terça-feira, julho 02, 2013

LER É PRECISO: ''130 Aniversário Franz Kafka''.



Foto: \0/ LER É PRECISO...Franz Kafka (Praga, 3 de julho de 1883 — Klosterneuburg, 3 de junho de 1924)
Aniversário de Nascimento de Franz Kafka, considerado um dos maiores escritores do século XX, sua mais consagrada obra é METAMORFOSE..
"Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa  encontrou-se em sua cama metamorfoseado, transformado num gigantesco inseto...Que me aconteceu? - pensou .
Para baixar acesse o link: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=16641Franz Kafka (Praga, 3 de julho de 1883 — Klosterneuburg, 3 de junho de 1924).

Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós by kafka.

Aniversário de Nascimento de Franz Kafka, considerado um dos maiores escritores do século XX, e da literatura moderna, a sua mais consagrada obra é METAMORFOSE..


"Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado, transformado num gigantesco inseto...Que me aconteceu? - pensou .


O que achei: incrível como ele continua atual, através de uma metáfora, ele faz uma critica na relutância e as mudanças de comportamento das pessoas, na rejeição, mesmo dependendo delas, no caso do livro, financeiramente e questionamento sobre as imposições do capitalismo.

Para baixar acesse o link: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=16641


FRASES DE FRANZ KAFKA:
Todas as falhas humanas provêm da impaciência.

— Talvez haja apenas um pecado capital: a impaciência. Devido à impaciência, fomos expulsos do Paraíso; devido à impaciência, não podemos voltar.

De um certo ponto adiante não há mais retorno.Esse é o ponto que deve ser alcançado.

A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.

O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.  

 

segunda-feira, julho 01, 2013

Mundo Celta: Casados há um ano e um dia

 

Cultura Celta: Eu sou apaixonada pela era medieval, fascinada pela Cultura Celta.
Uma devoradora de romances a respeito e encantada por países como a Irlanda, Escócia, os  cavaleiros e guerreiros, vikings, normandos e os saxões..

Casamento Celta:

—Você me pertence. Eu te pertenço. Juntos formamos um só ser .
Uma das coisas, que me chamou atenção nos livros, e das quais fui aprofundar no assunto, trata-se do casamento celta, seus rituais, realizados ao ar livre e, que os noivos através de um contrato, por palavra ou assinado, contraiam matrimônio por 365 dias + 1 dia, ou seja, após um ano e um dia, eles poderiam oficializar a união permanente ou não, exceto se gerasse uma criança.


















O ritual é lindo e um dos costumes sagrados, é o Handfasting ou a "União das Mãos", onde os noivos fazem votos de fidelidade e amor um ao outro.




















Significado do Handfasting:
Segundo o estudo, trata-se é um antigo costume celta que era praticado em vários países europeus, incluindo Alemanha e Escócia e não foi de todo um ritual pagão. Ele realmente nasceu por necessidade.

Era uma prática comum na Europa para uma série de anos como um meio para um casal praticamente realizar sua cerimônia de casamento própria.

Observe que, para qualquer método de casamento medieval, o casamento para ser válido, não importava se houvesse qualquer testemunha ou não, com testemunhas apenas seria mais fácil de provar, não importava se havia padre presente ou não, se o casamento fora abençoado, nem sequer importava se o casamento fora consumado ou não.

Um casal que trocava consentimentos nas matas, cercados por esquilos apenas como as testemunhas, contra a vontade de seus pais, e nunca teve relações sexuais era legal pela lei de ambos: Igreja e Estado. O costume continuou a ser observado na Escócia, mesmo depois de Senhor Harwicke, um advogado e Lorde Chanceler decretar que qualquer casamento não realizado por um membro do clero era ilegal.

Embora a Lei do Casamento de 1753, como era chamado, fez muito para reduzir o número de casamentos clandestinos realizados sem o benefício do clero, observe que o casamento do período medieval foi regulamentado pelo direito canônico, não direito civil, a Escócia ainda persistia em reconhecer esses casamentos de “consentimentos” e assim foi feito até 1939. Desde 1200 que a Igreja Católica interferiu nos casamentos por consentimentos, como eram conhecidos, e em 1560 surgiu assim o divórcio e o recasamento para casos de parentesco, jovens demais ou já casados.

Enfim, handfasting acabara de ser considerado pecado perante uma sociedade católica, onde o domínio era do Clero e do Estado em conjunto. Um algum lugar no final do século 18, um mito que surgiu handfasting poderia ser usado como uma espécie de “julgamento” ou temporário casamento com duração de um ano e um dia, e depois desse período de tempo, ainda mais se o casal concordou em continuar com o casamento permanentemente.

No entanto, durante esse ano e um dia, se uma criança nasceu da união, o casamento era realmente considerado permanente.A partir deste mito, muitos grupos pagãos aderiram o handfasting, como um meio para que uma cerimônia de casamento fosse realizada, sem as bênçãos da igreja e sem necessariamente ser juridicamente vinculativo.

Amarrando o nó
















Handfasting é um ato físico de ligação das mãos do casal, juntamente com uma tira de pano, uma corda, ou o que quer que possam estar disponíveis.O casal cruza as mãos, mão direita para mão direita, da esquerda para a esquerda, fazendo uma figura oito, o símbolo do infinito.Para um handfasting estilo celta, durante a repetição dos votos que significam um compromisso com a outra pessoa e consigo mesmo, a corda é enrolada em torno das mãos do casal por três vezes. Outro embrulho mais complexo consiste em enrolar a corda no sentido das mãos cruzadas, no símbolo do infinito, terminando com um nó sobre as mãos cruzadas.

A tradição do Cordão Handfasting


Cordões Handfasting são mais práticos e atraentes para a maior parte do que fitas e tiras de pano e são geralmente usados em conjuntos de três.Os três cordões podem ser mantidos separados ou trançados em conjunto.Apesar de o casal poder escolher qualquer cor, na tradição usa-se o branco, pela pureza, o azul da fidelidade, e vermelho para a paixão.

Os cordões com variações de cores medem geralmente dois metros de comprimento.Na Polônia, um handfasting é chamado de “zrekowiny” e o costume é usar somente branco nos cordões.
Em muitos casamentos, os cordões são passados entre os convidados para que cada um deles dê uma bênção ao casal, antes de ser entrelaçado nas mãos dos nubentes.

fotos e fonte: pesquisa by google - domínio público - blogs diversos.