segunda-feira, agosto 03, 2015

ATIVIDADES SIMPLES PARA COORDENAÇÃO MOTORA

Rolar no tapete, abotoar, construir castelos de areia: atitudes simples e que cabem no cotidiano melhoram o desenvolvimento da criança.





Segundo Da Vinci "a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação". Acredito. De acordo com especialistas, atividades simples pode ajudar as crianças a desenvolver a coordenação motora, desde cedo. O custo benefício é enorme, quase de graça, coisas comuns, mas necessário para o desenvolvimento das crianças. O que negligenciamos agora, pode faltar amanhã. E, tudo que a criança precisa é ser tratada como tal. 

Um adulto feliz depende de uma infância saudável, e de forma mais assertiva. Deixamos os aparatos tecnológicos para os adultos. 
Haverá muito tempos depois para se envolver com tais parafernálias.

Segundo o site da Ig, aos três anos, a criança já deve ser capaz de controlar a concentração e a coordenação motora necessárias para fazer movimentos finos e precisos com os dedos. Algumas atividades fáceis de fazer no dia a dia, doze sugeridas por especialistas, para ajudar a criança a atingir este marco: 
Rolar no tapete, abotoar, construir castelos de areia: atitudes simples e que cabem no cotidiano melhoram o desenvolvimento da criança.

Sem contar o bem enorme psicológico no emocional, estreitamento de laços afetivos e a segurança passada entre pais e filhos.



1- Deixar a criança rolar no tapete. Se possível, faça uma trilha de almofadas sobre o tapete para a atividade ficar mais “fofinha”.

2- Pintar com tinta guache ou a dedo.

3- Colorir com giz de cera ou giz de lousa


6- Fazer massinha em casa. “Misture 4 xícaras de farinha, 1 colher de sal, 1 colher de óleo, ½ xícara de água com corante”.

7- Colocar água de um jarro maior em recipientes menores, de vários tamanhos, enfiar botões ou contas coloridas grandes em um barbante.

8-  Construir castelinhos de areia.

9-  Brincar com blocos de montar. 

10- Incentivar a criança a dançar: “A dança desperta a conscientização em relação aos próprios movimentos”.

11-Enfiar botões ou contas coloridas grandes em um barbante.

12- Permitir que ele abra e feche vasilhas ou coloque e tire tampas de panelas, desenvolve a motricidade e ajuda a criança a entender os utensílios da casa.



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Informações:
New York Times/Academia Americana de Pediatria.
Agradecimentos: 
 Teresa Ruas, especialista em brincadeiras e consultora da Fisher Price; Gilda Rizzo, especialista em educação infantil e estimulação do desenvolvimento
Fotos: Reprodução / google.
Fonte Matéria: delas

domingo, agosto 02, 2015

O ESPELHO E O NOSSO VERDADEIRO EU

“Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas 
consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para entro... Espantem-se à vontade, podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não admito réplica." -   Machado de Assis em "O Espelho".


 
Ufa, finalmente terminei de ler e a complexidade de Machado
não é fácil, mexe com nossos sentimentos mais profundos e reflexão.

Eu fiz uma pesquisa com as amigas Marta e Vanda na semana passada
para ver o que elas pensavam a respeito dessa citação tão impactante.

E elas tinham opinião parecida com a minha. Em algumas análises
que li, alguns acham que o autor se refere à alma, no sentido espiritual,
uma está interligada com a outra e não podem se dividir. Com a ruptura, 
se encolhe e se perde na sua essência.

Eu entendo mais como personalidade e o ego. De que passamos a ser
e a viver de acordo com a imagem que os outros fazem de nós, e 
esquecemos do nosso verdadeiro eu, da essência real.

Na maioria das vezes, confundidos com a função social da qual exercemos, assumimos a identidade da qual a sociedade nos reconhece, incorporamos 
um personagem de modo a angariar prestígio e mais respeito.

No entanto, o espelho é o nosso verdugo, porque ele nos mostra nosso
verdadeiro eu sem máscaras, aquilo que somos quando não estamos 
diante dos outros, representando nosso papel, sem nossa armadura externa. 

A impressão é que, ao tentar separar essas duas almas, a analogia entre 
"alma e laranja" ou seja, quando repartida em duas, se veem pela metade, incompletas.

Um rápido resumo de “O espelho” Machado de Assis descreve sobre
Jacobina, um alferes (posto militar na época)que orgulhava-se de
sua farda e vivia em Santa Teresa, bairro conceituado do RJ.

Orgulho de toda família, passou a ser chamado de "Sr. Alferes" e
durante suas férias na fazenda de sua tia, pelo status alcançado
lhe foi destinado o melhor quarto, mobília e um espelho enorme,
oriundo da família real. Começou a se ver como os outros lhe viam, 
e não mais como o seu eu verdadeiro.

Ao ficar sozinho na fazenda, passou a ter como companhia o espelho,
e a angústia de que sua alma externa havia também o abandonado.

Ao trocar a farda por um pijama, com o tempo percebe que sua imagem 
refletida no espelho estava desaparecendo e sumindo. Já não era mais o respeitado Alferes, então vestia sua farda, e ao estar diante do espelho, lá se reconhecia novamente.
Mas sempre se sentia incompleto.



Finalizando, valorizamos mais a imagem externa do que nosso interior.
Muitas vezes, ganhamos esse respeito, não por quem somos, mas pelo
que representamos. E no fim, quando sós a nossa consciência é o nosso
espelho, que se revela de forma angustiante, sem a nossa pele externa, 
estamos desprotegidos e passamos a ser um indivíduo comum,
inseguros com a pela interna.

Sem a primeira, a segunda perde o seu glamour perante os olhos dos outros. 
Vem de encontro ao filme "A pele que habito" inspirado no livro "Tarântula" de Thierry Jonquet.

E a pergunta que não quer calar:
— Estamos nós, confortáveis com a "pele" em que vivemos?.
"A roupa faz o homem" diz o ditado, mas quanto à essência?

imagens: Reprodução. /internet

Livros de Machado de Assis - Acesse a Biblioteca do MEC Machado de Assis e o Site Domínio Público