domingo, outubro 30, 2016

Almir Sater se apresenta no Teatro Bradesco RJ e SP

O compositor, cantor e violeiro, Almir Sater, se apresenta no Teatro Bradesco em duas cidades: Rio de Janeiro (30/11) e São Paulo (06/12). 

Opus Promoções é a responsável pelos shows, após uma série de apresentações no sul e nordeste, onde culminou em um sucesso estrondoso. Com casa cheia, e em quase todos os locais, ingressos esgotados com meses de antecedência.


















No palco, com sua viola de 10 cordas, o artista revisita sua carreira ao cantar os seus maiores sucessos como Tocando em Frente, Chalana, Trem do Pantanal, Cabecinha no Ombro, entre os outros. Isso tudo sem deixar de lado a técnica ímpar e o magistral toque de viola, indispensáveis nas suas apresentações.

Recentemente Almir Sater e Renato Teixeira gravaram em parceria o CD “AR” pela Universal Music, com produção do norte-americano Eric Silver. Gravado entre o Brasil e Nashville (EUA) o disco muito bem recebido pela crítica e público, já rendeu vários frutos, entre eles, o 27º Prêmio Música Brasileira como melhor dupla regional. Atualmente foram indicados ao Grammy Latino 2016, em duas categorias “Melhor Álbum de Musica Raízes Brasileiras” e “Melhor música em língua portuguesa” com a faixa “D de Destino” que abre o disco, e foi o primeiro single disponibilizado nas plataformas digitais. A premiação ocorre no dia 17 de novembro, em Las Vegas.


Reprodução: Internet 


Enquanto isso, o artista segue com sua agenda de shows em diversas cidades e capitais até o final do ano, onde deverá entrar em recesso, após uma longa e concorrida maratona de shows.

Os ingressos já estão à venda pelo Site do Teatro Bradesco, a seguir:



A interação com o público flui tão natural que a impressão é de ter estado na sala de visitas do artista, completamente à vontade num tom mais intimista. 
Um espetáculo imperdível.

sábado, outubro 29, 2016

DIA NACIONAL DO LIVRO - SAIBA O MOTIVO


                                      DIA NACIONAL DO LIVRO

   No dia 29 de outubro comemoramos o “Dia Nacional do Livro”, em virtude da transferência em 1810, da Real Biblioteca portuguesa para o Rio de Janeiro, originou-se a Biblioteca Nacional.

  O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D. João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga.




         Hoje não há mais desculpa para fugir da literatura, do saber,  a internet facilita o acesso, com sites para download  www.dominiopublico.gov.br ou ler online ebooks via PDF, word, epub, mobi entre outros.  

          Além das bibliotecas públicas que, cobram uma taxa irrisória e qualquer pessoa tem direito ao acesso para o livro físico.

          Duas coisas que dão sentido à vida, ao cotidiano, ao sonho e esperança: Música e Livros. Adquira ambos, eles sempre elevam a consciência e discernimento. 

          Muito além de ler, interpretar, se fazer entender e compreender sob a ótica do autor, para depois formular a nossa opinião e percepção. 

          Eu tenho por hábito ler autores que se divergem entre si, para no final, confrontar e formar um consenso ou contraponto e chegar à conclusão.

          Eu nunca vou por ali apenas. 



          Há artistas com essa percepção em estimular e promover a leitura, incentivar as pessoas a buscar informações e conhecimento, além da  boa música.

      Entre eles, Almir Sater um dos que sempre é requisitado para “shows” em Feiras literárias e eventos ou festivais de literaturas. Sater quando esteve em uma delas, declarou: 
"Um público que vêm a uma Feira de livros é um público especial. Uma cidade que prestigia o Livro é uma cidade especial".

     Recentemente o tenor Andrea Bocelli se expressou sobre: "Não abusem da música porque senão ela perde o grande poder terapêutico que ela pode ter sobre nós. Voltem a pegar os livros em suas mãos. Serão os seus companheiros de viagem, importantes para entender e julgar e analisar a realidade de uma maneira mais crítica".

    Ou seja, um complementa o outro, mas são distintos, no entanto, está correto afirmar que Música e Literatura são a receita certa para o alimento da alma, da mente e corpo.
                               
         Um detalhe importante é sempre ler o livro sob a visão do autor e o entendimento de onde ele nasceu, cresceu, viveu, sua cultura, costumes e valores de sua época. Vejo por aí "críticos" sobre Machado de Assis, sem nenhum critério, apenas superficial.
            "Medita bem, não me leias como os que têm pressa de ir apanhar o bonde; lê e reflete."  Machado em A Semana (1895)

          Infelizmente,  falta refletir antes sobre a época que o autor viveu (1839 – 1908), o Brasil possuía 70% ou mais de pessoas analfabetas e iletradas, somente a classe abastada e dominante tinham acessos a livros e jornais, e a cultura vigente que dominava era a grega, predominante da Europa.  Machado escrevia crônicas para jornais e o perfil do público era restrito, refinado.


        Uma breve história Machado e suas Obras-primas adaptadas para televisão, cinema e teatro e certamente não é nenhum exagero afirmar ser o maior escritor brasileiro de todos os tempos

 
Foto: Reprodução - Machado de Assis 

    Alguns escritores brasileiros entre tantos que vale a pena conhece-los sobre as suas divagações, poemas, crônicas, contos e obras: Machado de Assis, José de Alencar, Guimarães Rosa, Cora Coralina, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiróz, Paulo Freire, Gilberto Freyre, Cecília Meirelles, Chico Buarque, Castro Alves, Tomás Antônio Gonzaga, Manuel Bandeira, Darcy Ribeiro, Paulo Leminski e recentemente descobri Carolina Maria de Jesus, “O quarto do despejo” e  Mia Couto, entre outros.

  Os 28 escritores brasileiros que você deveria conhecer é a sugestão do site ebiografia , da qual eu também pretendo me aprofundar nessa ideia, dos que ainda não tive o prazer de lê-los.  

 Abaixo, uma das liras do poema do malfadado amor entre Marília e Dirceu (Publicado em "O Amor Infeliz de Marília de Dirceu").




Crédito Arte: Eduardo Schloesser.

Lira V
Marília, tu chamas?
Espera, que eu vou.
Aqui um regato
Corria sereno
Por margens cobertas
De flores, e feno:
À esquerda se erguia
Um bosque fechado,
E o tempo apressado,
Que nada respeita,
Já tudo mudou.
São estes os sítios?
São estes; mas eu
O mesmo não sou. 
  
Para conhecer essa história de amor  Marília de Dirceu
Para baixar o livro  Domínio Público

PS: Há controvérsias, alguns historiadores opinam diferente sobre quem seria de fato a "Marília" retratada no poema. Mas aí já é outra história, fica para depois. Ou como diria, Machado, "A conclusão, caros leitores, deixo para vocês".

Obs: Postagem atualizada em 29/10/2021. 

quarta-feira, outubro 26, 2016

AR DE ALMIR SATER E RENATO TEIXEIRA PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS



Em Dezembro passado, Almir Sater e Renato Teixeira despontaram com o mais novo projeto, o CD “AR” que leva as iniciais dos seus nomes, em todas as plataformas digitais. Apesar de amigos e parceiros musicais, é a primeira vez que os artistas lançam um CD juntos.

Gravado entre o Brasil e Nashville (EUA), com produção do norte-americano Eric Silver, o álbum traz 10 músicas inéditas compostas por eles, e contemplados no 27º Prêmio de Música Brasileira de 2016, como melhor dupla regional.

Almir e Renato estão entre os brasileiros indicados ao 17º Grammy Latino 2016 e concorre em duas categorias: “Melhor Álbum de Musica Raízes Brasileiras” e “Melhor música em língua portuguesa” com a faixa “D de Destino” que abre o disco, e foi o primeiro single disponibilizado nas plataformas digitais. A premiação ocorre no dia 17 de novembro, em Las Vegas.


AR – Disponível nas plataformas digitais: https://umusicbrazil.lnk.to/DDeDestino e nas Melhores Lojas e Sites virtuais.


Muito Além das Fronteiras...
O disco navega por diversas vertentes e influências musicais, do folk ao country e do rock Anos 70, sem deixar de flertar com o purismo da música caipira e a poesia bucólica. “Tem uma fase da vida que você é rock and roll, tem outra fase que você é country e tem aquela que você é folk”, lembra Renato Teixeira.

Já Almir Sater tem um estilo caracterizado mais pelo experimentalismo, agrega uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas ao folk norte-americano, da música inglesa com pegadas de rock e blues, e influências das culturas fronteiriças do seu estado MS, como a música paraguaia e andina.

Almir ressalta que a tônica foi de montar um repertório com matizes diversos. “Apesar de sermos parceiros, temos estilos particulares. Foi possível deixar os dois bem evidentes”. “Todas essas músicas têm a cara da gente e condizem com a história que trilhamos juntos há mais de 30 anos. Nossos admiradores saberão que ele foi feito com o amor de sempre”, afirma Renato.

                                   

O CD “AR” leva o selo Som de Gringo e distribuído pela Universal Music no início do ano, já se encontra à venda nas melhoras lojas e sites virtuais e nas plataformas digitais. Em seus shows, Almir Sater já incluiu algumas das canções novas no repertório e o público tem-se surpreendido com elas e vibrado muito. Sem dúvida, um disco ímpar e contagiante que agrada em cheio todas as gerações.

Contato Almir Sater:
Claudete Faria
Tel.: +55 (11) 4485.1539 /(11) 4485.3049 /(11) 97546.3850
e-mail: claudetefaria@uol.com.br
www.claudetefaria.com.br

Contato Renato Teixeira:
 
Imagens: encarte do CD - Eduardo Galeno - Agência Produtora.

segunda-feira, outubro 24, 2016

Almir Sater faz Shows nesta semana nos estados de São Paulo e Minas

O Compositor, Cantor e violeiro Almir Sater faz uma série de apresentações na última semana do mês de Outubro.  Com agenda cheia desde o início, o artista rodou diversos estados, como o Sul, Nordeste e a Capital Paulista, entre eles.



Agora será a vez do interior de São Paulo ( SESC Catanduva 26),  Ribeira (30) e  na terra dos violeiros, Minas Gerais – em Contagem (27). Além de diversos shows, o músico também faz parte do projeto, a Tour Tocando em Frente, onde divide o palco com Renato Teixeira e Sérgio Reis, em diversas cidades e capitais e tem sido sinônimo de sucesso e sempre lotado, por onde passam.  No fim de semana passado ( 21 e 22) o Citibank Hall /SP recebeu dois shows do trio, e  muito comentado nas redes sociais pela atuação deles. 
Os Artistas relembraram sucessos consagrados como Tocando em Frente, A Saudade É uma Estrada Longa,   Romaria, Panela Velha, tempos da jovem guarda de Sérgio Reis, Coração de Papel, outras do cancioneiro popular e até as mais atuais como D DE Destino, o recém-lançado CD “AR”  por Almir Sater e Renato Teixeira, que concorre ao Grammy Latino 2016, “Melhor música em língua portuguesa”.

                                                                    vídeo amador via Sandra Pizzo

Gravado entre Nashville (EUA) e Brasil, o disco muito elogiado pela crítica e público, leva com  selo “Som de Gringo”, leva assinatura do produtor norte-americano Eric Silver e distribuído pela Universal Music, se encontra  à venda nas plataformasdigitais,  nas melhores Lojas e Sites virtuais.

Serviço:
Shows Almir Sater | Outubro
26 – SESC Catanduva/SP
27 – Contagem/MG
28 – Sete Lagoas/MG – Mercado San Pietro ( cancelado)

29 – Rio Preto/SP ( show cancelado)
30 - Ribeira/SP

Mais informações  na Agenda deste Blog.