Loira Do Bem ∞ : AQUI, AGORA CRIANÇAS: ATIVIDADES SIMPLES PARA COORDENAÇÃO MOTORA

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

AQUI, AGORA CRIANÇAS: ATIVIDADES SIMPLES PARA COORDENAÇÃO MOTORA

Segundo Da Vinci, "a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação". Acredito. De acordo com especialistas, atividades simples para ajudar as crianças a desenvolver a coordenação motora, desde cedo. O custo benefício é enorme, quase de graça, coisas comuns, mas necessárias para o desenvolvimento das crianças. O que negligenciamos agora, pode faltar amanhã. E, tudo que criança precisa, é ser tratada como tal. Um adulto feliz, depende de uma infância saudável, e de forma mais assertiva. Deixamos os aparatos tecnológicos para os adultos. Haverá muito tempos depois, para se envolver com tais parafernálias.

Segundo o site Ig, aos três anos, a criança já deve ser capaz de controlar a concentração e a coordenação motora necessárias para fazer movimentos finos e precisos com os dedos.

Algumas atividades fáceis de fazer no dia a dia, 12, sugeridas por especialistas, para ajudar a criança a atingir este marco:.
Rolar no tapete, abotoar, construir castelos de areia: atitudes simples e que cabem no cotidiano melhoram o desenvolvimento da criança. 

  (Sem contar o bem enorme piscológico no emocional, estreitamento de laços afetivos, e a segurança passada, entre pais e filhos).

1-Deixar a criança rolar no tapete. Se possível, faça uma trilha de almofadas sobre o tapete para a atividade ficar mais “fofinha”.
2-Pintar com tinta guache ou a dedo.
3-Colorir com giz de cera ou giz de lousa
6- Fazer massinha em casa. “Misture 4 xícaras de farinha, 1 colher de sal, 1 colher de óleo, ½ xícara de água com corante”.
7-Colocar água de um jarro maior em recipientes menores, de vários tamanhosEnfiar botões ou contas coloridas grandes em um barbante.
8-Construir castelinhos de areia.
9- Brincar com blocos de montar. 
10- Incentivar a criança a dançar: “A dança desperta a conscientização em relação aos próprios movimentos”
11-Enfiar botões ou contas coloridas grandes em um barbante
12-- Permitir que ele abra e feche vasilhas ou coloque e tire tampas de panelas: desenvolve a motricidade e ajuda a criança a entender os utensílios da casa.
Informações:
(Com New York Times/Academia Americana de Pediatria)
Agradecimentos: Teresa Ruas, especialista em brincadeiras e consultora da Fisher Price; Gilda Rizzo, especialista em educação infantil e estimulação do desenvolvimento
Fotos: Reprodução 
Fonte Matéria: delas