sexta-feira, agosto 08, 2014

A importância de ser Líder




Ser líder não é simplesmente dar ordens, mas a capacidade de 

mediar conflitos, motivar pessoas com ideias e sobretudo respeito ao grupo.







A melhor definição de um líder é aquela pessoa que dirige ou agrega um grupo. 

Ele tem a função de unir os elementos do grupo e a liderança está relacionada 

com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar cada integrante da 

sua equipe. Ser líder não é simplesmente dar ordens.


Exemplo a ser seguido

Um bom líder não é aquele que está à frente simplesmente para dar ordens
ou cobrar os resultados. 

Ele é um exemplo a ser seguido, não é o que fala mais alto, mas é aquele que quando chega todos param para ouví-lo. 

Uma das qualidades de um líder é saber ouvir, analisar os problemas e tomar sua decisão baseada em fatos. 

Outra qualidade fundamental é participar, estar junto e aprender com seus erros.


Honestidade

Ninguém gosta de ser liderado por uma pessoa arrogante e desonesta, portanto, 

ser um bom líder é cultivar a honestidade consigo mesmo e ser humilde. 

Essas características passam credibilidade para o grupo.

Neste caso, ser humilde não é ser bobo, é conhecer o seu potencial,

mas também valorizar as qualidades daqueles que o rodeiam.

O bom líder, o bom empresário, o bom gerente, sabe que para alcançar

os objetivos da sua empresa não consegue sozinho. Ele entende que para ter

sucesso é necessário trabalhar em equipe e que cada pessoa envolvida

no processo é fundamental, ninguém deve ser desprezado, pois fazem parte

de um todo. No sucesso da equipe é que está o sucesso de um bom líder.


Criatividade

Um bom líder jamais fica ultrapassado. Ele deve atualizar-se constantemente,

ter a mente e os olhos abertos para novas oportunidades. Deve ser criativo,

com capacidade para tomar suas decisões e correr riscos. Tudo isso com base

na razão, bom senso e na experiência adquirida. Além disso, tem que ser capaz

de transmitir confiança aos seus liderados.


Relacionamentos

A base dos negócios é o relacionamento, quer seja com os colaboradores

ou com os clientes. Valorizar a equipe de trabalho é um dos segredos para uma

boa administração. Um clima organizacional agradável também depende de seu

líder que deve manter a equipe motivada através de recompensas e também

permitir que os membros participem das decisões da empresa, de forma a agregar

ideias criativas para que o negócio seja mais eficiente e eficaz na busca

do crescimento.


Persistência

Essa qualidade dever ser inerente a qualquer empreendedor, principalmente,

a qualquer líder. No mundo dos negócios é preciso ser persistente e ter a 

capacidade de se levantar quantas vezes forem necessárias após uma queda. 

Um bom líder sabe que nem sempre o caminho será de flores, mas que se for 

persistente conseguirá obter sucesso no final da trajetória.


Persuasão

A arte de encantar as pessoas com ideias é uma das principais características

de um bom líder. A história está repleta deles que utilizaram o dom da

oratória para arrastar multidões. Nos negócios não pode ser diferente. Para 

engajar pessoas ao seu projeto é preciso ser persuasivo e colocar paixão naquilo 

que faz. As pessoas percebem quando é apenas empolgação de momento ou 

quando é o sonho de uma vida.


Problemas

Para ser um bom líder é fundamental ser equilibrado

na hora de resolução dos problemas, pois eles nunca acontecem

isoladamente, mas sim aparecem como

uma tempestade. Nessa hora, o líder precisa usar suas habilidades

para remover as barreiras e dar equilibro para a empresa.


Vivência

Algumas pessoas são líderes natos, mas outros se tornam

bons líderes no decorrer de suas vidas com os bons hábitos que

aprenderem no decorrer de sua trajetória profissional. A experiência de

um líder é de grande valor no momento de tomar uma decisão

importante ou de resolver um problema ou se antecipar e

conseguir prever algumas variáveis negativas que possam ocorrer.

A experiência é algo fundamental para o líder.


Feedback

Um bom líder saber falar, mas também deve saber ouvir.

Ele não é o dono da verdade. Ele sabe ouvir as pessoas e entender

o que elas querem. É preciso paciência para ouvir os liderados.

A confiança entre líder e liderado é fundamental para que a empresa

seja forte e eficiente, e, sem confiança, é impossível construir

relacionamentos saudáveis dentro da empresa.


Aprendizado constante

Um líder deve ser rico em conhecimento e sabedoria naquilo que ele lidera. 

Deve conhecer profundamente a área, gostar de ler para enriquecer seus 

conhecimentos teóricos e práticos ao longo de sua carreira. 

É preciso enriquecer a experiência profissional com os erros e acertos 

que cometeu e também com outros exemplos de líderes que obtiveram

sucesso ou fracasso.


Responsabilidade social

Um bom líder se preocupa com o meio ambiente

e também com a responsabilidade social. Palavras como sustentabilidade

e caridade fazem parte do planejamento de qualquer empresa que

possui um bom líder. É a empresa dando retorno para o que recebe
da sociedade.


A palavra é de ouro

Hoje os negócios não podem ser mais feitos no “fio do bigode”

como se dizia muito antigamente. 

O que um empresário dizia já era válido e tinha que ser cumprido. 

Um bom líder deve cumprir sua palavra, independente de contratos estabelecidos. 

Ele assume seus compromissos e nunca volta atrás naquilo que se propôs a fazer.

Ser líder não é tarefa fácil. Exige compromisso e dedicação.

Ser líder é extrair das pessoas o melhor de si em prol dos outros.


Tiago Aguiar é empreendedor e mentor de empresas.
Autor do livro “Dê um Startup na sua Vida”
Fonte: http://www.tiagoaguiar.com.br

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