Loira do bem ∞ : 05/15/15

sexta-feira, 15 de maio de 2015

COMPORTAMENTO | PARA O SONHO ACONTECER


O que o gênio da lâmpada e a fada madrinha têm em comum? Eles realizam sonhos. Chegam à vida da personagem quando ela está aprisionada em problemas sem saber como alcançar seus objetivos, e num estalar de dedos ou chacoalhar de varinha, eis que surge o desejado.

Mas, alto lá!, mesmo nos contos de fadas, há uma prerrogativa para tudo acontecer: é preciso pedir.Isso significa saber qual é o seu sonho,visualizá-lo com detalhes, aceitá-lo e se considerar merecedor dele. Com a primeira etapa definida, está na hora de perguntar o que se pode fazer para concretizar o sonho.Deixe de lado o gênio da lâmpada e a fada madrinha.

Agora é por sua conta e risco.É você quem irá traçar essa trajetória, tão genial e emocionante, de transportar o mundo das ideias para o real. Sabe como? Planejando, executando e alternando soluções.

É importante,também, confrontar o planejamento com o real para remodelar o sonho de acordo com a realidade que se apresenta…Os psicanalistas chamam isso de solução de compromisso.

É como se fosse um pacto que você faz consigo mesmo e com a realidade para alcançar o que almeja – sem perder a disposição para realizar os ajustes necessários.

Não há magia nem milagre. Se você reconhece o sonho e já percebeu que ele é factível, está na hora de entrar com o plano de ações.Caneta e papel na mão.Escreva o que quer, em detalhes, e marque uma data para começar – hoje mesmo, por que não? e o período no qual espera alcançá-lo.Não esqueça: você é o protagonista da história.

Pra começar, trace objetivos:
Pergunte-se se esses sonhos são factíveis,e se dá para torná-los possíveis com ajustes e adaptações.

A seguir vem a fase das escolhas.Saiba que realizações exigem empenho, tempo e dedicação. Por isso, é importante saber se você está investindo no que realmente trará felicidade.Diante de dúvidas, como “caso ou viajo pelo mundo?”.você terá de escolher uma direção. Chegou a hora de planejar.Realizar um sonho pode ser algo demorado.E as conquistas desse caminho acontecem sem afobação ou rigidez.É preciso prever tempo para acidentes de percurso.Tropeços e erros não são sinais de fracasso.

Uma dose de tolerância, sem perder o foco no futuro, ajudará a continuar.É uma questão de reformular os prazos, sem desanimar.Os fatos imprevisíveis nos impulsionam para a frente e nos fazem acumular sabedoria para progredir.

Outro ponto importante: Adaptação.Quanto maior o grau de flexibilidade, mais chances de ser bem-sucedido.Essa é uma unanimidade entre os especialistas quando o assunto é concretizar os sonhos. É fundamental abrir possibilidades, pensar em alternativas e modificar seu comportamento de acordo com o que a realidade lhe apresenta.

Caminhar em direção ao sonho é isto:sempre voltar ao planejamento e evoluir com ele, se moldando às situações sem negar a realidade.

(Texto de Tatiana Bonumá – Revista Bons Fluídos – Fevereiro de 2008)

Boa Semana a Todos! E que Sonhando desde agora!