Loira do bem ∞ : 10/05/15

segunda-feira, outubro 05, 2015

ADM & MKT | INVESTINDO NO VERDADEIRO POTENCIAL


 
E assim é. Cada um de nós tem um dom, talento natural para determinada tarefa ou profissão. E nem sempre “querer é poder”, podemos até querer, mas não temos poder para a realização. Por que¿ Depende de outros fatores, que muitas vezes vão além de esforços, determinação e capacidade. É necessário oportunidade também. Desde criança, ouvimos nossos parentes ou conhecidos perguntar: O que você vai ser quando crescer¿. Muitas vezes, pensamos em imitar a profissão dos próprios pais, avós, tios, vizinhos, ou até mesmo para agradar, ou dar continuidade ao ramo de negócios, ou optamos por aquela de maior estabilidade, status e recursos suficientes para viver uma vida confortável. Menos o que realmente temos habilidade e potencial para exercer.
O trabalho nos consome a maior parte do tempo, de energia, da vida e dos compromissos. E sem paixão ou comprometimento, ele se torna tedioso, e um peso, uma  obrigatoriedade. Não importa se somos um gari, bombeiro, professor, médico, artista, empreendedor, filósofo, sorveteiro, dona de casa, artesão, todas as profissões são importantes, para a engrenagem girar e atender as necessidades da população. Todas merecem Respeito.Porém, o que deveria mais importar, se estamos confortáveis dentro da profissão, se a escolhemos de acordo com nossa habilidade, maestria, e trazer a realização pessoal. E, como desenvolver esse potencial, se já sabemos de nossa aptidão, e investir nestas melhorias¿. O que queremos alcançar¿ sucesso profissional¿ ótima saúde¿ um lar harmonioso e pleno¿ Independência financeira¿ Certamente, queremos tudo isso. Todos nós almejamos ter reconhecimento como pessoa e como profissional.

O primeiro passo seria o Autoconhecimento: Conhecer melhor nosso potencial, através de uma lista de habilidades, talentos, coisas que gostaria de realizar. Quais seriam as coisas mais importantes, e os nossos valores¿. Quais são as minhas facilidades, dificuldades. O que ficar mais em ênfase é o traço mais marcante em nós (habilidade). A partir deste conhecimento, investir na potencialidade ( aprimorar, aperfeiçoar a habilidade).

“Mais do que capaz, mais do que instruído” – dizia Voltaire. O que o filósofo sinaliza que, habilidade e potencialidade, são duas coisas que se completam, mas distintas. 
imagem reproduzida do site: lookfordiagnosis
 Enquanto a habilidade é a capacidade, inteligência para fazer as coisas. É o grau de competência de um indivíduo frente ao uma determinada tarefa ou meta. Saber fazer, como cantar, dançar, interpretar, aliada à criatividade, astúcia, força, agilidade e esperteza. A potencialidade é a possibilidade da realização anterior, algo ou alguém tem transformar em realidade, o nosso objetivo. Se alguém canta bem( bom cantor), toca instrumento( dedicar horas de estudo técnico), dificuldades em Matemática( tomar aulas particulares ou de reforço) para adquirir e melhorar as habilidades, intrinsecamente ligada ao vigor, força, energia, um conjunto de aptidões, onde será lapidado. Para isso, precisamos definir o que são prioridades e valores em nossas vidas, para então prosseguir com nossos sonhos. O que vem em primeiro lugar quando pensamos em prioridade, o que importa para nós, realmente¿. E quais os valores que consideramos importantes, das quais não podemos abrir mãos, nossos princípios. Muitas vezes, para chegar ao topo, temos que abrir mãos de nossos valores, purismo. Está disposto¿. 

Quais são nossas verdades mais profundas. Richard Jacobs escreveu um livro motivacional “What's your Purpose”? Qual é o seu propósito¿. O que estaria escrito em nossa lápide em uma única palavra para ser lembrado depois¿. Amizade, Felicidade, Jovialidade, Companheirismo, Amor, dedicação, virtudes, generosidade, enfim. Cada um de nós sabe onde aperta o calo, diz um antigo dito popular. No final, apesar de todos os esforços, objetivos, metas e sonhos, nós ainda somos o maior empreendimento, portanto tratamos com respeito, cuidado e zelo ainda maior a nossa pessoa, pois ela merece o melhor.Lá no começo, eu perguntei: O que você quer ser quando crescer¿. Lembrei-me do escritor Fernando Sabino, “O menino no espelho” – Livro & Filme, onde dizia: eu quero ser Menino, e escreveu em seu epitáfio: "Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino!". E você, o que vai escrever na página de seu livro¿. Ao longo do decorrer de sua vida?
Imagem: reproduzida do Blog mundodeariel
“Cada um de nós tem um fogo no coração para alguma coisa. É nossa meta na vida encontrá-lo e mantê-lo aceso". ( Mary Lou Retton ). Boa Sorte e corra descobrir os seus, que eu vou correr atrás do meu.

Nota: O trecho faz parte do Módulo de Motivação pessoal - Adm & Marketing - Curso Projeto Voluntário da qual ministrava.