segunda-feira, setembro 26, 2016

INGRESSOS ESGOTADOS PARA VER ALMIR SATER EM PORTO ALEGRE

Com ingressos esgotados há mais de semanas, Almir Sater retorna a Porto Alegre, no próximo dia 30 de setembro em única apresentação, no Teatro do Bourbon Country. Para quem perdeu a oportunidade deste show, ainda há ingressos 
para o dia (01) em Novo Hamburgo, no Teatro Feevale. 

Foto: Divulgação/ Reprodução. 
  
No palco, o violeiro e compositor  revisita sua trajetória ao relembrar sucessos 
imortalizados como “Tocando em Frente”, “Chalana”, “Trem do Pantanal”, 
mescla com o CD atual, o “AR”  gravado em parceria com Renato Teixeira, 
em dezembro passado.

Além das canções consagradas,  as inéditas  como “Bicho Feio”, “Peixe Frito” e “D De Destino”  indicada ao Grammy Latino 2016  como “Melhor Canção da Língua Portuguesa”, tem sido acrescentadas ao repertório do violeiro. 

Os artistas também concorrem em outra  
categoria - “AR”  como “Melhor Álbum de Música Raízes Brasileiras”. A Premiação  será em Novembro, em Las Vegas.    

Com quase 40 anos de carreira artística, Sater gravou seu primeiro disco solo, “Estradeiro”  em 1981, o último - “7 Sinais” (2006), e  o mais recente “AR”  com Renato Teixeira (2015), pela Universal Music em todas as plataformas digitais.


Foto: Eduardo Galeno / Agencia Produtora.
                                 























O disco navega por diversas vertentes e influências musicais, como o folk e o country, do bluegrass ao rock Anos 70, sem deixar de flertar com 
o purismo da música caipira e a poesia bucólica. 

Almir Sater tem um estilo caracterizado pelo experimentalismo, agrega uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas  ao folk norte-americano e da música inglesa,  com influências das culturas fronteiriças do seu estado MS, como a música paraguaia e andina e com pegadas de rock e blues. 

O show acústico e simples se destaca também pelo inconfundível toque de viola
 de Almir Sater,  assim como as instrumentais “Doma”, entre elas  e os ritmos fronteiriços como as polcas e os chamamés. 

Entre uma música e outra, a sinergia com o público é  notória, ao relembrar
 “causos pantaneiros” quando em meados dos anos 80, o violeiro viajou com uma 
comitiva a fim de pesquisar os costumes do homem pantaneiro,  onde resultou em 
um documentário elaborado de forma poética.

quinta-feira, setembro 22, 2016

Almir Sater e Renato Teixeira indicados para o Grammy Latino

Almir Sater e Renato Teixeira estão entre os brasileiros indicados ao 17º Grammy Latino 2016 anunciado ontem, quarta-feira (21) pela Academia Latina de Gravação, em duas categorias:
MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA DE RAÍZES BRASILEIRAS
"AR", de Almir Sater & Renato Teixeira.
MELHOR CANÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA "D De Destino", de Almir Sater, Paulo Simões e Renato Teixeira, que abre o disco, e foi o primeiro single disponibilizado nas plataformas digitais.

                                              Foto: Eduardo Galeno / Agencia Produtora.
 
Gravado entre o Brasil e Nashville (EUA), com produção do norte-americano Eric Silver, reúne 10 canções inéditas compostas por Almir Sater e Renato Teixeira e tem sido muito elogiado pela crítica especializada e fãs no geral. Os Artistas, já haviam sido agraciados no 27º Prêmio de Música Brasileira de 2016, como “melhor dupla regional”.

Sater em seus shows, já incluiu desde o início do ano, no repertório – as canções Bicho Feio, Peixe Frito e D De Destino, faixa que abre o disco e a música de trabalho, que inclusive, concorre na categoria acima como Melhor canção.  Abaixo, o vídeo amador em que Almir Sater canta durante show a música que foi indicada ao Grammy Latino.



 E, pelo visto, “viver muito além das fronteiras” longe das pedras de atiradeira, é o desejo também, do presidente da Academia Latina da Gravação, Gabriel Abaroa, que ressaltou a qualidade e a diversidade dos indicados à 17ª edição do Grammy Latino, e destacou o bom momento e o crescimento da música hispânica, especialmente nos Estados Unidos. "Não há muro algum que possa ser construído que detenha o poder da música. Jamais. A música não conhece muros", disse Abaroa em entrevista por telefone à Agência Efe.

Em sua página oficial no Facebook, Renato Teixeira   compartilhou o link da Agencia Produtora, representante do artista, parabenizando-os, pelas indicações.


A premiação ocorre no dia 17 de novembro, T-Mobile Arena, em Las Vegas Que venha então, o Grammy para Almir Sater e Renato Teixeira, ícones brasileiros e merecedores disso, pois levo a certeza no meio do peito.
CD AR – disponível nas plataformas digitais e nas Melhores Lojas e Sites Virtuais.

terça-feira, setembro 20, 2016

LITERANDO COM ALMIR SATER E RENATO TEIXEIRA

Reprodução Internet 














"LITERAR"
é criar, reinventar, explorar ou reformular um conceito sobre algo já feito.

Segundo o site Literar é ler com novos olhos, apresentar diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto e levantar um questionamento crítico sobre aquilo. 
É mostrar que a literatura nunca cai em desuso, há sempre algo novo a ser descoberto e explorado. E assim fez o compositor Renato Teixeira na letra “O Amor Tem Muitas Maneiras”- a partir de uma frase de Guimarães Rosa.

O artista esclarece na coluna do Jornal Contato - Taubaté como teve a ideia de criar a música sobre a célebre frase do escritor mineiro: "Ganhei de presente de Luiz Coronel, aquele que eu cito em um dos versos da música 'Amanheceu Peguei a Viola', um lindo livro sobre Guimarães. Um dicionário poético do grande escritor mineiro com uma coletânea espetacular de frases bem sacadas. Então, eu pego uma frase sua como mote e crio uma canção a partir dela. Hoje vou mostrar uma delas pra vocês. Guimarães escreveu 'um amor tem muitos modos de parecer que morreu', com certeza uma frase tão impactante quanto 'O amor é eterno enquanto dura', de Vinicius. A partir da frase de Guimarães, eu fiz O Amor Tem Muitas Maneiras".



Foto: Eduardo Galeno / Agencia Produtora.

A canção faz parte do novo  CD “AR” de Almir Sater e Renato Teixeira, em um dueto de vozes que se encaixam adequadamente, se torna ainda mais emocionante. 

Se Almir Sater já é genial sozinho, a participação de Renato Teixeira, em trazer à tona a literatura  de Guimarães Rosa, um dos  mais brilhantes escritores e atemporais, vem enaltecer ainda mais o trabalho destes ícones brasileiros.  

Nas palavras do próprio Renato Teixeira: “Poder interagir com nossos mestres num diálogo cabível, nos faz caminhar sobre a fina lâmina do tempo onde não há existir, só sentir. Foi isso que ele quis dizer quando afirmou que 'as pessoas não morrem, apenas ficam encantadas...'. Guimarães ficou encantado uma semana depois desse veredicto”.

 
  

O CD “AR” está disponível nas plataformas digitais ou nas Lojas e Sites Virtuais. 

Você pode ouvir  
O Amor Tem Muitas Maneiras no Canal YouTube de Renato Teixeira também.



              
    Trecho do livro - Guimarães Rosa.