terça-feira, fevereiro 19, 2013

Comportamento: Pais educam, professores ensinam. não mesmo !!!


Pais educam, professores ensinam. Se você concorda, compartilhe! :) assim está no facebook mas Hum.. eu vou pitacar.. e ...discordar.... não é tão simples assim..Eu não acredito que ..."educação se aprende em casa, e que cabe à escola apenas ensinar conteúdos" - acho que esse é um "paradigma" e de forma equivocada, que precisa ser mudado. Por que? eu explico e sem Freud. sim, é papel da família, com absoluta certeza, orientar as crianças para que saibam as regras básicas de convivência social. Porém, essa tarefa, não pode ser atribuída somente aos pais. A escola é responsável por ensinar regras coletivas, que sejam valorizadas pela cultura na sociedade da qual nem sempre são seguidas ou admitidas no seio familiar.






É de suma importância para os aprendizes, estudantes, terem outras pessoas, como referência, além de sua família. E o professor, é um deles, que pode, sim, através de seu conhecimento e sabedoria, causar uma transformação na identidade social do aluno.

Vale lembrar, também que muitos pais, não têm ou não tiveram oportunidade de receber no passado, enquanto criança, essas regras básicas de educação para seu filho no agora. Acredito que a escola tem o efeito transformador, se aguçar, instigar e fazer com que desperte em cada um, a vontade de querer viver em sociedade de forma impactante.

A escola, deve ser uma entidade de credibilidade e que passe confiabilidade ao aluno, para que ele possa discernir até sobre quais caminhos no futuro pretende tomar. um parâmetro e que deve ter como missão, o papel de além educar, aguçar e estimular SIM, os alunos, promover e expandir o campo de visão do aprendiz.
Finalizando, educação nem sempre vem de berço. eu mesma, aprendi muito com meus mestres, professores e foram eles, que me deram asas para voar, acreditar no meu potencial e sobretudo a mudar muitas regras sociais, que até então, eu achava que era as melhores porque aprendi em casa...

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original." — by Albert Einstein.