domingo, abril 19, 2015

A idiotice é vital para a felicidade

SEJA UMA IDIOTA



A idiotice é vital para a felicidade.

Gente chata essa que quer ser séria, 
profunda e visceral sempre. 
Putz! 
A vida já é um caos, por que fazermos dela, 
ainda por cima, um tratado? 
Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: 
mortes, separações, dores e afins.

No dia a dia, pelo amor de Deus, 
seja idiota! 
Ria dos próprios defeitos. 
E de quem acha defeitos em você. 
Ignore o que o boçal do seu chefe disse.
Pense assim: quem tem que carregar 
aquela cara feia, todos os dias, 
inseparavelmente, é ele. 
Pobre dele.

Milhares de casamentos 
acabaram-se não pela falta de amor, 
dinheiro, sexo, sincronia, 
mas pela ausência de idiotice. 
Trate seu amor como seu melhor amigo, 
e pronto.

Quem disse que é bom dividirmos 
a vida com alguém que tem 
conselho pra tudo, soluções sensatas, 
mas não consegue rir quando tropeça?
hahahahahahahahaha!...



Alguém que sabe resolver uma 
crise familiar, mas não tem 
a menor ideia de como preencher 
as horas livres de um fim 
de semana? 
Quanto tempo faz que você não vai 
ao cinema?

É bem comum gente que fica 
perdida quando se acabam 
os problemas. 
E daí, o que elas farão se já não têm 
por que se desesperar?

Desaprenderam a brincar. 
Eu não quero alguém assim comigo. 
Você quer? Espero que não.

Tudo que é mais difícil é 
mais gostoso, mas... a realidade já 
é dura; piora se for densa.
Dura, densa, e bem ruim.
Brincar é legal. Entendeu?

Esqueça o que te falaram sobre 
ser adulto, tudo aquilo de não 
brincar com comida, 
não falar besteira, 
não ser imaturo, 
não chorar, não andar descalço, 
não tomar chuva.

Pule corda!

 
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay

Adultos podem (e devem) 
contar piadas, passear no parque, 
rir alto e lamber a tampa 
do iogurte.

Ser adulto não é perder 
os prazeres da vida - e esse é o único 
"não" realmente aceitável.

Teste a teoria. 
Uma semaninha, para começar.

Veja e sinta as coisas como 
se elas fossem o que realmente são:
passageiras. 

Acorde de manhã e decida 
entre duas coisas: ficar de mau humor 
e transmitir isso adiante 
ou sorrir...

Bom mesmo é ter problema 
na cabeça, sorriso na boca 
e paz no coração!

Aliás, entregue os problemas nas mãos
de Deus e que tal um cafezinho gostoso
agora?

A vida é uma peça de teatro 
que não permite ensaios. 
Por isso cante, chore, dance e 
viva intensamente antes que
a cortina se feche!

Por Ailin Aleixo | Reprodução.
imagens: por Pixabay /free

sábado, abril 18, 2015

18 de Abril | Dia do Livro Infantil

  Por Luana Castro.

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 

18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato, 

grande escritor da Literatura infantojuvenil.








A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa 

homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, 

dedicou-se à literatura infantil no Brasil. 

A data foi instituída em 2002, ano em que 

foi criada a Lei 10.402/02, registrando

 a data de nascimento de Monteiro Lobato 

como o dia oficial da literatura infantojuvenil.

Escritor vinculado ao Pré-Modernismo 

brasileiro que contribuiu com obras célebres 

para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado 

para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros

era dedicada a esse público. 

Sua primeira história infantil,  

A menina do narizinho arrebitado

foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que 

outros tantos surgissem, imortalizando 

as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, 

Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente 

seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final 

dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final 

dos anos de 1990 até meados dos  anos 2000.

 



















Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil 

a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e 

os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes 

do povo do interior e as lendas de nosso folclore. 

Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira 

aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega.

Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal 

característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.

Nascido em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, 

Monteiro Lobato transformou-se em “gás inteligente” — definição 

bem-humorada que costumava dar à morte — no dia 04 de julho 

de 1948.

Durante seus 66 anos de vida contribuiu intensamente para 

a literatura brasileira, transformando-se em referência

no assunto. Para celebrar o dia da literatura 

infantojuvenil, escolha um dos  vários títulos de Lobato e 

boa leitura!

Títulos da literatura infantojuvenil de Monteiro Lobato:

1 – Reinações de Narizinho; 

2 – Viagem ao céu e O Saci;
3 – Caçadas de Pedrinho e Hans Staden;
4 – História do mundo para as crianças;
5 – Memórias da Emília e Peter Pan;
6 – Emília no país da gramática e Aritmética da Emília;
7 – Geografia de Dona Benta;
8 – Serões de Dona Benta e História das invenções;
9 – D. Quixote das crianças;
10– O poço do Visconde;
11– Histórias de tia Nastácia;
12– O Picapau Amarelo e A reforma da natureza;
13– O Minotauro;
14– A chave do tamanho;
15– Fábulas;
16– Os doze trabalhos de Hércules (1º tomo);
17– Os doze trabalhos e Hércules (2º tomo).

Por Luana Castro - Graduada em Letras | Site brasilescola
Imagem: reprodução Internet

Entendendo Paulo Freire: “Educar é se encharcar de sentido”

Nome: Paulo Freire
Data de Nascimento: 19/09/1921
Cor dos olhos: Castanhos
Local: Recife/PE.
Raça: Humana.

Educar é se encharcar de sentido.”  Paulo Freire



















Aprender não é acumular conhecimento, estes são voláteis e superados, menos a capacidade de continuar, pensar a realidade.  
É sempre possível aprender, é um sujeito que aprende e não o mundo. 
Se educar é impregnar de sentido nossa vida. 

Educador é aquele que ajuda que constrói que dá sentido a isso. 
Ele é animador do que comunicador. 

O aluno tem que caminhar por si mesmo, com autonomia intelectual, a escola de cidadão para e pela cidadania. E não ser restritos, mas cidadãos plenos, segundo ele, a escola é a cidadã que exerce internamente, decisões democráticas. 

O aluno é protagonista, não em acatar normas
(eu entendo como aguçar a curiosidade, buscar pensar por 
si mesmo, formar opinião sobre, a escola deveria ser a ponte e não 
a solução suficiente e centralizadora em ideias).

O sistema segura, freia e não estimula pessoas para o aprendizado. 
Alguma coisa está errada, a escola não deveria 
ser burocrática, hierarquizada. 

O sistema tem dificuldade em aceitar Paulo Freire, não é lógico e (deveria ser dialógico / linguagem). 

E não ser apenas opressão, puramente unilateral e exercer o papel de doutrinalizador, mas o de formar gente em dialéticas. 
A contradição é o berço do diálogo. 

O conflito não pode gerar antagonismo. 

Solidariedade é condição de sobrevivência, conhecimento serviu para destruir o planeta, tornando o insustentável, a ética do mercado apregoa o Sonhar, mas Paulo nos mostra que este é um mundo possível, não pode fazer tudo, mas é possível melhorar. 

O mais importante é o Respeito
Freire respeitava o outro, não estressava e nem humilhava 
o outro, separando o bem do mal, mas busca pela teoria do diálogo, 
que se torna libertadora. 

Foi isso que chamou atenção de outras economias, 
o instituto Paulo Freire até o momento catalogou 90 países que 
estudam a teoria de Paulo Freire.   

Para ele, aprendiz é um sujeito, ele tem que ser respeitado em 
sua própria identidade. 
Só aprendemos quando aquilo faz parte 
de nosso projeto de vida. 

E isso faz parte da energia humana, capacidade de entender 
o porquê está neste mundo, a humildade diante do conhecimento 
e do mundo deve ser despertada por um professor.

Uma síntese copiada e retirada Canal TV Escola 
Instituto Paulo Freire 

Conheça mais sobre o  Paulo Freire considerado 
o mais célebre educador brasileiro, com atuação e 
reconhecimento internacionais, entre as maiores 
universidades renomadas, um dos mais importantes 
pedagogo do mundo, conhecido como o Patrono da Educação Brasileira.
 
Acesse a página do Instituto:

quinta-feira, abril 16, 2015

A PELE QUE HABITO

Uma análise sobre "A Pele que habito".

Foi um pitaco que dei no Facebook sobre o filme em 20 de Março, da qual expresso por aqui no Blog 















Essa semana, uma das pessoas do meu perfil, a Carla, assistiu e achei pertinente da parte dela, em querer discutir sobre o enredo do filme, complexo, ambíguo e instigante ao mesmo tempo. 

Falar do que dirige Pedro Almodóvar é desafio e o filme angustiante,
adaptado do livro Tarântula”, do francês Thierry Jonquet.

E logo vem o
 questionamento: "Estamos realmente confortáveis na pele que habitamos?"
E estando na pele do outro, como sentimos?

Como é sentir a dor do outro, estando na pele dele, sendo antes opressor e agora oprimido ou vice versa?. 

Penso que "O mais importante não é a pele, mas o ser que se esconde por trás dela". 

Nem sempre uma pele verdadeira ou tãomoralmente correta assim.

Ao longo da trama, o opressor de antes agora oprimido, mas, mesmo transformado sexualmente, ele não perdeu sua essência e manipula a situação, pois, conhece a "vulnerabilidade" do opressor. 

Observe que o ódio e amor estão lado a lado e caminham juntos, um paradoxo. 
Tanto opressor quanto oprimido possuem mais semelhanças entre si do que imaginam. 




A impressão que "Bandeiras" na verdade procura restituir aquela pele genuína, da qual desde sua infância sempre esteve ausente, desprotegida, mãe sem afeto, uma esposa infiel, 
uma filha depressiva, e no meio do caminho, um estuprador. 

Alguns vão achar que trata-se mais de uma transformação sexual, "como o outro não se vê ou se vê na nova pele que habita", pode até ser, mas acho mais complexo do que apenas 
uma mudança de sexo. 

Quem quiser sentir na pele veja o filme ou leia o livro....e vamos trocar ideias depois...

Imagem: Reprodução Google /Filme.

segunda-feira, abril 13, 2015

Show de Cris d`Avila Sensorial Discos encanta Jardins/SP


Ventos sopram boas notícias.
Cantora e intérprete Cris d'Avila, fez uma bonita apresentação, nos Jardins, SP e lotou o espaço da Sensorial Discos, na sexta dia 10 de Abril, e encantou o público presente. A Artista sul-mato-grosssense tem sido uma grata surpresa nas casas paulistanas desde Novembro, sem cessar. E segue sua agenda cercada de boas energias e tendo a música, como  sua grande paixão.












 
Assim ouvi dizer e a resenha da Cris d' Avila já diz tudo..então.. ó resta esperar pelo showzaço de hoje, logo...
Posted by Cris d' Avila on Sábado, 11 de abril de 2015