segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Sociedade: Respeito e Honra


Muito ouvimos dizer, que “educação vem de berço”, mas na prática é bem diferente. A julgar pela quantidade de falta de respeito, agressões verbais e manipulações na Internet. E por incrível que pareça não vêm de jovens, os mais opressores, mas das pessoas maduras e muito delas, em torno da terceira idade, infelizmente. Parece que a Internet liberou tudo aquilo que essas pessoas por anos estavam entalados dentro delas, reprimidas e contidas. Virtudes como a cordialidade, o bom senso, a cortesia, empatia e o respeito passam longe, elas querem por querem, seu ego satisfeito. Respeito, Honra e Dignidade são coisas do passado.

E não se sentem envergonhados ou param para refletir, a ação de suas palavras e quando não conseguem atingir o alvo, a manipulação emocional ( de opressor para o oprimido), em segundos o vilão virou a vítima. O orgulho por não estar certo, ou por receber uma resposta assertiva, mas sem amaciar o ego ou a vaidade, é pecado mortal para algumas pessoas. Elas quase nunca aceitam uma negativa, ou limite para a insensatez. Como se todos tivessem obrigação de servir, adular e acatar suas ideias, por mais inusitadas que sejam. Acho que a canção de Cora Flora, uma cantora canadense abaixo, representa bem esses sentimentos: "Eu não estou aqui pra alimentar sua autoestima" e nós precisamos crescer emocionalmente, e acredito que tudo comece com a Cultura e a humildade. Nós não vamos mudar o conceito que os outros fazem de nós, se não mudarmos o conceito que fazemos de nós mesmos. Leandro Karnal, historiador e professor mais afamado da Internet em uma de suas dissertações nos atenta para uma importante reflexão “Só se ofende quem não se conhece”. Fato este que passei a tomar como verdade. Quem tem autoestima, amor próprio e autorrespeito, dificilmente parte para a ignorância e sedentos pela humilhação do outro, como prêmio pela insegurança ou misérias humanas.
O outro não pode ser o depósito do nosso lixo, dos nossos erros, fracassos, desconcertos e frustrações.
A partir do momento que eu me reconheço e com autoaceitação, perdoo a mim mesma pelos meus defeitos e deficiências, eu crio um novo mecanismo, em que as pessoas já não têm mais poder de me ferir e a frustração, a negativa faz parte de convívio social. Não podemos agir como crianças birrentas que não podem ser contrariadas o tempo todo, e que os demais condicionados a nos agradar, a adular, ou satisfazer todos nossas expectativas. Nem todas as pessoas vão nos amar, nem todas vão nos aceitar e nem todas vão nos valorizar, mas tem por obrigatoriedade seguir o código de honra, de nos respeitar.
É certo que não temos controle sobre pessoas, coisas e só estamos conectadas a elas.

 

 Geralmente as pessoas machucadas sentem necessidade de machucar outras. E isso também não é o caminho para a cura. Criamos um ciclo de negatividade e nos ferindo ainda mais.
Sejamos menos rústicos, a vida é muito breve para tanta arrogância, agonia e competitividade. Se for para competir, que seja na elegância, na assertividade e autocontrole. E se isso não tiver reciprocidade, simplesmente feche a porta e siga em frente sem raiva.
 Há tantas estradas, janelas esperando para ser abertas ou desbravadas.Não precisamos levar junto o lixo dos outros ou que criamos com nossa criancices.

Respect & Honour
Respeito e Honra.
Cora Flora – cantora canadense.
Eu sou uma velha alma num corpo jovem
Nós somos todos infinitamente iguais com únicos desafios e bênçãos
Eu respeito e honro meus sentimentos
Eu respeito e honro a mim mesmo
Eu acredito e apoio meus verdadeiros sentimentos
Eu respeito à voz da minha alma
Eu não estou aqui pra alimentar sua autoestima
Eu respeito e honro você, mas se você
não for reciproco eu vou embora.
Eu respeito e honro meus sentimentos
Eu respeito e honro a mim mesmo
Eu expresso e honro meus sentimentos
Eu espero respeito de volta
Eu estou aqui pra fazer brilhar a luz do meu amor
e ser minha verdadeira beleza azul e maravilhosa alma
E se minha luz mostrar suas sombras
Você pode resistir ou você pode crescer
E se sua luz me mostrar minhas sombras
Eu vou te honrar e crescer.
Julgamento, ciúmes, fofocas e depreciamento de energia
Nós só nos bloqueamos de ser o melhor que podemos ser
Nós estamos designados para harmonia
Eu estou aqui pra te respeitar e te honrar
Enquanto estou me respeitando e me honrando também. 
Blessed Be!