Loira do bem ∞ : 08/23/15

domingo, 23 de agosto de 2015

NARRATIVA VISUAL TRAZ MÚSICA DE ALMIR SATER PARA ILUSTRAR CONTO DE ROSA

                             Cena da animação - A terceira margem do rio, de Viviane Faria Gomes.
A terceira margem do rio do aclamado escritor mineiro João Guimarães Rosa, um dos mais célebres de todos os tempos, está retratado de forma brilhante nesta ilustração. Com trilha sonora de Almir Sater a belíssima instrumental Fronteira, o trabalho bem elaborado por Viviane Faria Gomes para a conclusão do curso de Design Gráfico.

Segundo ela viajou até Minas Gerais, para compreender toda a essência da obra, pesquisa em campo e pessoas diversas. E o resultado da Narrativa ilustrada de forma singela. Li algum tempo, mas trata-se de um conto em forma de metáfora, narrado pelo filho sobre a história de seu pai, que constrói uma canoa, para morar na terceira margem do rio, em busca de isolamento. Nos faz questionar nossa existência - regras das quais seguimos à risca, e até que ponto vivemos realmente? (Nosso pai era homem cumpridor, ordeiro, positivo; e sido assim desde mocinho), abrimos mãos de nossos valores, sonhos, em prol das responsabilidades, convivência social e familiar, quando na verdade, estamos solitários até a alma.
 e, eu, rio abaixo, rio a fora, rio a dentro — o rio. 
Talvez no descer e subir das águas, no vai e vem das águas intrépidas, ora remansas, que contornam obstáculos das pedras, está a resposta, de que a vida assim como o curso do rio, não deveria seguir numa única direção e estagnada. Para ler o conto na íntegra:  A Terceira Margem do Rio 
Assista o vídeo em forma de Narrativa Visual - fundo musical de Almir Sater: