
Fonte fotos http://www.guaribaacontece.com.br



Assista o vídeo sobre o evento e mini entrevista de Almir Sater
aos 07:39 para o Guariba acontece.
Um pitaco sobre sociedade, valores e honestidade.
No fim de semana, eu assisti ao filme "Medo da verdade", dirigido por Ben Affleck e estrelado por seu irmão Casey Affleck, onde a honestidade, ética e moral dos personagens são colocados em xeque.
Ser honesto, na minha visão, é dar sua palavra e honrá-la até o fim e, às vezes, é ficar no prejuízo também, mas cumprir com o trato do mesmo jeito. Se assumir um compromisso, honre.
Ser honesto não é levar vantagem sobre o outro e, principalmente, quando este se encontra vulnerável e fragilizado.
"A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia." Norman Schwarzkopf
Ser honesto não é lucrar em cima de uma situação miserável, como, por exemplo, uma pessoa em dificuldades financeiras que precisa desfazer de um bem para arcar com seus compromissos, e oferecemos uma quantia irrisória ou, quando falta oportunidades e alarga o desemprego, colocamos preço em sua mercadoria ou na mão de obra: "é pegar ou largar".
Ser honesto é não "passar a perna no outro", e não bajular (somente) por interesse e quando convém apenas.
Eu acrescentaria ainda: "Mesmo que essa verdade venha depor contra nós". E se no final, tudo isso não bastar para adquirir essa virtude, invoque a Ética Cristã: "Só faça aos outros o que faria a si mesmo".