quinta-feira, outubro 21, 2010

Motivação Pessoal | A importância da Resiliência




RESILIÊNCIA: Fortaleza e Flexibilidade.

Quantas vezes nos deparamos com situações adversas, que muitas vezes não estamos preparados para digeri-las ou vive-las, mas mesmos assim somos condicionados a buscar uma força sobre-humana para que possamos dar a volta por cima e continuar "Tocando em frente", isso é um dos fatores que nos levam a ser considerados resilientes. 
Saiba mais ..














 
 • A palavra vem do latim “resílio”, que significa voltar ao estado natural. A resiliência é um termo oriundo da física. Trata-se da capacidade dos materiais de resistirem aos choques e que até a década de 60, era empregado somente para o campo da física mecânica, para descrever a capacidade de um material voltar ao seu ponto de origem após ter recebido um choque. Ex: a espuma.

Esse termo passou por um deslizamento em direção às ciências humanas e hoje representa a capacidade de um ser humano de sobreviver a um trauma, a resistência do indivíduo face às adversidades, não somente guiada por uma resistência física, mas pela visão positiva de reconstruir sua vida, a despeito de um entorno negativo, do estresse, das contrições sociais que influenciam negativamente para seu retorno à vida.

Assim, um dos fatores de resiliência é a capacidade do indivíduo de garantir sua integridade, mesmo nos momentos mais críticos,retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”.

Na ecologia: é a capacidade que tem um ecossistema(ou uma espécie) de recuperar seu funcionamento ou desenvolvimento após ter sofrido um trauma;

Na economia: é a capacidade que tem de voltar a uma trajetória de crescimento após ter sofrido uma crise;

Na física: é a capacidade da resistência de um material diante de um choque.

Na Psicologia: é a capacidade de assumir e ultrapassar um trauma;

Na Informática: é a capacidade de um sistema ou rede continuar em funcionamento em caso de pane.

• Com o passar dos anos, o termo fez seu caminho e foi adotado por inúmero estudiosos desejosos de mudar de ângulo de visão e focalizar as possibilidades do ser humano mais do que suas patologias e dificuldades...

• A resiliência é uma capacidade inata de todo ser humano, de aproveitar [absorver] — consciente ou inconscientemente — os recursos [apoios] do seu entorno familiar e social [outros seres humanos], para desenvolver suas capacidades de viver, crescer, dar e cuidar de outras pessoas e, quando necessário, sobreviver [às situações dramáticas] e, a partir delas, aprender e fortalecer-se.” 
Resiliência: Um olhar diferente sobre a tragédia humana. Carlos Arturo Molina-Loza.

• “As pessoas não podem saber se vão ou não ficar com raiva quando algo inesperado acontecer em suas vidas, mas podem sim definir quanto tempo vão querer ficar alimentando esse sentimento, assim como fazer para canalizar essa emoção com uma ação construtiva...Resiliência não é uma personalidade e sim uma habilidade de gerenciar um conjunto de características e/ou atitudes para lidar adequadamente com as situações consideradas adversas”.(Eduardo Carmello, autor do livro Supere! A Arte de Lidar com as Adversidades)

• “80% das pessoas diminuem a eficácia de suas competências quando passam por situações que interpretam como imprevisíveis, adversas, turbulentas ou ameaçadoras.

20% conseguem manter-se competentes em ambientes de pressão e utilizam suas características afetivas, comportamentais e cognitivas para enfrentar uma situação adversa com sucesso...O ser resiliente é aquele que decidiu interpretar a adversidade como uma circunstância e um aprendizado da vida e escolheu a inteligência e a esperança em vez da vitimização e do desespero.”Yeda Mazepa, psicóloga.

• “A ideia de resiliência pode ser comparada às modificações da forma de uma bexiga parcialmente inflada, se comprimida, adquirindo as formas mais diversas e retornando ao estado inicial, após pressões exercidas sobre a mesma. (Dr. Alberto D'Auria: 2005)

• Situações imprevistas e inesperadas proporcionam simultaneamente riscos e oportunidades.
• Pessoas resilientes conseguem "fazer do limão uma limonada",
• Indivíduos resilientes sonham alto, e os seus sonhos envolvem outras pessoas, que provavelmente se inspirarão com seus exemplos de humanidade e senso coletivo.”
(Rosley Sulek Buche Barros, psicopedagogia)

*Resiliência: Definição: (Professora Sandra Maia Farias Vasconcelos, Dr.).

Nenhum comentário: