Loira do bem ∞ : 06/06/11

segunda-feira, junho 06, 2011

Almir Sater faz parte do guia do MS como "riqueza artística"

06/06/2011 15h44 - Atualizado em 06/06/2011 15h44

















Mato Grosso do Sul lança guia para divulgar atrativos turísticos.
Livro com 240 páginas é resultado de parceria entre governo e setor privado.
Equipe de produção ficou 35 dias coletando dados para a publicação e como não poderia ser diferente
o artista Almir Sater faz parte do guia ,sendo citado como uma das riquezas artísticas do MS.

O brasileiro está viajando mais pelo país, e de olho nessa nova realidade, Mato Grosso do Sul ganha um novo aliado. É um guia turístico resultante da parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada. A publicação com 240 páginas traz fotos, textos, dicas e roteiros para quem visita o Estado. Almir Sater e Luiza Brunet estão no guia como riquezas artísticas.


Foi preciso fazer uma atualização das dez regiões turísticas do Estado. Já estão catalogadas 54 microrregiões com potencial ou já prontas para receber o viajante. "A gente está trabalhando muito forte com Bonito, Serra da Bodoquena, Pantanal e Campo Grande, porque são os destinos prioritários, já estão consolidados nos mercados nacional e internacional. Então montamos as outras regiões para começar a divulgar. São regiões belíssimas mas que ainda precisam de infraestrutura para bem receber o turista", diz a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brum.
E se o turismo vai ganhando força de indústria, é preciso investimento. O governo do Estado sinaliza onde os empresários interessados no setor podem apostar. "A infraestrutura logística hoteleira é importante para dar suporte à quantidade de pessoas que queremos que venha nos conhecer", diz o governador André Puccinelli.

O apoio iniciativa privada foi importante para o pagamento dos custos do guia, como impressão, viagens e pesquisa. Mas também é uma forma que os governos encontram de garantir o comprometimento da iniciativa privada com a preservação ambiental. "Todos esses projetos recebem quesitos e avaliação, e uma pré-análise na parte ambiental. Nós queremos ser uma empresa que está sintonizada com a sustentabilidade", diz Cyro Boccuzzi, vice-presidente da concessionária de energia elétrica em Mato Grosso do Sul.

A equipe de produção do guia turístico de Mato Grosso do Sul percorreu quase 8 mil quilômetros. O trabalho teve à frente o jornalista Fábio Pellegrini, que já conhecia um pouco do Estado. "O que nos deixou impressionado é a hospitalidade do povo de Mato Grosso do Sul. Desde o gestor municipal até o guia turístico, operadores, o peão da comitiva, todo mundo muito solícito, sempre", diz o jornalista.

Os profissionais envolvidos na publicação passaram 35 dias coletando informações, fazendo registros fotográficos e levantando dados que vão ajudar o turista a viajar com tranquilidade por Mato Grosso do Sul.

link: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/06/mato-grosso-do-sul-lanca-guia-para-divulgar-atrativos-turisticos.html