sábado, abril 05, 2014

Oito maneiras de se identificar a Manipulação Emocional



Manipulação 




          Segundo o dicionário informal é aquele que ilude, manipula, faz a mente da cabeça de outra pessoa, tenta convencer sua mente, dizendo 
que só aquela é aceita.

         Sujeito que induz outras pessoas e cria acontecimentos que influencia as opiniões de maneira sutil, levando as pessoas a pensar que as conclusõesque elas tiram são mais lógicas, não percebendo que suas razões foram "agendadas" de maneira cognitiva para que chegassem ao que o autor queria, em resumo, qualquer escrutir deve ser um bom manipulador simbólica e cognitivamente.

Ou seja, é aquele que se aproveita de uma situação, para beneficio próprio e uso de artifícios, artimanhas, para manipular, forjar, maquinar, preparar. A manipulação emocional é também conhecida como "Agressão dissimulada."  

Você sabe reconhecer um (a) manipulador (a)?. Abaixo uma lista compliada de um artigo escrito por Fiona McColl a seguir:


1) Não adianta tentar ser honesto com um manipulador emocional. Você diz alguma coisa e é logo contestado. 
Exemplo: Eu estou realmente irritado por você ter esquecido meu aniversário. 
Resposta:
      Fico triste por você pensar que eu iria esquecer do seu aniversário, eu deveria ter contado sobre ogrande estresse pessoal que estou enfrentando no momento. 
Mas você vê, eu não queria incomodá-lo. Você está certo! Eu deveria ter colocado toda essa dor (não se surpreenda ao ver lágrimas de verdade, neste ponto) de lado e focado no seu aniversário.  Desculpe! 

     E na medida mesmo em que você vai ouvindo as palavras, você vai tendo aquela horripilante sensação de que elas NÃO significam
desculpa alguma, de que não há arrependimento algum; mas uma vez ditas as palavras, nada mais LHE resta a dizer. Ou isso, ou você, de repente, se encontra paparicando a angústia do outro! Sob todas as circunstâncias, se você perceber esse jogo - não sucumba! 
     Não cuide, não aceite um pedido de desculpas que sente como besteira. Se se sente como besteira, provavelmente é.
 
Regra número um
      Se lidar com um chantagista emocional confie em seus instintos. 
      Confie nos seus sentidos. Depois que um manipulador emocional encontra uma manobra bem-sucedida, ela é adicionada a uma lista prioritária e você terá apenas alimentado essa constante dieta de merda.

2)    Um manipulador emocional é o retrato de um ajudante a postos. Se você lhes pedir 
para fazer algo, quase sempre concordam - isto é se eles não se voluntariarem para fazê-lo primeiro. Então, quando você diz "ok, obrigado" - eles começam a suspirar pesadamente, ou emitem outros sinais não verbais que permitem que você saiba que eles realmente não querem fazer nada do que disseram. Quando você lhes diz que não parecem querer fazer qualquer coisa - eles vão tentar fazer parecer 
que É CLARO que eles querem e como você está sendo irracional. 
     Esta é uma forma de discurso contraditório - que é algo em que os manipuladores emocionais são muito bons.
 
Regra número dois: se um manipulador emocional disse SIM - responsabilize-o por isso. 
Não compre os suspiros e as sutilezas dos sinais não verbais - se não eles não quiserem ajudar. faça-os dizer, cara a cara, de frente - ou apenas coloque seus fones de ouvido e vá tomar um banho e deixando-os com seu teatro.

3) Discurso contraditório - dizendo uma coisa e, posteriormente, garantindo-lhe que 
não disseram nada daquilo. Se você está em um relacionamento onde você imagina que você deveria começar a manter um registro do que foi dito, porque você está começando a questionar sua própria sanidade, você está experimentando manipulação emocional. 

    Um maniulador emocional é um especialista em distorcer as coisas ao redor,  racionalizando, justificando e explicando tudo. Eles podem mentir de forma tão suave que você pode sentar-se olhando para o preto e eles vão chamá-lo de branco e argumentar de modo tão convincente que você começa a duvidar de seus próprios muito sentidos. Durante um período de tempo, isto é tão insidioso e erosivo que pode literalmente alterar o seu sentido de realidade. 
ATENÇÃO: A Manipulação Emocional é MUITO perigosa! 

     É muito desconcertante para um manipulador emocional se você começar a carregar um bloco de papel e uma caneta e fazer anotações durante as conversas. Sinta-se livre para que eles saibam que você acabou de se sentir tão "esquecida" nestes dias que você quer gravar as suas palavras para a posteridade. 

    O que importa sobre isso, é que ter de fazer uma coisa dessas é um exemplo claro de que você deve pensar seriamente, em primeiro lugar, em se retirar do relacionamento. Se você estiver carregando um 
bloco de rascunhos, um notebook para proteger a si mesmo - um medidor que "oh! que merda" deve piscar constantantemente agora!


4) Culpa
     Manipuladores Emocionais são excelentes vendedores de culpa. 
     Eles podem fazer você se sentir culpado por se manifestar, ou por não se manifestar, por ser emocional ou por não ser suficientemente  emocional, por dar e cuidar, ou por não dar e cuidar o suficiente.                       
     Qualquer coisa é um jogo justo e propenso à culpabilização com um Manipulador Emocional. Manipuladores Emocionais raramente expressam suas necessidades ou desejos abertamente - eles conseguem 
o que querem através da manipulação emocional. 

    A culpabilização não é o único meio, mas é poderosa. Muitos de nós estamos bem condicionados a fazer o que for necessário para reduzir os nossos sentimentos de culpa. Outra poderosa emoção que é usada
 é a simpatia. Um manipulador emocional é uma grande vítima. Eles inspiram um profundo sentimento de necessidade de apoio, cuidado e suporte. 

    Manipuladores Emocionais raramente lutam suas próprias lutas ou fazem o seu próprio trabalho sujo. O absurdo é que quando você faz isso para eles (o que eles nunca vão pedir diretamente), eles podem simplesmente virar e dizer que eles certamente não querem ou esperam que você faça nada! Tente colocar seu ponto de vista de não travar batalhas de outras pessoas, ou fazer o trabalho sujo por elas. 

   Uma boa saída é "Tenho toda a confiança em sua habilidade de resolver isso por você mesmo" - veja a resposta e observe o "medidor merda" novamente.


5)   Os Manipuladores Emocionais lutam sujo. 
      Eles não lidam com as coisas diretamente. Eles vão conversar por suas costas e, eventualmente, colocar os outros na posição de lhe dizer o que eles mesmos não querem dizer. São passivo-agressivos, o que significa 
que encontram maneiras sutis de fazer você saber que eles não 'reservas' felizes de um jogo.
    Eles vão dizer o que eles pensam que você quer ouvir e depois fazer um monte de merda para minar tudo. Exemplo: "Claro, querida, que eu quero que você volte à escola e você sabe que eu vou apoiá-la." 

    Então na noite do exame, você está sentada na mesa e amigos de poker aparecem, as crianças estão chorando, a tv xingando, o cão precisando sair para fazer suas necessidades - tudo enquanto o "querido" está sentado sobre sua bunda olhando pra você fixamente. E se você se atreve a repreendê-lo por tal comportamento é provável que você ouça "bem, você não pode esperar que a vida pare, porque você tem uma prova, pode?" Chorar, gritar ou eletrocutá-los - apenas o último poderá ter algum benefício a longo prazo e provavelmente, também, colocá-lo na cadeia.

6)    Se você tiver uma dor de cabeça um manipulador emocional terá um tumor cerebral! 
    Não importa qual é sua situação, o Manipulador Emocional provavelmente já esteve lá ou está lá agora - mas somente dez vezes pior.     É difícil, depois de um período de tempo,  sentir-se emocionalmente conectado a um Manipulador Emocional, porque eles têm uma maneira de desviar as conversas e colocar de volta os holofotes sobre eles mesmos. 
   Se você chamar a atenção deles sobre este comportamento, provavelmente, vão se mostrar profundamente feridos ou, muito petulantes, irão chamá-lo de egoísta - ou alegarão de que é você que está sempre no centro das atenções. O fato é que, mesmo que você saiba que este não é o caso, você é deixado com a tarefa impossível de provar. 
    Não se incomode - confie em seus instintos e vá embora!

7)   Os Manipuladores Emocionais de algum modo têm a capacidade de influenciar 
o clima emocional das pessoas ao seu redor. Quando um manipulador emocional está triste ou com raiva, o ambiente em que está reverbera estes sentimentos, isto traz uma profunda resposta instintiva que encontra algum meio de equalizar o clima emocional e o percurso 
mais rápido é fazer com que o manipulador emocional sinta-se melhor - consertando o que quer que esteja errado para ele. 

   Fique com este tipo de perdedor por muito tempo, e você ficará tão emaranhado e co-dependente, que esquecerá que ainda tem suas próprias necessidades - para não falar que você tem todo o direito de ter suas necessidades satisfeitas.


8)   Os manipuladores emocionais não têm nenhum senso de responsabilidade. Eles não 
assumem nenhuma responsabilidade para si ou por seu comportamento - é sempre sobre o que todo mundo tem "feito contra eles". 

     Uma das maneiras mais fáceis de detectar um manipulador emocional é que eles, muitas vezes, tentam estabelecer intimidade, através da partilha rápida de informações extremamente pessoais, que geralmente é do tipo "enforque-se-e-sinta-pena-de-mim". Inicialmente você pode achar este tipo de pessoa, muito sensível, emocionalmente aberto e talvez um pouco vulnerável. 

      Acredite em mim quando digo que um manipulador emocional é tão vulnerável quanto um pit bull raivoso, e sempre haverá um problema ou uma crise de superar.

Por Fiona McColl.

terça-feira, abril 01, 2014

Administração: "Nossas escolhas nos dominam".

Por Enrico Cardoso, 31 de março de 2014.

Nós somos as nossas escolhas. Então, precisamos escolher com bastante cuidado para não nos arrependermos delas.
¯\_(ツ)_/¯















Pensar que podemos comer apenas 1 biscoitinho, nos coloca longe da nossa dieta. Pensar em ligar para o cliente mais tarde, nos coloca longe de nossos objetivos de negócios. Escrever apenas 200 palavras, nos coloca longe de nossos objetivos de ter um livro publicado.

Nossas decisões tem efeitos imediatos sobre nós. Tome uma decisão e ela irá mudar todos os seus padrões – para o bem, ou para o mal. Isso não significa que tudo é preto ou branco. Não significa que as coisas não podem ser flexíveis, muito pelo contrário.


Mas, saiba que todas as escolhas que você fizer irão chocar com outras escolhas que você deveria ter feito e isso terá um impacto em suas realizações. Até que paramos de comer alimentos processados, não sabemos o quanto eles nos fazem mal. 
Da mesma maneira, não ligar para seus clientes, não fazer contato com novas pessoas, não estar onde os negócios acontecem, vai colocar você fora do seu mercado, mais dia, menos dia. 
Assim, precisamos escolher um conjunto de diferentes ações para dominarmos nossas escolhas e conseguirmos chegar até onde queremos.
Quais decisões você precisa mudar em sua vida?

 Este artigo foi adaptado do original, “Decisions are Dominos”, do Chris Brogan.
foto: google. Fonte: jornal empreendedor.