segunda-feira, setembro 06, 2021

A Igreja do diabo - Machado de Assis

  No mês de falecimento do maior gênio da literatura brasileira, Machado de Assis, um conto atemporal, "A Igreja do diabo" simplificado, mas indispensável ao bom leitor e para reflexão. 

  Capa  (A igreja do diabo) 













“Nada menos de duas almas. 
Cada criatura humana traz duas almas  consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para entro... . Espantem-se à vontade, podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não admito réplica." - Machado de Assis em "O Espelho".

        Segue

 O Diabo cansado de ficar abaixo de Deus resolveu comunicá-lo que iria fundar sua própria igreja. Pelo livre-arbítrio Deus não o impediu.

Mal chega a terra e o diabo se declara o verdadeiro Senhor e que a partir daí todos os conceitos de virtudes, totalmente abolidos:

“Sim, sou o Diabo, repetia ele; não o Diabo das noites sulfúreas, dos contos soníferos, terror das crianças, mas o Diabo verdadeiro e único, o próprio gênio da natureza, a que se deu aquele nome para arredá-lo do coração dos homens. Vede-me gentil e airoso.  e eu vos darei tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo...”

 E assim entusiasticamente ele falava, a fim de atrair a atenção para congregar as multidões que aos poucos vieram para si. Após tê-las convencidas, falou qual seria a nova doutrina. As virtudes moralmente aceitas seriam substituídas por outras, as que eram legítimas.

Entre elas, “A soberba, a luxúria e a preguiça foram reabilitadas, e assim também a avareza, que declarou não ser mais do que a mãe da economia, com a diferença que a mãe era robusta, e a filha uma esgalgada. A ira tinha a melhor defesa na existência de Homero; sem o furor de Aquiles, não haveria a Ilíada: "Musa, canta a cólera de Aquiles, filho de Peleu..."
"O mesmo disse da gula, que produziu as melhores páginas de Rabelais, e muitos bons versos de Hissope; virtude tão superior, que ninguém se lembra das batalhas de Lúculo, mas das suas ceias; foi a gula que realmente o fez imortal. Mas, ainda pondo de lado essas razões de ordem literária ou histórica, para só mostrar o valor intrínseco daquela virtude, quem negaria que era muito melhor sentir na boca e no ventre os bons manjares, em grande cópia, do que os maus bocados, ou a saliva do jejum?
"Pela sua parte o Diabo prometia substituir a vinha do Senhor, expressão metafórica, pela vinha do Diabo, locução direta e verdadeira, pois não faltaria nunca aos seus com o fruto das mais belas cepas do mundo. Quanto à inveja, pregou friamente que era a virtude principal, origem de propriedades infinitas; virtude preciosa, que chegava a suprir todas as outras, e ao próprio talento".

"As turbas corriam atrás dele entusiasmadas. O Diabo incutia-lhes, a grandes golpes de eloqüência, toda a nova ordem de coisas, trocando a noção delas, fazendo amar as perversas e detestar as sãs. Porém, a demonstração  mais afrontosa foi a da venalidade. Segundo ele, “A venalidade, disse o Diabo, era o exercício de um direito superior a todos os direitos”.

“Se tu podes vender a tua casa, o teu boi, o teu sapato, o teu chapéu, coisas que são tuas por uma razão jurídica e
legal, mas que, em todo caso, estão fora de ti, como é que não podes vender a tua opinião, o teu voto, a tua palavra, a tua fé, coisas que são mais do que tuas, porque são a tua própria consciência, isto é, tu mesmo? Negá-lo é cair no absurdo e no contraditório”.
 

"Demonstrado assim o princípio, o Diabo não se demorou em expor as vantagens de ordem temporal ou pecuniária; depois, mostrou ainda que, à vista do preconceito social, conviria dissimular o exercício de um direito tão legítimo, o que era exercer ao mesmo tempo a venalidade e a hipocrisia, isto é, merecer duplicadamente".

"E descia, e subia, examinava tudo, retificava tudo. Está claro que combateu o perdão das injúrias e outras máximas de brandura e cordialidade. Não proibiu formalmente a calúnia gratuita, mas induziu a exercê-la mediante retribuição, ou pecuniária, ou de outra espécie; nos casos, porém, em que ela fosse uma expansão imperiosa da força imaginativa, e nada mais, proibia receber nenhum salário, pois equivalia a fazer pagar a transpiração".

"Todas as formas de respeito foram condenadas por ele, como elementos possíveis de um certo decoro social e pessoal; salva, todavia, a única exceção do interesse. Mas essa mesma exceção foi logo eliminada, pela consideração de que o interesse, convertendo o respeito em simples adulação, era este o sentimento aplicado e não aquele". 

 "A previsão do Diabo verificou-se.  A igreja fundara-se; a doutrina propagava-se; não havia uma região do globo que não a conhecesse, uma língua que não a traduzisse, uma raça que não a amasse. O Diabo alçou brados de triunfo".

"Um dia, porém, longos anos depois notou o Diabo que muitos dos seus fiéis, às escondidas, praticavam as antigas virtudes. Não as praticavam todas, nem integralmente, mas algumas, por partes, e, como digo, às ocultas. Certos glutões recolhiam-se a comer frugalmente três ou quatro vezes por ano, justamente em dias de preceito católico; muitos avaros davam esmolas, à noite, ou nas ruas mal povoadas; vários dilapidadores do erário restituíam-lhe pequenas quantias; os fraudulentos falavam, uma ou outra vez, com o coração nas mãos, mas com o mesmo rosto dissimulado, para fazer crer que estavam embaçando os outros".

"A descoberta assombrou o Diabo.  Meteu-se a conhecer mais diretamente o mal, e viu que lavrava muito. Alguns casos eram até incompreensíveis, como o de um droguista do Levante, que envenenara longamente uma geração inteira, e, com o produto das drogas, socorria os filhos das vítimas".

"Voou de novo ao céu, trêmulo de raiva, ansioso de conhecer a causa secreta de tão singular fenômeno. Deus ouviu-o com infinita complacência; não o interrompeu, não o repreendeu, não triunfou, sequer, daquela agonia satânica. Pôs os olhos nele, e disse-lhe:"

— Que queres tu, meu pobre Diabo? As capas de algodão têm agora franjas de seda, como as de veludo tiveram franjas de algodão. Que queres tu? É a eterna contradição humana.

 Machado de forma cômica fala sobre a ambiguidade do ser humano, de como a religião ao mesmo tempo em que vende a salvação também faz vista grossa para as práticas proibitivas.

Dicionário:

* venalidade: qualidade do que pode ser vendido. natureza ou qualidade do funcionário público que exige ou aceita vantagens pecuniárias indevidas no exercício de seu cargo

*turbas: multidão

*pecuniárias - relativas a dinheiro. pagamento de vantagens recebidas ou favorecimento delas.

*Lúculo - político e general da República Romana

Para ler esse conto na íntegra ou mais obras de Machado de Assis acesse o link do Domínio Público   à disposição do leitor.

Nenhum comentário: