sábado, fevereiro 11, 2017

INTELIGÊNCIA ESTÁ NA CAPACIDADE DE PENSAR EFICIENTE




"A inteligência não é uma nota de um teste de QI, mas sim a capacidade de descobrir o que quer da vida", garante o psicólogo Robert Sternberg e se assemelha ao do sociólogo suíço Philippe Perrenoud quando discorreu sobre o tema " Saber mais é ter relações de força". 

Que se assemelha com outro gêncio da ciência: "Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança." (Stephen Hawking). 


Imagem: Shutterstock

O que o psicólogo Robert Sternberg e o sociólogo Philippe Perrenoud possui em comum?.  

A meu ver, a forma como devemos ser elemento transformador na sociedade, a começar pela mudança no sistema educacional. 
Os dois debatem sobre o mesmo tema.  

Segundo Perrenoud "Sabemos transformar decímetro em centímetro, mas o que sabemos sobre autoestima, agressividade, angústia?"

O que vamos usar mais? Como uma coisa tão presente na vida está ausente na escola que pretende preparar para a vida?”, Philippe Perrenou questiona.

 Ele não afirma, que esta é a solução dos problemas para amenizar conflitos e as relações interpessoais, mas um dos caminhos para chegarmos ao um consenso. Mesmo porque é provado que existem 
várias espécies de inteligências.

Segundo o cientista norte-americano, o psicólogo Howard Gardner,  detectou 7 tipos mais comuns entre nós. Mas, sem dúvida, nota-se que ser inteligente, está correlacionado com a capacidade de entendimento do que está em nossa volta. 

Inteligência e cultura são duas coisas distintas: Na Cultura, aprendemos o que já foi dito e assimilado por outras pessoas, a inteligência transforma o aprendizado em outro entendimento à partir de uma nova opinião formalizada por nós mesmos. 

Mas, não há exagero em afirmar que o saber é relação de força. 
À partir do momento que tomamos conhecimento sobre vários estudos, passamos a entender melhor o comportamento das pessoas e da sociedade, no geral. 

A seguir o texto do psicólogo. Eu resumiria, nas palavras Socratianas: "Quanto mais eu penso que sei, menos eu sei, eu só sei que nada sei.".

 Leia e reflete:

Você já percebeu que foi insensível com alguém ou deixou que os sentimentos influenciem as decisões e julgamentos? 

Há psicólogos como Robert Sternberg da Universidade Cornell nos Estados Unidos, que defende um novo modelo educacional e ensine as pessoas a pensar de maneira mais eficiente.

“Vemos pessoas que tiram ótimas notas na escola, mas que são péssimas como líderes. Ao mesmo tempo em que há técnicos muito bons sem qualquer tipo de ética". 

"A inteligência não é uma nota de um teste de QI, mas sim a capacidade de descobrir o que quer da vida e encontrar maneiras de chegar lá", afirma Sternberg, citado pela BBC. 

Por isso, vale a pena seguir algumas dicas:

1) Reconheça seus pontos fracos. Acha-se mais inteligente do que a média? Isso é o que os cientistas chamam de ‘superioridade ilusória’ e explicam que é particularmente frequente entre as pessoas menos capazes. 
Tem tendência para negar os seus defeitos? Este tipo de propensão influencia as ideias e a forma de viver. Mas, os psicólogos defendem que é possível se treinar para identificar estas tendências e acabar com elas.

2. Calce as 'sandálias da humildade' . Nenhum homem deveria ter vergonha de admitir que errou, até porque isso faz dele uma pessoa mais sábia, defendia o poeta Alexander Pope. 
Hoje, ser uma pessoa ‘mente aberta’, que lida melhor com as incertezas, é fundamental. 
Esta humildade intelectual torna-o mais capaz de questionar os limites do seu conhecimento e dá uma maior capacidade de se colocar ‘na pele dos outros‘.

3. Discuta com você mesmo. Evite as tendências negativas. Tente olhar para uma questão de vários ângulos e discuta as suas convicções.


Fonte: noticiasaominuto

segunda-feira, fevereiro 06, 2017

EMPÓRIO MÃE TERRA REALIZA DEGUSTAÇÃO NESTA SEXTA

Sempre envolto de aromas e sabores, Empório Mãe Terra trará mais uma novidade para os clientes e público em geral, uma tarde festiva em sua loja, nesta sexta-feira, dia 10\02\17, a partir das 16h00. Desta vez reúne os parceiros comerciais Chácara e Pousada Marabu (patês e geleias orgânicas e naturais), Café DEPATRÃO, LE CAFÉ e entre outros.

Além da feirinha com diversos produtos, guloseimas, degustação e ambiente aconchegante, dicas imperdíveis do Sr. Brigílio sobre como preparar um saboroso café, indispensável ao paladar dos brasileiros. O Empório Mãe Terra está localizado na Rua  Jorge Velho, 180 -  Loja 3 –  esquina com Amador Bueno (Rua do SENAC) em Londrina/PR e estará com descontos de 15% em seus produtos - menos os produtos dos expositores. 
 
Maiores informações através do telefone (43) 3324-0011. Portanto, um convite irrecusável e uma ótima oportunidade para degustar e conhecer produtos saudáveis, para uma vida mais independente e produtiva.