domingo, outubro 30, 2011

31/10 Halloween Doce ou Travessura ( Trick-or-treat) ???

A Data de 31 de Outubro é mundialmente conhecida como "O dia das Bruxas ou Halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos.

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma palavra contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.

Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.


Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).

Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.


A ORIGEM DA LANTERNA



A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês.
Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um dia 31 reza a lenda que o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede.
Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transformasse em uma moeda. O Diabo concorda.
Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.
Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda.
Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade.
Mas a mudança não dura muito tempo, não.

No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos.
Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça.
O diabo aceita e Jack o liberta da árvore. Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno.
O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada, e como castigo, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.

Os nabos na Irlanda eram usados como "lanterna do Jack " originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna).
Na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.
Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna).
Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar.Eu hem.. #medo# rsrsrs...
A abóbora: Simboliza a fertilidade e a sabedoria.A vela: .Indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

O Halloween pelo Mundo

A festa de Halloween, na verdade, equivale ao "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados", e foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, dando origem a festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acendem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).

No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas.
No México,O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.
Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.

Nesse país,a Tailândia existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.
Fontes: Internet -Google Diversas-
#blessed

Pitaco de Loira: A morte não é nada. - Iza, você permanece comigo

Setembro deveria ser o mês da primavera, da roda que gira, da semente e semeadura, dos frutos que a gente colhe, dos sonhos se transformando em realidade, de felicidade e de projetos idealizados sendo enfim, realizados.

Para mim foi o mês de turbilhão de emoções, de um dia para o outro tudo na vida, virou de cabeça para baixo. Pessoas que antes me paparicavam, enchiam-me de palavras de gratidão e demonstravam gratidão, num piscar de olhos, me viraram às costas, sem um mínimo de compaixão ou de reconhecimento, me deixando à deriva.

Adoeci, pois quando perdemos, somente coisas materiais, a gente se aperta, mas consegue de um modo ou de outro, enxergar uma luz no fim do túnel, mas quando te sangram a alma, pessoas das quais nutrimos tanto respeito e admiração (pela segunda vez),  isto acontece - é de tirar o prumo e perder o rumo e o desencanto permeia meu pensamento desde então.

E, como se não bastasse tudo isto, desde o dia 22 do mês que deveria ser o da primavera, do plantio e colheita, uma pessoa aparentemente saudável, como a Iza, cheia de vida, energia e sonhos, a vida vem e passa essa rasteira. É muito sinistro isto, fim de semana antes, estava dia 17, no show de Almir Sater, no Citibank Hall, ela até havia me dito, "se o artista cantar cavaleiro da Lua", rock blues- que gostamos, te ligo na hora(ela fã de Bono Vox  e eu a vida toda de Pink Floyd, vide Roger Waters) Raulzito, LZ- 
Me arrependo do que eu não fiz, até convite VIP, havia ganho, para estar neste show - por motivos de força maior, não fui- seria a chance de estar junto de minha amiga e guardar para sempre na memória, um momento feliz.

Mas, infelizmente a gente não tem a bendita bola de cristal, para saber que no dia seguinte, tudo vai se transformar em tragédia. O que me conforta, é que durante todos os dias, nos falamos, do hospital, eu não abandonei minha amiga, nem me importei que a vida aqui fora, corria ao contrário do que eu queria, se danem, os avarentos, egoístas, mesquinhos, inseguros, interesseiros de plantão. Um dia, a roda gira, quem está em cima desce, quem está embaixo, sobe, é a Lei do Universo -

Foram 30 dias de luta, sábado agora, foi aniversário do meu pai, se vivo estivesse, cheguei até pedir a ele, em oração, que conversasse com a hierarquia, os anjos e os mentores, (pois acho que Deus mesmo deve ficar num plano mais elevado espiritualmente), sobre ajudar na cura de minha amiga, para que ela saísse daquele estado de letargia, mas infelizmente não adiantou.

Domingo para segunda, tive diversos sonhos, flash, acordei assustada, e disse para eu mesma - Eu não vou abrir Internet hoje, de jeito nenhum - não estou preparada para fazer nada essa semana- e fui atrás de um significado para meu sonho- e ...infelizmente, era.. "notícia da morte de uma pessoa distante"-

Interrompi na hora e não li até o final, pois achei que isto era mau agouro - mas não deu outra - quando abri o facebook, lá estavam as pessoas, que a conheciam em comum - falando se eu já sabia do ocorrido- Primeira coisa me veio a música de Chico Buarque - 'Pai afasta de mim esse cálice Pai"...

Só acreditei mesmo quando eu liguei para os parentes e depois quando a própria mãe (2) dela, me ligou à tarde para me confortar sobre.

Incrível essa pessoa, ao invés de eu consolar, acabei sendo consolada, que egoísmo o meu- ela preparando tudo para o funeral, a missa, recebendo familiares, gente vinda de outros países ,estados e eu, sendo consolada e me dando serenidade de que a missão dela, estava cumprida na terra, e de que, estaria sofrendo bastante no leito hospitalar.

Uma das amigas, que esteve no show de BH, ultimo de Almir, ficou emocionada, ao ver o respeito e admiração que nutro por ela, que até indagou e eu respondi ..o Por quê? eu explico e sem Freud---Eu disse no sábado, enquanto ela ainda lutava, mesmo entubada, pela vida, a essa amiga:

 É porque a Iza, tem qualidades e virtudes que não se vêem mais nas pessoas de hoje em dia -sem querer generalizar, mas ela tem caráter, princípios e valores bem definidos. Ela tinha posicionamentos muitos definidos, e não se deixava influenciar pela opinião alheia, mas era convicta nas suas ações e atitudes.

Considerava o lar, um lugar sagrado e cúmplice e quem adentrasse, deveria honrar com o respeito e ética por tal merecimento, era justa e correta nas falas, honrava a sua palavra e não deixava uma amiga na mão, nem em palavras, nem na hora das atribulações e verdadeiramente vibrava com minhas conquistas, projetos e planos adquiridos. Meu velho pai sempre me dizia,"homem que é homem honra sua palavra e palavra dada, palavra empenhada"-
E,Iza, era uma pessoa assim: amiga, advogada, doce, ponderada, sensata, educada, gentil, inteligente,
E..Iza, era assim uma pessoa divertida, generosa, que tinha muitos sonhos, projetos, inclusive em casar, ter filhos, até enviei um Santo Antonio para ela, rs -reza a lenda que quando ganhamos é que dá sorte- não sei se isto é verdade, porque o meu nem de ponta cabeça resolveu -rs - até joguei fora - mas, toda a crença deve ter a sua recompensa, quem sabe a Lei da Atração, o pensamento firme e convicto,.....não sei se vale muito a pena, rezar, rezar e rezar...

Talvez seja apenas um desabafo, um momento dolorido, que estou hoje, talvez seja a chuva forte na vidraça, que molha de leve o quarto, o vento, a brisa, a tristeza, a impotência de não estar presente no adeus a minha amiga, talvez seja, a revolta que me assombrou de repente o coração..não sei ...não sei..só sei que minha alma está fragmentada, e eu preciso aos poucos, voltar a ter motivos para acreditar de novo, na vida, nas pessoas, o dom de sonhar, de ser otimista e crente nos homens de boa vontade, porque com certeza, tudo o que eu sei, hoje, é que estarei mais pobre espiritualmente e socialmente e isto não há status, dinheiro que possa pagar. -Dá raiva, talvez se ela não fosse tão gente boa, não seria requisitada agora, para o andar de cima ,de forma tão prematura...

Enfim tudo o que me resta é dedicar esse espaço, pelo amizade fraternal que nos unia,"Eu só posso agradecer por tudo, pelo exemplo de dignidade, princípios e valores que tinha, tão arraigados dentro de si, e dos quais me fizeram acreditar, em momentos tão nebulosos que passei, ao perder a fé nas pessoas, que existem de fato, as que são dignas de todo o respeito e consideração. As lágrimas que hoje derramo, a revolta que brota em meu coração, não tem fé que no momento vai amenizar, só o tempo vai poder estancar esse rombo que se abateu sobre mim e no meu coração. Obrigada por ter feito parte de minha vida, siga em Paz , até o dia que nos encontramos novamente. Para sempre minha amizade e estima verdadeira.

Fica aqui minha homenagem -eterna amizade e estima, sob o maior som do planeta...Roger Waters, ex Pink Floyd,

O por que?-Eu quero guardar para sempre na memória, o dedo de prosa, e sua risada e surpresa, onde, trocando figurinhas, dias antes, no domingo dia 18/09 , após vir contar sobre show de Almir Sater e às gargalhadas, de que não se conformava, por eu ter eleito um "terceira idade"- Waters (das quais te fazia rir quando estava até mesmo no hospital toda a vez que lembrava o episódio) sic- como um destes "homens" -um ser em extinção e raro que ainda permeiam o planeta Terra..e que encantam, não só pelo talento em si, mas pela postura, princípios e valores das quais não abrem mão de suas convicções e por nada que o façam desistir no meio do caminho"
Ano após ano
Correndo sobre este mesmo velho chão
O que encontramos?
Os mesmos velhos medos
Queria que você estivesse aqui ...
Wish You Were Here
A morte não é nada.
Apenas passei ao outro mundo.
Eu sou eu. Tu és tu.
O que fomos um para o outro ainda o somos.
Dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.
Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que o meu nome se pronuncie em casa
como sempre se pronunciou.
Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.
A vida continua significando o que significou:
continua sendo o que era.
O cordão de união não se quebrou.
Porque eu estaria for a de teus pensamentos,
apenas porque estou fora de tua vista ?
Não estou longe,
Somente estou do outro lado do caminho.
Já verás, tudo está bem.
Redescobrirás o meu coração,
e nele redescobrirás a ternura mais pura.
Seca tuas lágrimas e se me amas,
não chores mais.
SANTO AGOSTINHO
SIGA EM PAZ Izabel até que nos encontremos de novo que o Pai Celestial te guarde nas suas mãos!!!
Em homenagem a minha amiga Izabel Oliveira 15-12-1976 -24-10-2011)

Pré-venda de ingressos para show de Roger Waters em São Paulo começa nesta sexta


Ingressos para vendas do "maior espetáculo da terra,o show de Roger Waters começa a ser divulgado.

Ex-líder do Pink Floyd se apresenta em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo em 2012; pré-vendas começam no dia 28 de outubro

Foram divulgados nesta quarta-feira (26) os preços e datas de venda para os shows de Roger Waters no Brasil em 2012. Em Porto Alegre (25 de março, no Beira rio) as entradas custam entre R$ 180 e R$ 500. No Rio de Janeiro (29 de março, no Engenhão) o valor varia de R$ 180 a R$ 600. Já em São Paulo (dias 31 de março e 1º de abril) o preço vai de R$ 180 a R$ 900.


As vendas acontecem no site Tickets For Fun, nos pontos de venda e pelo telefone 4003 5588. Veja no final da matéria o serviço com todos os preços por cidade. Clientes dos cartões American Express e Bradesco terão direito a uma pré-venda exclusiva. Em Porto Alegre e no Rio, a pré-venda ocorre de 29 e 31 de outubro e as vendas para o público em geral abrem no dia 1º de novembro.
Para o primeiro show de são Paulo a pré-venda acontece entre 28 e 30 de outubro, com as vendas para o público geral no dia 31 de outubro. O segundo show de São Paulo é o último a abrir a pré-venda, entre os dias 1º e 3 de nnovembro, com a venda para o público geral a partir do dia 4 de novembro.
A turnê do álbum "The Wall" (lançado em 1979) começou no ano passado na América do Norte e em 2011 seguiu para a Europa, sempre com ingressos esgotados. Antes disso, o disco só havia sido tocado na íntegra logo depois do lançamento e em julho de 1990, para comemorar a queda do muro de Berlim.
Um dos discos mais bem-sucedidos da carreira do Pink Floyd, "The Wall" (um álbum duplo conceitual) vendeu 23 milhões de cópias. Pouco depois, foi adaptado para o filme "Pink Floyd The Wall" (82), dirigido pelo cineasta Alan Parker.
Com uma infra-estrutura que pesa, no total, 112 toneladas e precisa de 21 caminhões para ser transportada, a turnê usa alta tecnologia para reproduzir o som original do álbum, escrito e produzido por Waters. O espetáculo conta com telões, som quadrafônico, efeitos especiais, fogos de artifício, o porco voador, bonecos infláveis, o famoso avião batido e as imagens originais de Gerald Scarfe.
A última vez que Waters havia vindo ao continente foi em 2007, tocando outro álbum do Pink Floyd, "The Dark Side of the Moon".
SERVIÇO
Roger Waters em Porto Alegre
25 de março
Estádio Beira Rio (Av. Padre Cacique, 891)
Ingressos: R$ 180 (cadeira descoberta), R$ 240 (pista e anel inferior), R$ 280 (cadeira coberta) e R$ 500 (pista prime)
Venda: Tickets For Funpontos de venda e pelo telefone 4003 5588
Roger Waters no Rio de Janeiro
29 de março
Estádio Engenhão (Rua Arquias Cordeiro, s/nº)
Ingressos: R$ 180 (setor superior), R$ 250 (pista), R$ 300 (setor inferior) e R$ 600 (pista prime)
Venda: Tickets For Funpontos de venda e pelo telefone 4003 5588
Roger Waters em São Paulo
Dias 31 de março e 1º de abril
Estádio Morumbi (Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 1 )
Ingressos: R$ 180 (arquibancada laranja), R$ 200 (arquibancada vermelha, arquibancada azul), R$ 240 (arquibancada especial), R$ 300 (setor inferior), R$ 450 (setor superior, setor 4), R$ 500 (setor 3), R$ 550 (setor 2), R$ 650 (setor lateral, setor 1), R$ 750 (setor VIP), R$ 900 (setor prime)
Venda: Tickets For Funpontos de venda e pelo telefone 4003 5588
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/ingressos-para-shows-de-roger-waters-variam-entre-r-180-e-r-900/n1597325942510.html
Fonte: 
Ooooh Voce não pode me alcançar agora Não importa a forma de que voce tente !!!
Ooooh, you cannot reach me nowOoooh, no matter how you try ...