Loira do bem ∞ : 08/16/13

sexta-feira, agosto 16, 2013

Almir Sater participa do Programa Safiras da Senepol

ALMIR SATER De frente com as Safiras

Na foto o registro do cantor, compositor e pecuarista Almir Sater, que enviou quatro bezerras para a segunda prova de seleção de 2013.Texto e foto by José Luiz Alves Neto. 

Programa Safiras do Senepol avalia mérito genético de fêmeas que produzirão os melhores tourinhos para monta natural
De frente com as Safiras 

A busca pelo cruzamento industrial ganha cada vez mais força na pecuária brasileira porque o choque de sangue é basicamente gratuito e imprime nos bezerros a conhecida heterose. E como o rebanho bovino brasileiro já tem uma “raça mãe” bem estabelecida, que é o Nelore, falta ainda achar um “pai” para os bezerros do futuro, cujo sangue possa ser transmitido nas condições em que a criação de gado de corte exige: a campo e através da monta natural, hoje responsável por aproximadamente 90% da reprodução bovina no país.
É nesta linha de raciocínio que trabalha o Grupo Parceiros do Senepol, uma união de criatórios da raça que busca no conjunto a força para ganhar competitividade e estabelecer no país o animal que por aqui chegou há pouco mais de uma década. “O que nós queremos são matrizes doadoras de embrião, avaliados por rendimento e conformação de carcaça, precocidade sexual e de acabamento. Essas serão as mães dos futuros touros que cobrirão a campo, cumprindo o objetivo do Senepol, que é fazer heterose a pasto”, resume Junior Fernandes, um dos fundadores do grupo e titular do Grama Senepol.



O Diretor da IVB, Rodrigo Untura, ao lado do cantor e também criador, Almir Sater, durante dia de campo do projeto Safiras do Senepol.
texto e foto by In Vitro Brasil.


Assista o vídeo da entrevista Almir Sater sobre Senepol e sua parceria.