terça-feira, 20 de setembro de 2016

LITERANDO COM ALMIR SATER E RENATO TEIXEIRA


LITERAR é criar, reinventar, explorar ou reformular um conceito sobre algo já feito. Segundo o Site Literar é ler com novos olhos, é apresentar diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto e levantar um questionamento crítico sobre aquilo. É mostrar que a literatura nunca cai em desuso, e que há sempre algo novo a ser descoberto e explorado. E, assim fez o Compositor Renato Teixeira na letra “O Amor Tem Muitas Maneiras”- a partir de uma frase de Guimarães Rosa.

O Artista na coluna do Jornal Contato - Taubaté,  esclarece como conheceu e teve a ideia de criar a música sobre a célebre frase do escritor mineiro: Ganhei de presente de Luiz Coronel, aquele que eu cito em um dos versos da música “Amanheceu Peguei a Viola”, um lindo livro sobre Guimarães. Um dicionário poético do grande escritor mineiro com uma coletânea espetacular de frases bem sacadas. Então, eu pego uma frase sua como mote e crio uma canção a partir dela. Hoje vou mostrar uma delas pra vocês. Guimarães escreveu “O amor tem muitas maneiras de parecer que morreu”, com certeza uma frase tão impactante quanto “O amor é eterno enquanto dura”, de Vinicius. A partir da frase de Guimarães, eu fiz O amor tem muitas maneiras.
 
Foto: Eduardo Galeno / Agencia Produtora.
A canção faz parte do novo  CD “AR” de Almir Sater e Renato Teixeira, em um dueto de vozes que se encaixam adequadamente, se torna ainda mais emocionante. Se Almir Sater já é genial sozinho, com a participação de Renato Teixeira, em trazer a tona, a literatura  de Guimarães Rosa, um dos  mais brilhantes escritores e atemporais, vem enaltecer ainda mais o trabalho destes ícones brasileiros.  Nas palavras do próprio Renato Teixeira: “Poder interagir com nossos mestres num diálogo cabível, nos faz caminhar sobre a fina lâmina do tempo onde não há existir, só sentir. Foi isso que ele quis dizer quando afirmou que “as pessoas não morrem, apenas ficam encantadas...”. Guimarães ficou encantado uma semana depois desse veredicto”.
  
O CD “AR” está disponível nas plataformas digitais ou nas Melhores Lojas e Sites Virtuais. 
O áudio O Amor Tem Muitas Maneiras no Canal Youtube de Renato Teixeira: