Segundo a Sutra Fo Shuo Pei existem 4 tipos de amigos, a seguir:
- Um é como a flor, um é como a balança, um é como a montanha e um é como a terra.
Amigos que nos tratam como se fôssemos flores:
Nos bons momentos, eles nos põem acima de suas cabeças.
Se murcharmos, jogam-nos fora.
Se vicejarmos, tratam-nos bem. Se ficarmos pobres, eles nos abandonam.
Ainda segundo o Sutra, pessoas que são como flores nos tratam como flores. Quando estamos florescentes de riqueza, saúde e felicidade, elas nos usam para enfeitar sua vida.Assim que se vai o vigor, descartam-nos como flores do vaso de sua sala.
Amigos que são como balanças:
Quando temos peso, inclinam a cabeça. Quando estamos leves, levantam a cabeça. Quando temos posses, eles nos respeitam. Quando nada temos, tornam-se altivos e arrogantes.
Se for mais pesado que eles, inclinam a cabeça em nossa presença. se for mais leve, demonstram superioridade, estão sempre nos julgando e quando ganhamos peso por causa do sucesso, aumenta a inveja e a ira, e quando as perdas, nos tornam leves, voltam a se aproximar, e procuram rebaixar os outros em vez de se elevar.
Amigos que são como montanhas:
Pássaros e feras vão em bandos para lá, como para uma montanha dourada, seus pelos e plumas refletem sua luz. A grandeza confere grandeza aos outros e com eles compartilha, alegrias e bênçãos.
Alguns são como montanha capazes de sustentar as coisas nas encostas, como florestas e animais. São tolerantes e permitem que qualquer um viva em sua proximidade. Não fazem objeção ao mau tempo e depois de anos sob violentas tempestades, permanecem inalterados, pois paciência, tolerância, compaixão e capacidade de ser bom, são as características de um iluminado.
Amigos que são como a Terra: A boa fortuna e a riqueza quando grandes, levam todos a demonstrar respeito. Se o opulento for também generoso e prestativo, inspirará em todos também a gratidão.
Alguns são como a terra, pacientes e vastos. São capazes de sustentar qualquer coisa. são a fonte da vida para o alicerce para o crescimento de tudo. tal pessoa é generosa com seus dons, é como a terra. Muitos poderão aprender e ser nutridos por ela.
Moral da Reflexão: - É importante nos esforçarmos para ser Amigos como a montanha e como a terra para nossos amigos e valorizar plenamente essas qualidades, quando a descobrimos nos outros.
Amigos são importantes, existem poucas coisas na vida mais importantes do que selecionar quem teremos como amigos, pois essas pessoas são as que vão nos ajudar a crescer e às quais iremos retribuir.
Confúcio disse: - "Quando convivemos com uma boa pessoa, logo deixamos de notar como ela nos muda para melhor". É o mesmo que entrar em uma sala cheia de orquídeas: depressa deixamos de sentir seu perfume". "Quando convivemos com uma pessoa má, logo deixamos de notar como ela nos muda para pior. É o mesmo que entrar em um mercado de peixe: sem muita demora, deixamos de perceber o mau cheiro".
Reproduzido do livro "Cultivando o Bem", do mestre Hsing Yun, fundador da Ordem Budista Fo Guang Shan, em Taiwan.
Imagens: Reprodução Internet / site mensagens grátis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário