terça-feira, maio 21, 2013

Marketing Pessoal: Construção da imagem pessoal



 Se perguntassem "Quem é voce"? O que voce, diria?..
Será que diríamos a verdade sobre nós mesmos??
Deixariaríamos virem à tona, os nossos reais sentimentos, anseios, sonhos, objetivos, valores, o lado fragil, que sofre, que ri, que chora, que perde, que ganha, que maltrata, destrata, mente, manipula, dissimula, julga, sente medo, solidão ou não???. . 
O que viria primeiro, as forças e oportunidades( virtudes e qualidades), ou as fraquezas e ameaças?  ( defeitos e obstáculos) !!!.
E como, enfim, construiríamos essa imagem, para que fosse aceita socialmente, mas, sem deixar ser quem somos, na íntegra... 

 
“Seja você mesmo. Todas as outras personalidades já têm dono. Seja você mesmo. Todas as outras personalidades já têm dono”.

Há muitas pessoas mundo afora levando uma vida que não lhes satisfaz, às vezes por seguir um caminho traçado pela família, às vezes por desejar atender as expectativas da sociedade.
Oscar Wilde foi um mestre do individualismo. E quando falo em individualismo não me refiro a dar as costas ao mundo, mas a se relacionar com ele de forma autêntica, sendo o que de fato você é: uma pessoa única, genuína, impossível de copiar.
Quando assumimos nosso papel, fica muito mais fácil nos movimentarmos pelos diversos cenários que o mundo proporciona a todo instante.
Quando em Roma, faça como os romanos, mas não deixe de ser você mesmo.
Descobrir quem somos e quais são nossas prioridades é uma das missões da vida – provavelmente a mais importante de todas.
Portanto, é preciso lutar pela própria identidade. Como já dizia Francisco de Quevedo no século XVII: “Se puderes, vive para ti, pois, ao morreres, morrerás apenas para ti”.

Qualquer um pode fazer uma coisa. O mérito está em fazer o mundo acreditar que foi você quem a fez.
Escolhemos um Carro de determinado modelo, compramos roupa de certa grife, temos preferência por alguns artigos, mas marcas e selos de qualidade não são algo exclusivo a produtos.
Vale a pena nos fazermos algumas perguntas: E eu, de que marca sou? O que “vendo” aos outros? Que imagem projeto? Em seu livro Y tú, ¿qué marca eres?
(E você, de que marca é?, numa tradução livre), a especialista em marketing Neus Arqués assegura que a marca pessoal se constrói de dentro para fora, nunca o oposto. Não depende da roupa que vestimos ou de imitar outras pessoas, mas de transmitir valores autênticos.
Portanto, para deixarmos nossa marca, devemos antes fazer um exercício de introspecção e descobrir o que há de mais genuíno em nós. Conhecer nossos valores e virtudes é o que nos torna singulares e nos permite comunicar essa singularidade ao mundo.

Fonte:
Oscar Wilde para inquietos
Autoria de Allan Percy (especialista em coaching e em literatura de autoajuda e desenvolvimento pessoal) – editora sextante.

Sobre Oscar Wilde (Dublin, 16 de outubro de 1854 - Paris, 30 de novembro de 1900) foi um dramaturgo, escritor e poeta irlandês. , um dos maiores escritores de língua inglesa do século 19, tornou-se célebre pela sua obra e pela sua personalidade. Sofisticado, inteligente, dândi, adepto do esteticismo (da "arte pela arte").

Sobre NEUS ARQUÉS
Site Oficial http://www.neusarques.com
nasceu em Barcelona em 1964. É formada em Ciências Políticas e especialista em Marketing e Comunicação. Publicou Fem Bessons (2002), relato sobre o secretismo da fertilização in vitro, e o manual Aprender comunicación digital (2006). Em Um Homem de Aluguer, o seu primeiro romance, interroga-se acerca da forma como as mulheres gerem a invisibilidade e o desejo.