quinta-feira, junho 16, 2011

Pitaco de Loira: Tipo Assim - esta tal língua brasileira-

Tipo Assim - esta tal língua brasileira-

Outro dia eu vinha pela rua e encontrei um mandinho, um guri desses que andam sem carpim, de bragueta aberta,soltando pandorga. Eu vinha de bici,descendo a lomba pra ir na lancheria comprar umas bergamotas. entendeu? Se voce não é gaucho provavelmente nada...mas no RS a gente chama tangerina de bergamota e carne moída de guisado.

Bidê que na maioria é usado para banheiro,para nós é mesinha de cabeceira e em alguns lugares chamam de criado mudo. a privada nós chamamos de patente,que vieram com vasos sanitários da Inglaterra, escrito "patent" e aí pegou... Ir aos pés, aqui é fazer cocô. eu acho tri legal,uma amiga carioca foi passear em Poa e precisou de um médico e ele perguntou: Vais aos pés normalmente? - ela na mesma hora começou a fazer flexões.

O Brasil tem dessas coisas, com o portugues lingua oficial,mas dialetos diferentes.No Rio de Janeiro - é "e ai mermão "até eu entender que mermão era "meu irmaõ levou tempo.

Em Mins ,quer dizer Minas, eles engolem letras e falam Belzonte , nossenhora,doidemais da conta,sô! qualquer objeto é trem.,lembrei do cara na estação: muié pega os trem que o bicho tá vindo sô.

No nordeste é tudo meu rei,bichinho, ó xente. , mas o lugar mais interessante sem dúvida é Florianópolis, um paraíso sobre a terra- lá lagartixa é crocodilinho de parede. helicóptero é avião de rosca, carne moída é boi ralado e pastel de carne , envelope de boi ralado. telefone público,o orelhão, é poste de prosa. ovo, semente de galinha e motel é lugar de instantinho. dizem que tudo isto vem da colonização açoriana e se precisar de uma informação na estrada, BR 101, é "briói" .

Em Porto Alegre, uma empresa tentou lançar um serviço de entrega a domícilio de comida chinesa,o Tele China. Só que um dos signficados de china é prostituta. claro que não deu certo. Imagine a confusão..um cara liga às 2 da manhã, a fim de uma gata, e recebe a sugestão de frango xadrez com rolinho da primavera e banana caramelada. sem contar que as vezes dá problema sério...minha mãe foi ao RJ e entrou na padaria e pediu "me dá um cacete" , o padeiro caiu na risada, chamou -a num canto e tentou contornar a situação,ela ingenuamente emendou: mas o senhor não tem pelo menos um cacetinho??? ou seja, na minha terra, porto alegre é o nome do pão frances.

ah, só pra voce saber..Mandinho é garoto, Carpim é meia, bragueta é braguilha, pandorga é pipa, bici é bicicleta , lomba é ladeira e lancheria é lanchonete.
( Ramil ,Kledir - Tipo assim.....Porto Alegre, RBS publicações ,2003.p.75-6)


Almir Sater tem ou não tem razão quando diz que....o caminho é a cultura.negócios criam atritos.insistir em começar a integrar fazendo só negócios é começar criando atritos. E isso não vai a lugar nenhum.Você só se integra com quem você tem afinidades e a cultura é a melhor forma de você criar afinidades com alguém.Se você admira alguém ou uma cultura você valoriza esse parceiro. E,aí,a integração será possível...

Afinal, quem não se comunica, se trumbica, já dizia o velho guerreiro Chacrinha.