Loira do bem ∞ : 10/03/10

domingo, 3 de outubro de 2010

Comportamento Social: —A solidão —mal do século"


Renato Russo, profetizou "a solidão é o mal do século"- engana-se quem pensa que o artista se refere a solidão de "estar só", mas a solidão de alma,um vazio, que não se preenche com palavras, protocolos e sociabilidade.
Com o advento da Internet e a globalização as pessoas se aproximaram mais por consequência se distanciando dos verdadeiros laços parentais e familiares.
Não que isto seja de todo ruim -mas é um algo para se refletir - o que nos leva a agir assim? Talvez seja a impaciência de lidar com o outro, evitando choques e confrontos diretos - estamos preparados para os elogios e não ao contrário, fica mais interessante acreditar em pessoas que nos dizem que somos lindos, perfeitos, o protótipo de tudo que realmente sonhamos ou queremos ser, do que transformar nossas fraquezas e defeitos e trabalhar com elas ao nosso favor.
Conviver com pessoas, dá trabalho, requer flexibilidade, entrega, negociação e muitas vezes ceder, retrair e perder ..fazer acordos - e envolvem discussão, diferenças, assertividade e reações cognitivas.
É mais fácil viver de sombras do que de sóis, Zeca Baleiro sabiamente nos diz, é mais fácil criar um mundo imaginário do que enfrentar a nossa própria essência e muitos preferem viver meias verdades.
O que fazer para sermos aceitos, sem se sentir machucados, preencher nossas carências, sem projetar no imaginário nossos anseios e gerar falsas expectativas ou então quando perdemos as "estribeiras" quando não aceitos da forma que gostaríamos de ser ?
Guimarães Rosa - cita: "A vida é assim- esquenta e esfria- aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é Coragem..
Isso mesmo, coragem para mudar o que precisa ser mudado,humildade para reconhecer que não somos perfeitos, persistência para melhorar enquanto ser, e sobretudo aprender a nos conhecer, só quem se ama de fato, pode amar o outro e viver em sociedade de forma mais branda.
"Conhecer-se a si mesmo" -como já nos ensinou o filósofo Sócrates é o primeiro passo para o autoconhecimento. Quem tem capacidade e discernimento para mapear seus próprios sentimentos,necessidades , pontos fortes(virtudes, qualidades e habilidades) e pontos fracos (defeitos, vícios e fraquezas) consegue com maior rapidez, identificar os problemas que afetam seu desempenho pessoal e profissional no dia a dia. 
Tem mais condições de calcular os riscos, pedir ajuda se for necessário e construir a sua volta, um mundo mais equilibrado.
O Segundo passo é o autocontrole - a capacidade de controlar as emoções, evitando reagir por impulso- quem é dotado de autocontrole contribui para reduzir os conflitos e aumentar a harmonia nos ambientes.
O terceiro passo e´a Motivação: característica marcante de um verdadeiro líder, que pode ser traduzido como desejo realizado.Uma pessoa motivada, bem resolvida, busca realizar além das expectativas e tem paixão pelo que faz e desenvolve.Seu otimismo é seu compromisso e contribui para contagiar os demais colaboradores ou entes familiares.
"As pessoas dizem freqüentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente."Zig Ziglar 
-Como diria "Caetano " - "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é ..."
Excelente domingo "proceis"
"Votem consciente "