Loira do bem ∞ : 11/13/12

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ser ético é estar na minoria, sem abrir mãos dos seus valores.

Todos vêem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você é realmente, e estes poucos não se atrevem a contrariar a opinião da maioria.' [ by Maquiavel] .
 Ser ético é estar na minoria, sem abrir mãos dos seus valores.Assim já dizia os filosófos sábios é a mais tenra e pura verdade.
Dificil manter a ética, o bom senso e equidade em uma sociedade, que, adota na maioria das vezes, o  "salve-se quem puder".

Os valores, sejam culturais ou sociais estão distorcidos e a maioria de nós, parece não se importar com isso. Infelizmente, muitos adotaram a célebre frase, atribuída e de forma equivocada  e injustamente a Maquiavel, "os fins justificam os meios", ( tal frase segundo historiadores não constam em sua obra) mas disseminadas por desafetos, na época, que se sentiram incomodados e distorceram suas palavras, no livro "O Principe", em  que relata, sobre a monarquia, e a forma de governo, para atingir os objetivos finais.

de "maquiavélico",  ele não tem nada, a não ser de forma sutil, falar sobre a hipocrisia da sociedade na época, e que perdura até os dias atuais em muitos povos e governo.
Sua obra e´genial, e foi por todos esses anos "incompreendida", e que parece, que só, agora, ela toma uma novo rumo e diferenciado,

O que ele fez, na verdade, Maquiavel, foi mostrar a contradição entre governar um Estado e levar, ao mesmo tempo, uma vida moral. Ao tratar sem hipocrisia como um governante deveria agir, ele acabou com uma má fama, injustamente.

...Pois o homem que queira professar o bem por toda parte é natural que se arruíne entre tantos que não são bons." ( by Maquiavel).
 
E, sobre, a visão maquiavélica, é que vou dar meu "pitaco" e apoio para a menina Isadora Faber,de 13 anos, da bela terra e sempre Santa Catarina, que ficou bastante conhecida, ao criar a página “Diário de Classe” e segundo jornais, alcançou bastante repercussão e hoje tem mais 412 mil seguidores, a maioria de apoiadores da iniciativa da estudante.

 No ano passado, a escola da menina contratou um homem para pintar a quadra de esportes e que segundo ela, recebeu o dinheiro adiantado e não realizou o serviço. Após denuncia, as obras começaram a ser feitas.

Porém, segundo  sites e jornais, na sua escola a ação não foi tão bem recebida. Os professores e alguns colegas de sala demonstraram não gostar de tudo que ela escrevia na internet. A diretora da escola chegou a pedir que a página fosse retirada do ar, porém os pais e menina não atenderam o pedido.
A menina, então, passou a ser ameaçada, e sabotada por colegas, professores ao ponto do MP, abrir inquérito para investigações, das supostas ameaças e  apedrejamento sofrido.

... vindo a necessidade com os tempos adversos, não se tem tempo para fazer o mal, e o bem que se faz não traz benefícios, pois julga-se feito à força, e não traz reconhecimento."by Maquiavel.

Eu sou suspeita pra falar, porque, eu  valorizo muito pessoas, que agem como ela, e que não são massificadas, mas revolucionárias e irreverentes no modo de ser, agir e não marionetes a mercê, do que é mais facil seguir , mas que vivem, por suas próprias ideias e conceitos, sem ser cordeiros do sistema ou estigmatizadas por ele.

Adoraria ter uma menina destas no meu curso de "desenvolvimento interpessoal e assertividade" com certeza. O objetivo do meu curso, e da qual me propus a fazê-lo há mais de 6 anos, de forma voluntária é exatamente este: - de instigar pessoas, a pensar, a refletir, a abrir a mente para o novo, a questionar, não se deixar  influenciar pela maioria, mas, mesmo que hajam perdas, manter suas convicções. se é antietico, é. ponto final.

-papo cabeça - 
A  ética é "circunstancial",  pois atua de acordo com os princípios, valores e a cultura de cada um, pautada nas "escolhas" que devemos fazer,  diferente da moral, pautadas em  regras fixas e impostas por determinada sociedade ou povos.

Complicado separá-los...mas eu costumo dar como exemplo aos meus alunos -
-É cruel e imoral descartar idosos ou deficientes como as tribos aborígenes o fazem? com certeza, mas se a escassez de alimentos é grande e temos comida  para 10 no meio de 50? ..
certamente, a escolha e prioridade recairá sobre quem  produz, infelizmente.

... Ou, como um filósofo indaga: - sua mãe necessita de um remédio que custa 3.000 reais se não tomar dentro de 12 horas virá a óbito - o dono da farmácia recusa dá-lo pela falta do dinheiro.. o que separa a moral da ética é o vidro da farmácia e aí.. o que fará você ?
mete os pés ou deixará sua mãe morrer?

- Os alunos ficam em dúvida ou até com medo de dizer o que de fato pensa.. eu digo ..
"meto os 2 pés " ... moralmente estou infringindo uma regra, cometendo um delito, eticametne, não, porque, estou praticando a lei do amor, o que é mais importante?
- sem dúvida, salvar a vida de quem me deu a minha vida, sem exigir nada em troca.

"Não se pode chamar de "valor" assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar a palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória" by Maquiavel.

Voltando ao caso da menina, onde a mãe assustada com a repercussão, as ameaças, o apedrejamento e o builling sofrido por partes de colegas na escola, chegou a questionar:
- o que direi pra ela? -  que o errado é o certo? e que o certo não podemos expor publicamente? ... SIC

Foto 
A pergunta que faço é .. que legado tanto a instituição, o pintor querem deixar para os demais? Há horas que não adianta tapar o sol com  a peneira. Quando somos humildes em admitir um erro, uma falha, somos menos cobrados ou julgados à revelia.
Ao meu ver, a escola e a diretoria, deveriam usar isso ao seu favor - e mostrar aos demais de que - os valores morais e éticos, estão intrinsecamente ligados a estrutura e base familiar e caberia a entidade, apoiar e incentivar os alunos, para que isso perdure, formando cidadãos para o futuro, mais ético, sem adotar a lei da vantagem
São nos pequenos gestos, atitudes, do dia a dia, que demonstramos quem de fato somos.
Eu sempre digo, e já fui assim também até ter o despertar para uma nova consciencia...ou seja, falamos dos políticos, dos corruptos, mas, burlamos leis, ( furamos sinais vermelhos), filas, pechinchamos o trabalho dos outros, diminuindo seu valor, etc e tal...ou ainda aqueles, que aceitam propinas, pedem "comissões" para fechamento de negócios ou de produtos, 
São ações pequenas, mas que nada se diferem dos outros, do mensalão, de ética e de fazer a coisa certa.  
 
Agora, privar a menina de manifestar suas ideias, como também, de questionar sobre o serviço não prestado e melhorias que deveriam ser feitas, é no mínimo, uma atitude antagônica e constrangedora 
Afinal, não é a missão da escola, a de formar cidadãos de valoreshomens de bem? sic..

Quanto ao pintor, que alega, por motivos de doença não ter executado a obra ainda, deveria levar isso como aprendizado e aqui cabe a máxima " não devo fazer ao meu próximo o que não faria a mim mesmo", ou seja, repensar nas suas ideias,  é esse o legado e exemplo que quero deixar aos demais, aos meus filhos e netos? ...de que sou oportunista, e não cumpridor dos meus compromissos.?

Isso me faz pensar.. e a menina, deveria ser um modelo a ser seguido, e um orgulho para seus pais, é certamente, enquanto a maioria, aos 13 anos,  buscam uma vida fútil,
cultuando físico e superficialidades, ela vem nos mostrar que nem tudo está perdido, que existem pessoas, com conteudo e que almejam ser muito mais que um número de iguais, vida de gado indo pro abatedouro, mas questionadora e que desde cedo, já luta por seus direitos e a coisa certa.

A DINÂMICA DAS REDES SOCIAIS |

 Ontem em comentário no facebook, alguém dizia, o quanto se sente frustrada, por certas páginas, criadas para divulgar um produto, determinada marca ou assunto, deixava a desejar no quesito, "feedback" ou interação com o leitor. 
No caso, ela se referia, ao uma Página, de canal TV paga, onde só colocava a programação semanal de filmes etc e tal..Eu acho que o grande empecilho nas redes sociais e  das páginas construídas por empresas, é que a maioria delas, tem esse perfil, são "automáticas" e ainda (não) se atentaram para a dinâmica que as  redes exigem e as envolvem, ou seja não pode ficar "estáticas", só postando artigos, alimentando dados e programação como ela citara ..é necessário, a interação, retorno ao leitor, o tar do "feedback" - alimentação constante de informações e das páginas, óbvio mas...pessoas gostam de se sentirem especiais, únicas e de atenção.

É Isso mesmo ..é uma troca. é essencial para manter os seguidores, leitores e simpatizantes interessados em determinado produto ou marca. até o Padre Marcelo Rossi, em entrevista no sábado passado, 1 parte, no programa de João Dória, "show business", já tem esse "insigth", de que para conquistar, encantar e fidelizar os leitores e seguidores ou atrair novos, é preciso, colocar em voga, a criatividade, a dinâmica, adotar mecanismos que atraiam e aguçam a curiosidade e o desejo do leitor,  de interação e com um mix de produtos, que agregam, e de assuntos variados, sem deixar de manter o foco no objetivo principal: no caso do sacerdote, evangelizar e aumentar o rebanho no catolicismo.

Por isso que está em voga o profissional de mídia social -e será uma das profissões mais rentáveis no futuro no mundo virtual..E quem pensa que basta ser diplomado em administração - comunicação social, jornalismo ou marketing(apenas) só como alguns experts mencionam em palestras ou cursos sobre mídia social, se engana, se a pecinha ( copiando Almir Sater na entrevista a respeito da pegada de rock na viola) - , se não houver esta troca e energia entre pessoas, e de forma natural, como se fosse a colega e vizinha do portão da nossa casa, a tendência é perdendo força nas redes sociais, seja que produto for.

Os Sites, antigamente, eram ou são na maioria "estáticos", mas as redes sociais exigem essa dinâmica e agilidade e envolvimento .. e não é só empresas que oferecem serviços, não, mas vejo isso em muitas páginas de artistas também e estagnadas...sem retorno para o fã ou até um Obrigada por você estar aqui em nossa pagina, ou até responder uma pergunta óbvia e de interesse de ambos, como detalhes sobre um show que irá ocorrer... bla bla bla.. e se tornam inatingíveis, distantes, quando na verdade, são esses fãs, (os clientes/consumidores), que merecem atenção, afinal, são eles, que dão consistência para que possam gerir seus negócios e alcançar resultados por excelência.

Talvez, não percebam, mas seguem o modelo do fordismo -até sem querer, a tal da  padronização para tudo.. em série.., o modelo capitalismo americano, é visível na maneira de administrar do FB - tudo muito controlado, vigiado, manipulado e restrito, eis uma das diferenças  em relação ao Orkut e ao Twitter, por exemplo, a liberdade de expressão, é mais ampla e de forma transparente.

Voltando sobre a forma estática da maioria nas redes, as pessoas estão sendo condicionadas a viver e interagir como máquinas, de forma tão automática, que esquecem do principal.. que pessoas, por mais que sejam distantes ou parecem inacessíveis,  tem sangue, sentimentos e emoções correndo nas veias, é isto que faz toda a diferença, quando pensamos em encantar e fidelizar nossos clientes..Isso me faz lembrar uma marca de lanches ( sem citar nomes) risos para não ser vetada,......bom dia, boa tarde, você quer uma porção maior.. ..seu troco, mais alguma coisa ? aguarde sua vez.. um sorriso amarelo entre os dentes.....sem nada de naturalidade ou espontaneidade..tudo muito prático, objetivo, cronometrado.
sem alma, sem cor.
Eu ainda rezo na cartilha de Cora Coralina..
"Se a vida é curta ou longa demais, não saberia dizer, mas sei que nada disto faz sentido, se não tocar o coração das pessoas".
ponto. fim.. !!!.

Pitaco by Loira Do Bem ..Ramble On (Perambulando por aí )

Reza a lenda que quando estamos caminhando e uma pena de pássaro aleatoriamente, cai aos nossos pés, (eu fui ao banco) - e ao esperar o sinal abrir para eu atravessar a rua - os passaros fizeram um voo rasante, e uma pena deles, caiu pelos meus cabelos e foi pairar nos meus pés...(madeixas estas também cortadas, hoje, gente do céu tava tão grande que chegavam abaixo da cintura, eu usando sempre tranças estilos folk - nem havia notado) ...hehehehe...
nossos pés...é porque fomos abençoados e coisas muiiiitas boas e inesperadas estão por acontecer ... 
voa pássaro sagrado, voa ...

Espero que a lenda esteja certa e que Oxalá conceda de fato muitas bençãos e surprises.. assim é assim será assim seja.. e, eu peguei a pena, e a trouxe comigo, tirei a foto em cima de um calendário que ganhei em Abril de uma super fã de Almir Sater, que o prestigia em diversos shows, quando estive em sampa, em Abril para ver o show do monstro sagrado Roger Waters, num dos maiores espetáculos da terra, the Wall..
Oração Celta:
 
GRANDE MÃE:
Que eu tenha hoje e a cada dia,
A força dos Céus,
A luz do Sol
O resplendor do Fogo,
O brilho da Lua,
A presteza do Vento,
A profundidade do Mar,
A estabilidade da Terra,
A firmeza da Rocha.
Que assim seja! E assim se faça!
Blessed Be !!!.