sábado, dezembro 13, 2008

TERAPIA ALTERNATIVA: CHACRAS ATIVE OS 7 PONTOS DE ENERGIA.

Chacras são 7 pontos de energia vital, localizados ao longo do corpo, responsáveis por nosso equilíbrio físico e emocional.

Chacra é uma palavra sânscrita que significa círculo e movimento, ou "rodas de energia", que reagem ao ambiente e regulam a entrada e a saída da força vital. Eles são considerados na yôga os centros de energia do corpo.Na Índia, são estudados há mais de 6 mil anos.
Práticas como meditação e yôga, contribuem para harmonizar, alinhar e reequilibrar os charcras, ativando orgãos e sistemas relacionados a cada um deles, segundo Márcia de Lucca, erapeuta do Centro de Yôga, meditação e Ayurveda(Ciyma) de São Paulo.


Como estão distribuídos os 7 chacras e de que forma se relaciona com o nosso corpo
e como fortalece-los, cada um deles, com cores, alimentação e música:

1º Chacra: Básico -
(Na base da coluna).
cor: vermelho vivo.
Em sânscrito, chama-se muladhara(chacra raiz) localizado na base da coluna. Rege-os instintos primários (comer, vestir, beber e dormir), auto confiança, vontade de viver, amor próprio e relação com o mundo material. Por meio dele, os conectamos a terra, com os pés no chão.
Quando enfraquecido, traz insegurança, baixa auto estima e falta de coragem para enfrentar situações e forças externas.Quando super ativado, provoca ganância, arrogância e materialismo. No nível físico, se relaciona aos orgãos sexuais externos, ossos, dentes, reto, ânus, uretra e sistema linfático. Em equilíbrio permite a rápida recuperação em situações de estresse e envelhecimento mais lento.

Como equilibrá-lo:
Use roupas vermelhas ou mentalize a cor na base da espinha, junto ao osso sacro, na base do quadril. Coma carne e alimentos ricos em proteínas. Use perfume, incenso ou óleo de cedro.
Ande descalço na terra e aprecie a aurora ou o crepúsculo, sons da natureza, cachoeiras, cantos dos pássaros, música ritmada, instrumentos de percussão( vide Papete) rs, ou de baixo timbr e(contrabaixo e tuba) de Toninho Porto, também ajudam a ativá-lo.

2º Chacra:
UMBILICAL:(abaixo do umbigo)
Cor:Laranja.
O segundo chacram, svadisthana(morada do sol), é responsável pela expressão da energia sexual,  gosto pela diversão e a satisfaçaõ dos prazeres. Relacionado à agua, regula também a vontade de ultrapassar os obstáculos e a forma que encaramos nossos papéis na vida.
Em desequilíbrio, provoca depressão, frieza emocional, sentimentos de rejeição e solidão.Quando hiper ativado, dá ênfase exagerada a sexualidade. Fisicamente, rege os testículos no homem e os ovários, na mulher ,os sistemas de reprodução, digestão e assimilação, as vértebras lombares e os líquidos do corpo. Seu desquilíbrio pode se refletir em colites, irritabilidade nos intestinos, dores lombares, pressão baixa e problemas sexuais.

Como equilibrá-lo:
Imagine uma luz laranja iluminando a região abaixo do umbigo.Na alimentação, reforce a ingestão de líquidos. Escolha aromas de sândalo, linague-ilangue e amêndoa-amarga.
Esse chacra é ativado por instrumentos de sopro e com música ligeira, folclórica por
exemplo, que emocionam e despertam o prazer de viver,(como o som folk de Almir Sater, então,  a gaita de Robert Plant, etc e tal...),. Contemple o luar, mergulhe em rios e lagos de água límpida, que nos sintonizam com as energias fecundantes e receptivas da natureza.

Por Hoje é só, vai lendo, vai refletindo..vai escutando..vai chacreando...

Um comentário:

Anônimo disse...

achei interessante...
...quero continuar lendo sobre os chacras, quero saber mais sobre esse assunto.