sábado, agosto 02, 2014

Diferença entre Inteligência e Cognição








                Imagem de Martine por Pixabay

Há uma sutil diferença entre inteligência e Capacidade cognitiva.
Inteligência é o que se pode melhorar por meio de estudos, o raciocínio, compreensão e aprendizagem.
Cognição inclui todo o processo mental que pode ser descrita como uma experiência de conhecer (incluindo percepção, reconhecimento, conceber e raciocínio), que se distingue de uma experiência de sentimento ou da vontade.
Mas para um leigo distinguir entre Inteligência e Cognição, não é muito fácil. Inteligência e Cognição são dois termos relacionados, mas não são a mesma coisa.
Neste artigo, vamos entender as características básicas de cada um, para nos ajudar a diferenciá-los:

O dicionario define ‘inteligência’ como:
1. Conjunto de todas as faculdades intelectuais
(memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstração e concepção).
2. Qualidade de inteligente.
3. Compreensão fácil.
4. Pessoa muito inteligente e erudita.
5. Figurado, conluio.
6. Harmonia.
7. Habilidade.
8. Atividade ou serviço que visa obter e fornecer informações secretas relativas ao estado, ao governo, à segurança ou a sectores estratégicos.
[Informática artificial: Ramo da informática que estuda o desenvolvimento de sistemas computacionais com base no conhecimento sobre a inteligência humana].

Inteligência vem do latim intelligentia que tem a ver com a capacidade de aprender ou compreender um determinado termo. Inteligência é desenvolvida desde a infância.

Ninguém nasce inteligente, é preciso trabalhar sua inteligência para melhorar suas habilidades. É muito difícil definir inteligência, porque ninguém pode medir a inteligência.

Existem diferentes tipos de inteligência: inteligência Linguística, inteligência espacial, inteligência musical, inteligência corporal, inteligência Interpessoal, entre outras.

Por exemplo:
Inteligência linguística - Falar e escrever bem.
Inteligência lógico-matemática - habilidades lógicas, ou seja,

habilidades matemáticas para provar ou resolver problemas.
Inteligência Musical - Realizar, compreender e apreciar a música.
Inteligência interpessoal - Interagir com os outros de forma eficaz.

Definição de cognição:
Função da inteligência ao adquirir um conhecimento.
O ato ou processo de conhecer; percepção.
Conhecimento entre outros.

                                              Leia Também:
                                             
[Cognição]

A cognição é um processo mental necessário para realizar as tarefas que têm a ver com os mecanismos de como aprender, lembrar e prestar atenção ao invés de qualquer conhecimento real que você aprendeu. Sem a capacidade de cognição, não se pode mostrar inteligência.

É um processo no qual a pessoa desenvolve-se através de habilidades baseadas no cérebro.O QI ou Quociente de Inteligência serve para medir a capacidade cognitiva de cada um.
É uma forma de testar sua capacidade para resolver problemas e entender conceitos. 

Inteligência é, basicamente, a capacidade de um bom desempenho em tarefas cognitivas.

É a capacidade de utilizar o conhecimento, resolver problemas, compreender ideias complexas, aprender rapidamente e adaptar-se aos desafios ambientais.
É um processo de como você pensa, e etc.

[Resumindo]
Inteligência é a capacidade de entender o que é percebido, aprendido ou fundamentado, ao contrário da cognição, processo de pensamento ou conhecimento. É o resultado mental de percepção, aprendizagem e raciocínio.
 
Por Cilene Bonfim. Fonte: CbNews – cbnewsplus.com
  

sexta-feira, agosto 01, 2014

DE ARTISTA PARA ARTISTA: O RETRATO ARTESANAL DE ALMIR SATER

Uma verdadeira aventura, segundo nossos heróis aqui, teve de tudo, teve chuva, teve tombo, vidro quebrado do retrato, mas nada disso atrapalhou o humor, a vontade e a alegria de estarem no show e juntos do Almir Sater, a fim de entregarem o retrato feito especialmente para homenagear o artista.

"Trocadilho" de Fernando Pessoa, "Ai que delícia cumprir um dever". Sim, quando se pode ver o sonho de uma pessoa realizada dessa forma.  Lander é um rapaz muito querido em sua cidade e nas redes sociais.  Além de ser um Desenhista de mão cheia e faz retratos com perfeição, é motoqueiro, roqueiro,  fã de viola, Tião Carreiro,  Almir Sater,  e ainda namorado da bela jornalista Camila, que teve um desfecho fundamental para realizar o sonho dele no final.  Enfim sabe aquelas pessoas com leveza de alma, sentimentos bons e sem "ranhaduras" na alma.?... Então dá gosto ter por perto.

O Casal reside em Muriaé, em Minas Gerais, amantes da natureza, das estradas e aventuras. Mal sabiam eles que iriam viver uma de suas maiores aventuras, o de estar de frente com o autor do seu retrato Almir Sater, um desejo há muito acalentado. E eu estava com o coração na boca literalmente, porque nem sempre depende só do artista ou sua produção para tal feito, muitas vezes depende da organização local, do compromisso do artista para se deslocar para outro show em outra cidade ou estado, enfim naquele dia, o universo conspirou a favor deles.  
Logo que soube em meu Blog que o Almir Sater ia se apresentar no Festival da Sanfona e Viola em Mimoso do Sul, ES, perto de sua cidade, ele começou a fazer retrato, desenho livre e a mão, artesanal mesmo do artista, sonhando com a oportunidade de entregar a ele, pessoalmente. E veio ter comigo, eu botei "pilha", de que seria um presente ímpar, original da qual qualquer pessoa gostaria de ganhar. 
E cada dia ele ia postando nas redes sociais o retrato tomando vida, eu agonizando e energizando, claro, para que ele conseguisse realizar o seu intento. A produção de Almir Sater realizou o seu desejo e segundo eles foram recebidos por parte deles, do artista, com carinho especial. 
Abaixo as fotos registram o momento especial do Casal e a entrega do retrato.












 

 Finalizo o post com as palavras de Almir Sater, segundo Lander,  quando ele leu os dizeres atrás do seu retrato "É isso ai, rock n roll" \m/ -   
Oh yeah, pois esse som tem o dom de unir pessoas geniais e originais e que valorizam coisas simples mas que fazem toda a diferença no final!.
Para contactar o  Trabalho do  desenhista Lander acesse seu perfil no Facebook:
https://www.facebook.com/lander.vinicius.5