Loira do bem ∞ : 10/20/11

quinta-feira, outubro 20, 2011

Administração: Como Conviver com colegas de trabalho difíceis

Publicado em  por Jozy Machado
Trabalhar com diferentes tipos de pessoas é rotina. E aprender a lidar com elas é necessário.
 

Saber trabalhar em equipe e lidar com diferentes tipos de personalidades é fundamental para se destacar na carreira. Hoje em dia, é comum que pessoas de vários departamentos trabalhem juntas para desenvolver projetos e impulsionar o crescimento de uma empresa. E, para que isso aconteça, dois fatores indispensáveis devem estar em sintonia: bom relacionamento interpessoal e boa comunicação. Vera também explica que esses tipos de comportamento se manifestam quando o profissional se vê em situações estressantes e ameaçadoras. “Normalmente, os comportamentos difíceis aparecem como forma de defesa em situações nas quais a pessoa se sente ameaçada. São atitudes movidas por emoções negativas, como medo, inveja, ciúme, raiva, frustração etc”, afirma. Veja as características dos cinco estilos mais comuns de comportamentos difíceis citados pela pesquisadora (e como lidar com elas): Mas como nem todo mundo é igual, comunicar-se e relacionar-se com pessoas pode ser um desafio desgastante. Especialmente, se os colegas tiverem temperamento difícil. Vera Martins, mestre em comunicação e mercado, especialista em medicina comportamental e pesquisadora do comportamento humano, de São Paulo (SP), classifica os cinco estilos de comportamentos difíceis mais comuns no ambiente de trabalho: o impositivo, o dono da verdade, o dissimulado, o passivo e o reclamão (veja abaixo as características).
“Se o profissional não souber lidar com esses comportamentos difíceis, esses colegas podem tirá-lo do seu trajeto profissional e levá-lo a direcionar energias para questões que não agregam nada ao seu trabalho. Se o profissional for dominado pelo medo de enfrentamento, sua imagem pode ser manchada por comentários maldosos e sua credibilidade cair por terra”, diz.
Tipos de colega
IMPOSITIVO
DONO DA VERDADE
DISSIMULADO
PASSIVO
RECLAMÃO
Impositivo:
Sua crença: “As coisas devem ser feitas de acordo com a minha vontade.”
Seu objetivo: vencer o outro para não ser vencido. E, para isso, age como um trator.
Principais características
• Inflexível: nunca abre mão de sua vontade;
• Autoritário: usa o poder como argumento;
• Agressivo: intimida os colegas;
• Egoísta: ignora opiniões, sentimentos e necessidades alheias;
• Destrutivo: faz críticas depreciativas;
• Antipático: tem dificuldade de se relacionar;
• Oportunista: Nos erros, culpa o colega; nos acertos, se vangloria.
Como lidar: 
  • com os impositivos, você deve ser assertivo: dizer claramente e com firmeza o quanto aquele comportamento agressivo o incomoda e como você quer ser tratado.
Dono da Verdade:
Sua crença: “A minha verdade é tão óbvia e não entendo quem discorda de mim.”
Seu objetivo: provar que ele está certo e o outro errado, sempre.
Principais características:
• Excessivamente argumentador: defende suas ideias com vigor.
  • Do contra: sempre discorda da opinião do outro, para mostrar que tem razão (ainda que não tenha certeza disso)
• Arrogante: faz muitas objeções. Dá a impressão de que quer prejudicar o colega (e às vezes quer);
• Rígido: possui uma rigidez mental que lhe dificulta compreender os colegas;
• Egocêntrico: Tem dificuldade de ouvir, só concordando se o argumento do colega tiver respaldo em fatos e dados e, principalmente, se o colega for um especialista. Ou, claro, concordar com ele.
Como lidar: antes de dizer suas ideias, escute com atenção tudo o que o dono da verdade tem a dizer. Ele precisa sentir que as suas ideias foram ouvidas. Faça perguntas esclarecedoras para entender realmente o que ele está dizendo e busque tire suas dúvidas. Quando for conversar com ele, esteja preparado com dados e informações convincentes.
Sua crença: “Se eu massagear o ego do colega, supervalorizando suas virtudes, ele fará tudo o que eu quero.”
Seu objetivo: manipular os outros para obter o que quer. É difícil estabelecer uma relação de confiança com um dissimulado.
Principais características
• Inescrupuloso: assume o crédito pelo trabalho dos outros para subir na carreira;
• Falso: finge amizade e colaboração para obter a confiança do colega e, assim, conhecer as suas fraquezas para usá-las ao seu favor;
• Canalha: oferece ajuda para demonstrar a fraqueza do colega, sempre em público;
• Egoísta: não tem intenção honesta de ajudar o outro;
• Puxa-saco: quando precisa de algo ou alguém, acha que tem de seduzir, massageando o ego do outro;
• Interesseiro: sempre faz troca de favores. Não oferece nada que não vá cobrar depois.
Como lidar: com os dissimulados, esteja sempre atento. Registre tudo o que foi discutido. Defina claramente as responsabilidades e dê crédito a todos os envolvidos no trabalho. Quando houver tentativa de manipulação, peça fatos e dados que comprovem aquilo que o manipulador diz.
Sua crença: “se eu entrar em conflito, meu colega não vai colaborar comigo e me excluirá.”
Seu objetivo: não correr riscos de ser humilhado, rejeitado e ignorado.
Principais características
• Bonzinho: cede em prol dos interesses do colega, buscando aprovação;
• Permissivo: evita confrontos e se mostra amável e extremamente colaborador;
• Desorganizado: não sabe dar limites e se perde em suas atribuições. Com isso, corre o risco de não cumprir prazos ou trabalhar mais do que sua função exige
• Pouco participativo: não se posiciona em momentos importantes, não dá ideias, não antecipa problemas
• Pouco confiável: não assume responsabilidades, nem no trabalho.
Como lidar: estimule a participação dos passivos, pedindo opiniões e fazendo perguntas para que eles se posicionem e assumam responsabilidades em relação ao trabalho.
Sua crença: “As pessoas são ruins e aproveitadoras. Eu sou uma vítima.”
Seu objetivo: reclamar de tudo para se sentir confortável e não precisar mudar em nada.
Principais características
• Negativo: está sempre vendo o lado ruim das situações e dizendo coisas desagradáveis;
• Pessimista: não se entusiasma com mudanças e sempre acha que nada vai dar certo;
• Insatisfeito: sempre reclama da situação na empresa, das injustiças que sofre e de quanto gostaria de mudar, mas não faz nada para isso;
• Folgado: dá um jeito de livrar-se das piores tarefas.
Como lidar: Não alimente a insatisfação dos reclamões com comentários negativos sobre a empresa, o trabalho, os colegas e o chefe. Quando eles reclamarem, estimule-os a resolverem o problema com a pessoa envolvida na situação que os incomoda. Converse sobre as alternativas de escolhas, ajudando-os a terem outro olhar para a situação.
Como evitar conflitos O autocontrole é fundamental para lidar com profissionais difíceis. “Agir de forma impulsiva pode comprometer a sua imagem no ambiente de trabalho. Na maioria das vezes, a perda de controle, traz prejuízos, pois a pessoa se arrepende e pode ser tarde demais”, explica a psicóloga e psicoterapeuta Olga Tessari, de São Paulo (SP). Veja as orientações da mestre em comunicação e mercado Vera Martins, que também é autora dos livros “Seja Assertivo!” e “Tenha Calma!” (ambos da Ed. Campus), para lidar com colegas de trabalho difíceis:
Lições gerais
Seja assertivo. Diga o que pensa, sente e precisa, sem rodeios ou constrangimento. Fale com firmeza e autoconfiança, mas sem usar palavras e gestos agressivos. Mantenha sempre o respeito e a educação;
Esteja sempre embasado em fatos e dados para vender suas ideias, administrar conflitos e dar e receber retorno sobre os resultados. Diga ao colega somente aquilo que agregue algo e que traga benefícios ao relacionamento;
Coloque-se no lugar do outro, buscando compreender o que o leva a adotar esse comportamento difícil. Entender como o outro funciona ajuda-o a melhorar sua argumentação e tornar seu posicionamento mais seguro e autoconfiante;
Mostre envolvimento com o colega e o quanto você o respeita em suas competências. Reconheça os pontos fortes dele, faça elogios sinceros às suas boas realizações, mas sem exageros. Isso ajuda a quebrar a arrogância, a agressividade, a timidez e a insegurança do outro.
Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional também é um fator importante para trabalhar com pessoas difíceis de lidar. “Compreende a capacidade de se relacionar com o outro (ouvir e comunicar), motivar, se conhecer e ter autocontrole. Uma pessoa inteligente emocionalmente não é aquela que controla as suas emoções, mas aquela que controla as suas ações. Não é porque estou com raiva que tenho de agredir o outro”, explica a psicóloga Lucimar Delaroli, especializada em Gestão de Recursos Humanos e professora dos cursos de pós-graduação nos MBAs de Marketing da ESPM/ RJe de Gestão de Negócios da IBMEC/RJ.

“O que falta às pessoas, hoje em dia, é uma dose de capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender a posição e as atitudes alheias, não no sentido de se submeter às vontades, mas, sim, de compreendê-lo para poder estabelecer um diálogo”, diz o professor doutor Marcelo Afonso Ribeiro, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, da USP.

Vale levar em consideração que, muitas vezes, as pessoas não percebem que agem de forma inadequada com os colegas ou não sabem que as suas atitudes afetam os demais. “Tendemos a achar que essas pessoas agem para, deliberadamente, nos prejudicar ou irritar, esquecendo-nos de que elas, como nós mesmos, só estão vivendo suas vidas e correndo atrás de seus objetivos como julgam correto fazê-lo”, afirma a psicóloga Lucimar Delaroli.
Daniela Silveira.
Imagens: Google.
Sobre Jozy Machado - Jozeane Machado, 35 anos formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista- Unip. Com experiência profissional em RH.