Loira do bem ∞ : 06/12/15

sexta-feira, 12 de junho de 2015

ASSESSORIA DIGITAL: PROFISSÃO EM ALTA E IMPORTANTE PARA QUALQUER NEGÓCIO.


A comunicação mudou. Através de todas as plataformas e meios possíveis é hoje ponto forte dentro de qualquer empresa de sucesso. Um setor que, muitas vezes foi deixado em segundo plano, é hoje um dos mais importantes no negócio. Todo mundo quer e precisa estar em todos os lugares, aparecendo de todas as formas. Os jornalistas tiveram que acompanhar essas possibilidades e estabelecer planos de trabalho para essas arenas. Assim surgiu o termo ‘assessoria de comunicação’. Mais do que o arroz e feijão da assessoria de imprensa tradicional, a assessoria de comunicação se estende por todas as áreas de relacionamento e vai além dos releases, follow-up e sugestão de pautas. O serviço é mais do que o relacionamento com a imprensa. É construir a reputação da empresa, estar na mídia e fortalecer o nome da marca interna e externamente. A importante relação com a imprensa é só mais uma das ferramentas que o assessor de comunicação pode usar para atingir seu público-alvo e firmar algo positivo dos seus clientes. Os objetivos viajam pelo inconstante mundo digital. Você pode trabalhar com Fan Page, site, produção de conteúdo, exposição digital, comunicação interna e por aí vai… Assim enfatiza Silvana Carias Jornalista, Assessora de Imprensa e Co-Fundadora da Click Social Media.


De fato, com a consolidação da web 2.0 (plataformas e os meios possíveis de publicações e publicidade), o assessor de imprensa habitual migrou, tornando-se digital. Com a adesão a essa nova era, mudou-se a dinâmica, e não se fala mais só com jornalistas. A marca do cliente é levada aos blogueiros, influenciadores da web e até o consumidor, que hoje têm uma poderosa arma nas mãos: as redes sociais. Hoje, essa área não está limitada aos Jornalistas, mas Assessores de Comunicação, Relações Públicas, profissionais de Administração e  marketing no geral. E para esta comunicação não ter ruídos é preciso dominar os novos recursos tecnológicos e, sobretudo: entender de relacionamentos e estarem abertas as adaptações. Uma linguagem mais informal, além de ter domínio dos mais diferentes assuntos, e estratégias excelentes, para conquistar o leitor e aguçar seu interesse. O conteúdo é de extrema importância, produzir materiais que soma aos leitores, isso agrega autoridade e credibilidade à página, afinal, só é possível discorrer corretamente quando temos total domínio sobre um assunto.

Nos Estados Unidos, por exemplo, uma das profissões mais em alta, é Assistente Virtual   aqui chamamos de Secretária. Trata-se de um conceito novo de trabalho, surgido nos Estados Unidos no final dos anos 90, é bem comum à utilização do serviço, feito em home Office e vantagens para os dois lados: flexibilidade e economias. Para os empreendedores que não necessitam de uma secretária fixa e registrada. A profissional então, vai se encarregar dos serviços burocráticos e administrativos do seu dia a dia, etc. e tal. 


Assessoria Digital está correlacionada com trabalhar a imagem do produto, disseminar as novidades, como lançamentos e eventos, atualizações, feedbacks e interação com os consumidores, dar um UP( melhorar, aperfeiçoar, evidenciar). Muitos confundem esse tipo de assessoria, com lucros rentáveis, resultados imediatos ou responsabilizado pelo resultado final, principalmente se negativo. Não é da incumbência da Assessoria Digital. Pois, existem vários fatores externos que vão contribuir, para que, nem sempre se alcance o êxito total. cabe ao Assessor Digital, deixar em evidência e manter uma constância nesse trabalho, criando mecanismos, para influenciar positivamente a marca, e com maior fluidez no mercado, afim de aumentar o interesse.

Indiretamente, vai atrair mais consumidores, parcerias e interessados, fornecedores, agregados etc. e tal.Portanto, um trabalho de construção, perpetuação da marca, no mercado digital. Visando atrair , manter e fidelizar os  clientes,  a partir de uma forma mais dinâmica, leve e precisa. Seja um Assessor de imprensa, Digital ou Secretaria Virtual, a incumbência é organizar, distribuir e manter a imagem do produto em alta, deixar a
marca pronta para maior aceitação, visibilidade e credibilidade no Mercado, com conteúdo relevante.