domingo, abril 11, 2021

Bolo De Gengibre



Há alguns anos eu descobri o bolo de gengibre 

simples delicioso, foi num destes romances históricos

em que a personagem sempre fazia um e por mero caso, 

em uma padaria local depois.  

Imagem de Couleur por Pixabay 

o gengibre faz parte do meu cardápio alimentar 

desde sempre, seja na salada com tomate, suco 

de limão, chá, xarope, um excelente expectorante 

e anti-inflamatório natural.

Quando ano passado, na casa de meus familiares, 

para tratar de assuntos inadiáveis, enquanto na espera, 

tivemos a ideia de experimentá-lo e achei uma receita 

e foi agradável descobrir que não era bicho de sete 

cabeças fazer um bolo caseiro. 

Muito oportuno eu diria até, devido à pandemia e 

o isolamento social e poucas idas ao mercado só 

para reabastecer o necessário.

Enquanto eu batia o bolo e 'inventava' rimas:

Pata de jacaré, olho de coruja ou rabo de lagartixa 

faz com que esse bolo puxa, cresça e estica.


 A minha parenta que infelizmente apresenta 

lapsos de memória, ria aos 'litros' com a minha 

rima desconexa entrou na brincadeira para 

ajudar a dar certo

Também fiz bolinho de arroz delicioso e um

molho verde batido no liquidificador

feito à base de maionese ou iogurte natural, 

alho e salsinha verde.


Já não posso dizer o mesmo quanto à tentativa

de fazer o pão integral, hum, ele ficou duro como

pedra. Nem tentei outra vez, por ora.

 

Agora, vamos a receita do Bolo, 

Lá usei a receita original, mas na minha casa, 

eu adaptei [por não comer açúcar e farinha de trigo 

comum, prefiro alimentos sem glúten],

mas quem quiser a receita original é só acessar 

o site  neste link www.tudogostoso.com.br

Receita do Bolo de Gengibre

3 ovos inteiros

2 colheres (sobremesa) de gengibre ralado

1 xícara (chá) de leite gelado

1 xícara de (chá) de óleo ou manteiga

2 xícaras de farinha integral

2 xícaras de açúcar demerara

1 colher de (sopa) de fermento em pó

1 colher de (chá) de canela em pó


Se tiver dúvida quanto ao tamanho das 

colheres aqui vai o tamanho delas, retiradas

do site tresemcasa.com.br 



No liquidificador ou com 01 colher de pau

Bata os ovos, leite, óleo ou manteiga até ficar 

uniforme. 

Em outra vasilha coloca o gengibre, a farinha, 

o açúcar, a canela,  mexa com a colher de pau 

até ficar uma mistura homogênea e por fim, coloque 

o fermento em pó e vá mexendo até ficar uma massa

firme. 

Unte a forma com óleo ou manteiga e polvilhe com 

farinha.

Leve ao forno 180 graus, o tempo para assar é em 

torno de 40 minutos aproximadamente. 

Espete um palito e se sair seco, ele está pronto! Uhuu!

Calda é o ‘problema’

Ela é um mistério, risos, que eu tento resolver...

Eu não cheguei ao ponto ainda, mas fica boa 

mesmo assim:

Um pouco de gengibre ralado, açúcar e água. 

Mas, eu queria uma Tipo ‘crocante’, igual a do bolo

da padaria, não só a que molhasse o bolo, 

se alguém, por ventura, souber a receita, me envie, 

por favor!


Como veem, um bolo simples, prático e de propriedade 

curativa.

Sim, Cozinhar também é uma forma de cura, 

um ato de amor. Foi isso o que trouxe para nós, 

risos, traquinagens e um pouco de paz diante deste 

cenário tão devastador! 

Nas coisas simples estão os momentos impagáveis!

 


Imagem de 李磊瑜伽 por Pixabay 

 

Que a gente nunca se perca da criança interior 

adormecida em nós, é ela quem nos dá o alento 

para continuar a ter fé e esperança em dias, coisas 

e pessoas melhores!

É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe!

               Já dizia o poetinha! 

Retrato de Inge Löök 

Nenhum comentário: