sábado, 21 de julho de 2012

SINERGIA COM AS FORMIGUINHAS

A importância da Sinergia e o Feedback numa organização.

imagem do filme FormiguinhasZ - internet 

  










SINERGIA

A vida em sociedade fica mais fácil se entendermos que dependemos uns dos outros para viver melhor. Administradores quando "sonhadores ou visionários", filosoficamente falando tende a entendê-la como algo mais que gerir e liderar ou angariar lucros, e valoriza o que aprendemos na teoria como trabalho em equipe, espírito de empatia e a palavra "sinergia" que até hoje está grudada na minha mente, na prática.


É certo que quando temos um professor e fala com propriedade sobre o assunto e apaixonado por TGA (Teoria Geral da Administração), a ideia é absorvida com maior fluidez.

O que seria a tal de "Sinergia", pode ser definida como o "momento em que o todo é maior que a soma das partes", ou seja, as forças unidas se multiplicam, em 2 + 2 equivalem a 6.


Num sistema isolado, a soma dessas forças se subtrai, quando desordenadas e ocorre o oposto da sinergia, 2 + 2 = 0, por exemplo.

Um exemplo disso e cito aos alunos do meu curso voluntário, é o filme “FormiguinhaZ, quando eles fazem uma escada formada por todas as formigas com o objetivo de fugir da colônia, aprisionadas no subterrâneo, no entanto, um simples erro de qualquer uma delas pode comprometer toda a fuga e o objetivo final, a liberdade.

O que não quer dizer que a união de forças significa que todos devem pensar da mesma forma e por serem iguais, se juntam.

Os diferentes também se aglutinam e, dessa forma, se assemelham e somam assim como nas FormiguinhasZ, na “Era do Gelo” também, são seres diferentes em tudo: o mamute Manny, a preguiça Sid e o tigre-dentes-de-sabre Diego, no entanto, eles esquecem as diferenças, apesar das divergências, e se juntam para alcançar um mesmo objetivo, porque entendem que só unidos se completam, caso contrário, sozinhos, andarão em círculos, sem chegar a objetivo nenhum.

Assim é a sinergia, uma engrenagem que necessita a cooperação de todos os envolvidos para alcançar êxito.

Quando não ocorre a sinergia ou não acontece esse tipo de unidade, o processo se dá ao contrário, pode ficar comprometido, as partes se dividem, gerando a entropia (perda de energia) 2+2=0.

Raul Seixas já sabia da importância da união: "A formiga é pequena, mas elas são um exército quando juntas".





“A Importância do Feedback.

Para quem trabalha, cursou ou está mais familiarizado com Administração, Marketing ou Comunicação essa palavra “feedback” soa bastante familiar, trata-se da “retroalimentação”. Pode ser definida como “Um processo de fornecer dados, retornos para melhoria de desempenho, em atingir certos objetivos e a alcançar a excelência”.


Para que isso ocorra, a comunicação entre as partes interessadas, não pode haver ruídos e qualquer barreira a respeito devem ser rompidas.


Como também não devemos encarar o feedback, como algo negativo ou depreciativo, mas com bom-senso,  como mecanismo de melhorias, diálogo, ações e estratégias a ser adotadas para se uma determinada situação, para que a sinergia ocorra.


Na administração Moderna, ele é usado como ferramenta extremamente útil na condução das relações humanas. As pessoas se comunicam umas com as outras e dão feedback de suas ações e atitudes constantemente.


Para que um feedback se torne útil é preciso que ele seja:
— Descritivo (que tenha a essência do tema).
— Específico (mostrando objetividade).
— Compatível com as necessidades do comunicador e do receptor (que atenda a cada um de maneira igualitária).
— Dirigido (não vale carapuça, é necessário indicar claramente a quem este dirigido o feedback).
— Solicitado (sempre estar disponível quando solicitado).
— Oportuno (para que haja fluência no relacionamento) e esclarecido (o outro lado precisa saber exatamente que se trata de um feedback).

A dificuldade de receber feedback está no fato de não aceitarmos nossas ineficiências e quanto menor o nível de feedback em uma organização, menor será o de transparência e consequentemente maior o índice de ineficiência, ainda que embutida.

Muitas vezes, o feedback é dificultado quando há conflitos de interesses, levando a situações pessoais indesejáveis para o bom andamento da empresa, por falta de discernimento e profissionalismo.


As pessoas em sua grande maioria não estão preparadas para receber feedback, sendo assim, as empresas e seus líderes devem estimular essa cultura entre seus funcionários, não como um ato de insubordinação (você é pago para fazer um serviço, não para pensar), um atitude arcaica, mas como parte do processo no todo.


Para que as empresas superem esse formato autocrático é preciso estabelecer relação de confiança entre os funcionários, reconhecer o feedback como um processo que leva tempo e uma boa educação corporativa, que engloba todos num mesmo processo de aprendizado, aprender a ouvir, a dialogar e entender emoções.


Feedback, ao contrário do que muitos pensam, não é a opinião de uma pessoa sobre outras, agressiva, mas uma observação objetiva, direta e respeitosa de uma pessoa em relação ao comportamento de outra, feita com a intenção de aprimorar o seu desempenho.


É um método para modificar o comportamento, melhorar o desempenho, lidar com o stress e enriquecer os relacionamentos.


É verdadeiro apenas quando a intenção é a de ajudar, quando a intenção é comunicada ao receptor e ele está aberto a aceitar as informações e a usá-las de forma positiva, para que todos sejam privilegiados, atendidos e realizem seus objetivos. Todos ganham. Permite trabalhar a percepção de si e dos outros.

Tema Sinergia
By Loira do Bem 
Bacharel em Adm. de empresas com ênfase em Marketing.


Tema Feedback
By Eliezer Leite da Silva Junior
Propagandista Farmacêutico, formado em Administração de Empresas.
Sebrae.

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