terça-feira, outubro 29, 2013

“Tricks or Treats” (doces ou travessuras)?

  A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acendem fogueiras, como os celtas faziam e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).

      Imagem: Pixabay 

"A Data de 31 de outubro é mundialmente conhecida como "O dia das Bruxas ou Halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos. Mas de onde surgiu esse misterioso e sinistro costume?" 

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e o Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existem ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.

     A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia católico de observância em honra de santos, mas no século V d.C. na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro.

"A Data de 31 de outubro é mundialmente conhecida como ‘O dia das Bruxas ou Halloween’ que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos. Mas de onde surgiu esse misterioso e sinistro costume?"

O feriado era Samhain, o ano novo céltico, mas os estudiosos dizem que a palavra Halloween surgiu da seguinte forma: O nome seria uma versão encurtada de "All Hallows Even" (Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows Day). "Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia onde os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como Hallowe'en, e mais tarde simplesmente "Halloween".

    A festa de Halloween, na verdade, equivale ao "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados", sido absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, dando origem a festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween.

    No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país. Símbolos típicos do Halloween com seus misticismos e significados:

    A vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da energia negativa. Equivocadamente, pensam que ela servia para transporte das bruxas.
  




A abóbora simboliza a fertilidade e a sabedoria.



Gato Preto: símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo.


.
Para ler na íntegra, acesse site Além da Imaginação”