Loira do bem ∞ : 06/19/13

quarta-feira, junho 19, 2013

Poder, Corrupção e Mentiras by Dado Villa-Lobos


Terça-feira, 18 de junho de 2013
Poder, Corrupção e Mentiras

PODER + CORRUPÇÃO + MENTIRAS

=


ISSO NÃO É PIADA!


Estava em Brasília, 1984 na malfadada votação da emenda Dante de Oliveira, a das "Diretas Já". Invadimos o congresso, eu, Dinho, Zé Renato e Pedro Ribeiro, junto a algumas centenas de cidadãos. Lá estavam Dante de Oliveira, o Cacique Juruna (esse com ele é o Figueiredo)
e provávelmente o José Dirceu.... Eram 4 horas da tarde e às 5 o exército cercou a praça, o prédio do povo, com tanques, camiões, soldados e fuzis. Seguiram-se cenas clássicas da minha memória: O general Newton Cruz espancando com seu chicote os carros do buzinaço num sinal da L2 Sul, bombas de gás lacrimogêneo e tudo o mais. Confusão e muita adrenalina numa noite de terça-feira de 84.Brasília partiu pra dentro, dever cumprido com o "quepaíséeste" na veia.
Estive outro dia com meu irmão que viveu anos na Europa e hoje mora por aqui em SP há mais de uma década.Ele me mostrou fotos de Berlin 1989 pré queda do muro com mascarados incendiando Mercedes e BMWs pelas ruas. Porque? Insatisfação. - Essas democracias européias, me disse ele, se fizeram com muita gasolina, fogo e confusão.E viva a síndrome da revolução francesa (1789), sê bem vinda. 
Finalmente, ao que tudo indica, chegou uma nova ordem. Segunda feira azul. Bem vindos aos anos 80.