segunda-feira, janeiro 18, 2010

TERAPIA ALTERNATIVA: DO IN - massagem terapeutica



O do-in é uma técnica de auto massagem desenvolvida na China há cerca de 5 mil anos, usada para prevenir e tratar desequilíbrios energéticos do organismo.

Segundo a medicina chinesa, as doenças estão relacionadas aos bloqueios do fluxo de energia que circulam nos meridianos, linhas imaginárias que mapeiam o corpo e correspondem aos órgãos internos. “O do-in funciona como a acupuntura, mas, em vez de agulhas, utiliza-se o dedo para melhorar o fluxo de energia do corpo”, diz Marlene Braga, professora de do-in em Belo Horizonte. Uma das formas de aplicação consiste em pressionar os pontos energéticos do corpo com a ponta do polegar.

Se a energia está acumulada em uma região, utiliza-se o recurso da sedação, pressionando-se de forma profunda e contínua o ponto relacionado ao órgão que origina o distúrbio. Quando ocorre o contrário, ou seja, a falta de circulação de energia, utiliza-se a técnica de tonificação, que consiste em pressionar repetidamente o ponto certo. “


Vantagens do Do-in :

Simplicidade:os únicos equipamentos necessários são as agulhas (no caso da acupuntura),os cones de artemísia (no caso da moxa) ou os dedos no caso do Do-In.

Facilidade: as técnicas e as teorias são extremamente fáceis, tanto para se aprender quanto para se aplicar.

Eficácia: na maioria das afecções o efeito é instantâneo e duradouro.

Ausência de efeitos colaterais.

Economia: dispensa o uso de medicamentos e diminui a duração da convalescência.

Versatilidade: devido à ausência de equipamentos sofisticados pode ser utilizada em quaisquer circunstâncias ambientais.

Gráficos dos pontos e meridianos para tratamento da cefaleia.

A prática do DO-IN pode ser complementada por métodos paralelos de alimentação natural, renovação constante de energia física e meditação bem orientada.

A maioria das doenças provém dos problemas da Coluna.

"Um corpo sem inteligência não ama.Um corpo sem saúde não desfruta do amor.Um gênio sem amor não tem saúde espiritual. Diante disso tudo, devemos a cada instante procurar a companhia das três virtudes, mesmo que alcancemos uma a uma."

Fonte: www.bethynha.com.br

Nenhum comentário: