestima e conhecimento,
mais
despreparados
emocionalmente e imaturos
com
relação aos outros,
como
criança birrenta
(Eric Berne explica) vai 'atacar'
os outros, um cão raivoso, ou
um trem desgovernado, ou uma panela
em ebulição prestes a explodir
porque falta equilíbrio e maturidade
emocional, o respeito as diversidades,
da visão linear e míope restritas ao seu
universo particular.
Geralmente, pessoas que não aceitam
seus erros,
defeitos ou foram repreendidas
duramente na infância
se acham sempre no limite e
da razão, não baixam a
guarda,
por falta de autoestima.
Freud explica que está ligado
com as fases em que vivemos
na infância,
e de acordo com elas,
quando adultos uma
personalidade mesquinha, doentia,
egoísta, arrogante, desconfiada,
introspectiva e avarenta.
para conviver e dificuldades encontradas
para se
harmonizar no coletivismo.
Muitas vezes se torna até circunstancial,
eu arrisco a dizer, depende
também da
maturidade "emocional" de cada
indivíduo.
Vivemos numa sociedade,
todo o momento sendo
'bombardeados' pela inversão de valores,
e poupados
pelo "jeitinho brasileiro"
de viver,
onde as coisas que no
final das contas,
acaba tudo em pizza, ou seja,
"deixa pra lá".
Seguindo a linha deste conceito social,
poucos
conseguem, mas é preciso
explorar sentimentos como
empatia
(colocar se no lugar dos outros),
compaixão
(ter respeito pelo sentimento alheio),
assertividade
(falar o que se pensa ou sente,
de forma apropriada,
no momento oportuno e
sem agredir o outro),
trata-se de uma habilidade
das mais raras e essenciais
para a civilidade,
afirmar a sua vontade de maneira
clara, direta e simples, sem com
isso violar os direitos ou dimiuir a
outra pessoa.
Em outras palavras, um
“Meio-termo”,
(uma atitude moderada, onde o excesso
seria a agressão e o contrário a submissão).
Quanto menos providos de autorrespeito
e autoestima e conhecimento,
mais
despreparados
emocionalmente e imaturos
com
relação aos outros,
como
criança birrenta
(Eric Berne explica) vai 'atacar'
os outros, um cão raivoso, ou
um trem desgovernado, ou uma panela
em ebulição prestes a explodir
porque falta equilíbrio e maturidade
emocional, o respeito as diversidades,
da visão linear e míope restritas ao seu
universo particular.
Geralmente, pessoas que não aceitam
seus erros,
defeitos ou foram repreendidas
duramente na infância
se acham sempre no limite e
da razão, não baixam a
guarda,
por falta de autoestima.
Freud explica que está ligado
com as fases em que vivemos
na infância,
e de acordo com elas,
quando adultos uma
personalidade mesquinha, doentia,
egoísta, arrogante, desconfiada,
introspectiva e avarenta.
Pessoas assim terão dificuldades em
con (viver) socialmente,
não são humildes,
solidárias ou empáticas.
Quando enfrentadas se sentem afrontadas
e violadas, partem para o rechaço,
a ironia e cinismo, não entendem que
há uma linha
tênue de civilidade, o respeito e
cuidado com
os outros, agirão com
ações dissimuladas,
invertendo os papéis, se passando
por vítima.
Segundo o Duque de La Rochefoucauld:
"Raramente conhecemos alguém de
bom senso, além daqueles que
concordam conosco."
Conceitos:
Honra
é a avaliação do procedimento
de uma pessoa e estado social baseado
nas adoções daquele indivíduo e
ações.
Consideração ou homenagem à virtude,
ao talento, às boas qualidades humanas.
Sentimento, que leva o homem a
procurar merecer e manter a
consideração pública. dignidade, recato,
respeito, honra, mérito, pudor.
Respeito:
Ação ou efeito de respeitar.
Sentimento que leva alguém a tratar
outra pessoa com grande
atenção, profunda deferência,
consideração ou reverência:
respeito filial.
“Se meus inimigos pararem de dizer
mentiras a meu respeito, eu paro de
é a avaliação do procedimento
de uma pessoa e estado social baseado
nas adoções daquele indivíduo e
ações.
Consideração ou homenagem à virtude,
ao talento, às boas qualidades humanas.
Sentimento, que leva o homem a
procurar merecer e manter a
consideração pública. dignidade, recato,
respeito, honra, mérito, pudor.
Respeito:
Ação ou efeito de respeitar.
Sentimento que leva alguém a tratar
outra pessoa com grande
atenção, profunda deferência,
consideração ou reverência:
respeito filial.
“Se meus inimigos pararem de dizer
mentiras a meu respeito, eu paro de
dizer verdades
a respeito deles.”
Adlai Stevenson.
a respeito deles.”
Adlai Stevenson.
Dignidade:
O respeito que merece alguém
ou alguma coisa:
a dignidade da pessoa humana.
Maneira de se comportar de forma a
demonstrar
certo respeito pelo outro.
Consideração pelos próprios
sentimentos.
A dignidade é essencialmente
um atributo da pessoa humana:
pelo simples fato de "ser" humana,
a pessoa merece todo o respeito,
independentemente de sua
origem, raça, sexo, idade,
estado civil
ou condição social e econômica.
Em tempo:
os conceitos de Honra, Respeito e
Dignidade foram
retirados de fontes do
Google, dicionário online.
"A arte existe para que a realidade não nos destrua." Nietzsche.
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