domingo, 11 de janeiro de 2015

Vida Saudável:Vassoura no pé e os benefícios da Reflexologia

Se depender de mim, a Medicina Tradicional, não terá vez pra mim, tão cedo. Assim espero, só recorro a ela, em último caso.  Evito qualquer espécie de remédios e medicamentos. Acredito que nossa cura está de dentro pra fora. Na maioria das vezes, na alma.  Processo de auto cura, alimentação saudável e estar principalmente em paz consigo mesmo. Compreender o processo da vida e que estamos de passagem neste planeta, é um dos motivos, que encontrei para viver de forma mais desapegada o possível  e com pretensões nada ambiciosa. Perdemos talvez em quantidade de vida, mas ganhamos em qualidade.  Hoje, vivemos numa Sociedade altamente competitiva, de cobranças e resultados, e ficamos tão envolvidos, com esses valores, que a vida passa ao nossos olhos, num piscar e quando temos condições de descansar ou aproveitar a vida, infelizmente perdemos a saúde.
Stress, irritação ou mau humor, perfeccionismo, cobranças excessivas, tudo isso, corrói e envenena nosso corpo e alma. O Corpo grita, fala, comunica e demonstra aonde estamos falhando com ele. Ou seja, somos culpados direto ou indiretamente, pelas doenças, desequilíbrio que causamos. Entupimos de remédios, que cura de um lado, e destrói do outro. É um corpo estranho agindo dentro do nosso organismo.  Então, é preciso regular e ajustar novamente o nosso corpo. E um destes caminhos naturais, é a Reflexologia ( massagem dos pés).
Vida Saudável: o Pé fala.
Segundo a fisioterapeuta, Paula Leony,  o pé é um mapa de nosso corpo (espelho do corpo), e  a Reflexologia ajuda a relaxar, limpar o corpo das toxinas, melhorar a circulação ou até mesmo provocar um enorme bem-estar. Ele traz inúmeros benefícios, retorno do equilíbrio energético corporal.

O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, a cura é possível. A massagem profissional dos pés vai mostrar quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e, portanto não estão funcionando eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a um estado ótimo de saúde.

A REFLEXOLOGIA pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. O reflexologista não cura - somente o corpo é capaz de fazê-lo. Mas a REFLEXOLOGIA ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma super ativa. Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a REFLEXOLOGIA atua em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual.

Temos que lembrar que nossos pés suportam nosso peso durante todo o dia, portanto estão submetidos a uma pressão muito grande e sobretudo com sapatos não adequados, fazendo com que haja um desequilíbrio no nosso eixo de sustentação. Mexendo com todos os nossos músculos e articulações, mudando a nossa postura. Normalmente as pessoas sentem muitas dores nos pés e sofrem numa constante tentativa de adaptação refletindo esta tensão aos músculos, principalmente nos joelhos e ombros aumentando assim a fadiga e irritabilidade. Abusamos de nossos pés, visto quanto bem nos faz, ficar com os pés livres, após um dia de trabalho. Reflexos sensíveis à dor indicam quais partes do corpo estão congestionadas. Essa avaliação diz respeito apenas a partes do corpo "fora de equilíbrio", e não a distúrbios específicos. É importante ter consciência disso. Os reflexologistas não praticam medicina. Esse é o domínio dos médicos licenciados. Os reflexologistas nunca diagnosticam uma doença, nunca tratam uma doença específica nem prescrevem ou ajustam a dosagem de medicamentos.

Exercício da Vassoura> simples e eficaz.
Stress, irritação ou mau humor e até descobrir partes do corpo congestionados ou com possíveis doenças.
- Rolar os pés numa vassoura, é bastante relaxante. - -Pressionar a planta dos pés num cabo de uma vassoura pode ser um ótimo remédio.
-É que alguns pontos dessa zona do corpo correspondem aos nossos órgãos internos — e tocá-los facilita o fluxo de energia.
- Deve-se fazer esta massagem a um pé de cada vez, rolando-o no cabo (para frente e para trás), respirando fundo e cuidado para não escorregar! 

Reproduzido do Site:
Paula Leonny Fisioterapeuta.