sexta-feira, agosto 08, 2014

Administração e Marketing: A importância de ser Líder

A melhor definição de um líder é aquela pessoa que dirige ou agrega um grupo. Ele tem a função de unir os elementos do grupo e a liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar cada integrante da sua equipe. Ser líder não é simplesmente dar ordens.

Exemplo a ser seguido
Um bom líder não é aquele que está à frente simplesmente para dar ordens ou cobrar os resultados. Ele é um exemplo a ser seguido, não é o que fala mais alto, mas é aquele que quando chega todos param para ouví-lo. Uma das qualidades de um líder é saber ouvir, analisar os problemas e tomar sua decisão baseada em fatos. Outra qualidade fundamental é participar, estar junto e aprender com seus erros.

Honestidade
Ninguém gosta de ser liderado por uma pessoa arrogante e desonesta, portanto, ser um bom líder é cultivar a honestidade consigo mesmo e ser humilde. Essas características passam credibilidade para o grupo. Neste caso, ser humilde não é ser bobo, é conhecer o seu potencial, mas também valorizar as qualidades daqueles que o rodeiam.
O bom líder, o bom empresário, o bom gerente, sabe que para alcançar os objetivos da sua empresa não consegue sozinho. Ele entende que para ter sucesso é necessário trabalhar em equipe e que cada pessoa envolvida no processo é fundamental, ninguém deve ser desprezado, pois fazem parte de um todo. No sucesso da equipe é que está o sucesso de um bom líder.
Criatividade
Um bom líder jamais fica ultrapassado. Ele deve atualizar-se constantemente, ter a mente e os olhos abertos para novas oportunidades. Deve ser criativo, com capacidade para tomar suas decisões e correr riscos. Tudo isso com base na razão, bom senso e na experiência adquirida. Além disso, tem que ser capaz de transmitir confiança aos seus liderados.
Relacionamentos
A base dos negócios é o relacionamento, quer seja com os colaboradores ou com os clientes. Valorizar a equipe de trabalho é um dos segredos para uma boa administração. Um clima organizacional agradável também depende de seu líder que deve manter a equipe motivada através de recompensas e também permitir que os membros participem das decisões da empresa, de forma a agregar ideias criativas para que o negócio seja mais eficiente e eficaz na busca do crescimento.
Persistência
Essa qualidade dever ser inerente a qualquer empreendedor, principalmente, a qualquer líder. No mundo dos negócios é preciso ser persistente e ter a capacidade de se levantar quantas vezes forem necessárias após uma queda. Um bom líder sabe que nem sempre o caminho será de flores, mas que se for persistente conseguirá obter sucesso no final da trajetória.
Persuasão
A arte de encantar as pessoas com ideias é uma das principais características de um bom líder. A história está repleta deles que utilizaram o dom da oratória para arrastar multidões. Nos negócios não pode ser diferente. Para engajar pessoas ao seu projeto é preciso ser persuasivo e colocar paixão naquilo que faz. As pessoas percebem quando é apenas empolgação de momento ou quando é o sonho de uma vida.
Problemas
Para ser um bom líder é fundamental ser equilibrado na hora de resolução dos problemas, pois eles nunca acontecem isoladamente, mas sim aparecem como uma tempestade. Nessa hora, o líder precisa usar suas habilidades para remover as barreiras e dar equilibro para a empresa.
Vivência
Algumas pessoas são líderes natos, mas outros se tornam bons líderes no decorrer de suas vidas com os bons hábitos que aprenderem no decorrer de sua trajetória profissional. A experiência de um líder é de grande valor no momento de tomar uma decisão importante ou de resolver um problema ou se antecipar e conseguir prever algumas variáveis negativas que possam ocorrer. A experiência é algo fundamental para o líder.
Feedback
Um bom líder saber falar, mas também deve saber ouvir. Ele não é o dono da verdade. Ele sabe ouvir as pessoas e entender o que elas querem. É preciso paciência para ouvir os liderados. A confiança entre líder e liderado é fundamental para que a empresa seja forte e eficiente, e, sem confiança, é impossível construir relacionamentos saudáveis dentro da empresa.
Aprendizado constante
Um líder deve ser rico em conhecimento e sabedoria naquilo que ele lidera. Deve conhecer profundamente a área, gostar de ler para enriquecer seus conhecimentos teóricos e práticos ao longo de sua carreira. É preciso enriquecer a experiência profissional com os erros e acertos que cometeu e também com outros exemplos de líderes que obtiveram sucesso ou fracasso.
Responsabilidade social
Um bom líder se preocupa com o meio ambiente e também com a responsabilidade social. Palavras como sustentabilidade e caridade fazem parte do planejamento de qualquer empresa que possui um bom líder. É a empresa dando retorno para o que recebe da sociedade.
A palavra é de ouro
Hoje os negócios não podem ser mais feitos no “fio do bigode” como se dizia muito antigamente. O que um empresário dizia já era válido e tinha que ser cumprido. Um bom líder deve cumprir sua palavra, independente de contratos estabelecidos. Ele assume seus compromissos e nunca volta atrás naquilo que se propôs a fazer.
Ser líder não é tarefa fácil. Exige compromisso e dedicação. Ser líder é extrair das pessoas o melhor de si em prol dos outros.
“Tiago Aguiar, é empreendedor e mentor de empresas. Autor do livro “Dê um Startup na sua Vida”  Fonte: http://www.tiagoaguiar.com.br

Nenhum comentário: